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sábado, dezembro 6, 2025

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Jair Bolsonaro é condenado em ação movida por Patricia Campos Mello

Patricia Campos Mello
Patricia Campos Mello

A repórter especial da Folha de S.Paulo Patricia Campos Mello venceu em primeira instância uma ação movida contra Jair Bolsonaro por ofensas proferidas pelo presidente em fevereiro do ano passado.

A decisão proferida pela juíza Inah de Lemos e Silva Machado, da 19ª Vara Civil de São Paulo, diz respeito a comentários com conotação sexual ditos por Bolsonaro após depoimento de uma das testemunhas da CPMI das Fake News.

Em sabatina no Congresso, realizada em 11 de fevereiro do ano passado, Hans River do Rio Nascimento, ex-funcionário da Yacows, uma das empresas que teria feito os disparos à favor da campanha de Bolsonaro, afirmou sem apresentar provas que Patricia havia oferecido sexo em troca de informações para a reportagem.

Ao comentar o caso, o presidente disse: “Ela queria um furo. Ela queria dar o furo a qualquer preço contra mim”.

No Jornalismo, o jargão “dar um furo” significa publicar uma informação que ninguém publicou ainda. Ao usar a expressão, Bolsonaro enfatizou o duplo sentido da palavra quando se referiu à jornalista. Apoiadores ao seu lado deram risada.

A indenização foi fixada em R$ 20 mil, além das custas e despesas processuais e honorários advocatícios fixados em 10% do valor da condenação. Na sentença, a magistrada entendeu que as acusações feitas por Bolsonaro tinham o propósito de ofender a reputação de Patricia Campos Mello.

Cabe recurso contra a condenação.

Zoom abre inscrições para cursos online de comunicação

A Zoom Comunicação lança cursos online com foco em objetivos digitais ou relacionados à imprensa. O conteúdo é prático, sendo apresentado por especialistas nas mais diversas áreas da comunicação para estudantes, empreendedores e comunicadores em geral, que querem aprofundar seus conhecimentos e incrementar o currículo na busca por estágios, recém-formados e quem quer se atualizar.

“O mercado de trabalho exige um comunicólogo com competências, diferentes habilidades e que se posicione como um profissional multiplataforma”, diz Admilson Resende, diretor da Zoom e professor nos cursos: “O profissional de comunicação, quer seja jornalista, RP,  publicitário ou designer, deve apresentar conhecimento em diferentes áreas e transitar por elas, aproveitando  suas habilidades em diversos setores. O conteúdo dos cursos é focado no mercado com uma visão prática e diferenciada”.

São turmas de redes sociais, assessoria de imprensa, comunicação para vereadores, podcast na prática, locução de rádio e língua portuguesa. Inscrições pelo site www.zoomcomunicacao.com.br.

Congresso americano aponta tendências na regulamentação das plataformas

Audiência pública do Congresso americano com CEOs das Big Techs aponta tendências na regulamentação das plataformas
Audiência pública do Congresso americano com CEOs das Big Techs aponta tendências na regulamentação das plataformas

O Congresso americano realizou na quinta-feira (25/3) sessão com os CEOs das principais plataformas digitais globais: Jack Dorsey (Twitter), Mark Zuckerberg (Facebook) e Sundar Pichai (Google). Em seis horas, os executivos foram questionados sobre a influência de suas empresas na proliferação de discurso de ódio e desinformação.

Embora sem desdobramentos práticos imediatos, a audiência sinaliza para onde os ventos da regulamentação das redes podem soprar. No que se refere às últimas eleições americanas, Dorsey chegou a admitir alguma responsabilidade sobre os eventos do Capitólio em janeiro, enquanto Zuckerberg e Pichai optaram por não responder.

Leia mais sobre o que disseram os executivos e os pontos principais levantados pelos congressistas em MediaTalks by J&Cia.

Divulgados os finalistas dos +Admirados da Imprensa Automotiva

Logo +Admirados

Depois de um primeiro turno com recorde de participantes, e mais de 200 publicações e 300 jornalistas indicados, foram definidos nesta quinta-feira (25/3) os finalistas dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2021.

Eles concorrerão na fase final, que terá início nesta quinta-feira (25/3), pela preferência dos eleitores. Assim como nas edições anteriores, nesta etapa os votantes indicarão do 1º ao 5º colocados suas preferências por categoria. São elas: Jornalistas, Colunista, Influenciador Digital, Áudio (Rádio), Áudio (Podcast), Caderno ou jornal automotivo, Revista, Vídeo (Canais de tevê), Vídeo (Canais web) e Site/Blog.

Para cada voto será atribuída uma pontuação, que definirá os Top 25 +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva e os vencedores nas demais categorias. Cada voto em 1º lugar renderá ao indicado 100 pontos, enquanto as demais posições somam, respectivamente 80 (2º), 65 (3º), 55 (4º) e 50 pontos (5º colocado).

A votação estará disponível até 12/4 em pesquisa.portaldosjornalistas.com.br.

Especial pandemia – Além dos prêmios definidos pela preferência do público, a edição deste ano dos +Admirados da Imprensa Automotiva reconhecerá uma ação especial produzida pela imprensa automotiva para minimizar os impactos da pandemia no setor.

Apoio – A terceira edição dos +Admirados da Imprensa Automotiva conta com os apoios de Bosch, General Motors, Honda, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen. Empresas interessadas em obter mais informações sobre o prêmio podem entrar em contato com Vinicius Ribeiro pelos 11-992-446-655 e [email protected].

 

Confira a relação dos finalistas:


Jornalistas

  • Alzira Rodrigues
  • André Barros
  • Antônio Meira Jr.
  • Arthur Caldeira
  • Bob Sharp
  • Boris Feldman
  • Camila Torres
  • Carlos Eduardo da Silva
  • Cezar Bresolin
  • Claudia Carsughi
  • Claudio Carsughi
  • Cleide Silva
  • Daniel Messeder
  • Diego Ortiz
  • Eduardo Laguna
  • Eduardo Seger
  • Eduardo Sodré
  • Emilio Camanzi
  • Fabiano Mazzeo
  • Fábio Perrotta Jr.
  • Fabio Trindade
  • Felipe Boutros
  • Fernando Calmon
  • Fernando Miragaya
  • Fernando Siqueira
  • Giovanna Riato
  • Giu Brandão
  • Guido Orlando Jr.
  • Henrique Rodriguez
  • Jason Vogel
  • Joel Leite
  • Jorge Moraes
  • José Antônio Leme
  • Juliano Barata
  • Leonardo Felix
  • Leonardo Fortunatti
  • Luiz Humberto Monteiro
  • Marcos Rozen
  • Marcus Alves Celestino
  • Marcus Lauria
  • Mario Salgado
  • Marli Olmos
  • Marlos Ney Vidal
  • Michelle Ferreira
  • Norton Ferreira
  • Paulo Campo Grande
  • Paulo Cruz
  • Pedro Kutney
  • Rafaela Borges
  • Raimundo Couto
  • Renan Bandeira
  • Rodrigo Ribeiro
  • Sergio Dias
  • Sergio Quintanilha
  • Silvio Menezes
  • Tarcisio Dias
  • Tião Oliveira
  • Vicente Alessi, filho
  • Vitor Matsubara
  • Zeca Chaves

 

Colunistas

  • Bob Sharp
  • Boris Feldman
  • Charles Marzanasco
  • Fernando Calmon
  • Fernando Miragaya
  • João Mendes
  • Jorge Moraes
  • José Carlos Secco
  • Tarcisio Dias
  • Zeca Chaves

 

Influenciadores Digitais

  • Carlos Cereijo
  • Eduardo Bernasconi
  • Fabiano Mazzeo
  • Giu Brandão
  • João Anacleto
  • Jorge Moraes
  • Karina Simões
  • Leandro Alvares
  • Renato Maia
  • Tarcisio Dias

 

Áudio (Podcast)

  • Autorama (Fernando Miragaya)
  • Carros Conectados (Guido Orlando Jr.)
  • Motor1 Podcast
  • Motorsport.com
  • Muito Além de Rodas e Motores (Luis Carlos Secco)

 

Áudio (Rádio)

  • AutoInforme (Joel Leite)
  • AutoPapo (Boris Feldman)
  • CBN Automotores (Jorge Moraes)
  • Máquinas na Pan (Alex Ruffo)
  • Programa do Automóvel (Ricardo Vasconcelos)

 

Caderno/Jornal

  • Autos (Correio/BA)
  • Carro Etc. (O Globo)
  • Jornal do Carro (Estadão)
  • Vrum (Correio Braziliense)
  • WSN News

 

Revista

  • AutoData
  • Autoesporte
  • Motor Show
  • Quatro Rodas
  • Roda Rio
  • Transporte Mundial

 

Site/Blog

  • Alpha Autos
  • Autos Segredos
  • BlogAuto
  • CarPoint News
  • Mecânica Online
  • Mobiauto
  • Motor1
  • Portal Carsughi
  • Quatro Rodas
  • ShopCar News
  • UOL Carros

 

Vídeo (Canal)

  • A Roda
  • BlogAuto
  • Canal Carsughi
  • Carros com Camanzi
  • De Carona com Leandro
  • Mecânica Online

 

Vídeo (TV)

  • Acelerados
  • Auto Esporte
  • Auto News MS
  • Band Motores RS
  • Vrum Brasília

Demissões no jornal Hoje em Dia

Demissões no jornal Hoje em Dia

Jornalistas são demitidos após não aceitarem corte de salários e mudança de horas de trabalho, sem as vias legais de negociação

O Jornal Hoje em Dia comunicou a demissão de 21 funcionários, após meses de tentativas de negociação de salários. Às vésperas do Natal, jornalistas receberam a informação de que seus salários seriam reduzidos à metade e essa condição foi imposta. Porém, diversos deles foram contra a decisão e buscaram negociações até que, no início de março, foi divulgado o comunicado de que estavam demitidos os jornalistas que tiveram seus salários reduzidos e suas condições de trabalho modificadas à margem da legislação trabalhista e não aceitaram essa condição. Além disso, os dirigentes do jornal Hoje em Dia disseram que os funcionários que quisessem aceitar as imposições poderiam se manifestar para uma possível não demissão.

De acordo com um desses jornalistas, que decidiu ter seu nome preservado por medo de represálias por parte da direção do jornal − mesmo porque ainda não recebeu o que lhe é devido −, o Hoje em Dia passava por problemas de má gestão administrativa, em decorrência da presidência de Ruy Muniz, que segundo o ex-funcionário, é amador nesse quesito, uma vez que exige que as matérias e pautas sejam voltadas para o seu benefício e de suas empresas. Ele ressalta que o trabalho feito não era jornalístico: não era possível realizar algumas pautas de cunho investigativo, notícias e furos importantes não podiam ser cobertos em detrimento de publicidades para Ruy Muniz. Em resumo, dispara: “Deixamos de fazer jornalismo para fazer publicidade para Ruy Muniz e seus grupos empresariais. Além disso, as questões trabalhistas fazem com que as pessoas não tenham o mesmo empenho que deveriam ter”.

Outro afirma que “desde aquela decisão no fim do ano penso em sair, mas o mercado está muito difícil. Não tem vaga mesmo, excesso de jornalistas para poucas vagas. Pela minha experiência, já teria conseguido me colocar no mercado, tenho promessa de amigos que falam que assim que pintar uma vaga, vão me colocar. O mercado está ruim e complicado nesse momento. É essa fase que nossa profissão está vivendo”. Um terceiro acrescenta que “é difícil a recolocação, pois o jornalismo em Minas está restrito. As perspectivas de quem já estava no mercado e com um bom salário é muito difícil, porque, atualmente, pagam mal. Acredito que irei migrar pra outra área, e não só eu”.

Apesar de o mercado de trabalho não estar favorável, principalmente pela crise generalizada decorrente da pandemia com a Covid-19, as expectativas de Alessandra Mello, presidente do Sindicato dos Jornalistas, são boas em relação aos trabalhadores que sofreram com questões trabalhistas no Hoje em Dia. Ela afirma que ninguém ali está preso num determinado nicho, mesmo porque não existe isso mais, os meios de comunicação exigem profissionais multiplataforma: “Ademais, como a equipe das redações é muito reduzida, as pessoas fazem tudo ao mesmo tempo. Todos têm competência de fazer todo o trabalho, são profissionais preparados para estar em qualquer ambiente de trabalho”. Alessandra destacou que espera que a justiça seja feita e eles encontrem o caminho em uma empresa que respeite seus direitos e entenda a importância do jornalista para a sociedade.

ONG quer impedir criptografia em redes sociais para coibir abuso infantil

ONG britânica quer impedir adoção da criptografia no Instagram e no Messenger para coibir abuso infantil online
ONG britânica quer impedir adoção da criptografia no Instagram e no Messenger para coibir abuso infantil online

As plataformas do Facebook concentram metade dos casos de abuso infantil online no Reino Unido, mostra pesquisa da ONG britânica Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra Crianças (NSPCC). Principal entidade de defesa dos direitos da criança no país, ela lançou campanha contra o abuso online e não quer que a criptografia no Facebook Messenger e Instagram seja implantada, por entender que vai piorar a situação.

Até 2014, era permitido a um adulto enviar mensagens sexuais para crianças no Reino Unido. Foi uma campanha da NSPCC que tornou isso crime. Leia mais em MediaTalks by J&Cia.

Covering Climate Now recomenda pautas para matérias sobre impactos do clima no cotidiano das pessoas

Covering Climate Now recomenda pautas para matérias sobre impactos do clima no cotidiano das pessoas
Covering Climate Now recomenda pautas para matérias sobre impactos do clima no cotidiano das pessoas

O Covering Climate Now, rede de veículos comprometidos com a aprimoração da cobertura climática – o MediaTalks integra a iniciativa – reuniu dicas de pautas para matérias que abordem as mudanças climáticas sob um ponto de vista mais “humanizado”, mostrando os impactos do clima na vida real.

As sugestões incluem pautas sobre saúde, consumo, política, migração, cultura, ativismo, habitação e alimentação. Leia as recomendações e as dicas de pauta em MediaTalks by J&Cia.

Folha de S.Paulo fecha parceria para transformar reportagens em filmes

A Folha de S.Paulo fechou contrato com a produtora de conteúdo cultural RT Features, de Rodrigo Teixeira, para levar suas reportagens às telas de cinema. Pelo acordo, a produtora poderá comprar os direitos para filmagem de reportagens publicadas ou que ainda estejam em andamento.

O contrato tem duração inicial de três anos, podendo ser renovado. No decorrer desse período, o jornal terá que disponibilizar um relatório contendo reportagens e outros materiais que estão sendo desenvolvidos, e que tenham potencial para se tornarem filmes. A RT, por sua vez, poderá comprar os direitos ou ofertar para produtoras estrangeiras.

“Muito do que é publicado nas plataformas da Folha todos os dias renderia um livro, um filme, uma série”, destaca Sérgio Dávila, diretor de Redação. “E, agora, com essa parceria, pode render mesmo”. Essa é a primeira vez que a produtora fecha um contrato nesse modelo com uma empresa de jornalismo.

Rodrigo Teixeira foi produtor, entre outros, de Me chame pelo seu nome, filme com direção de Luca Guadagnino, que ganhou um Oscar de melhor roteiro adaptado. Para ele, a parceria com a Folha toca em um lado muito especial, pois foi após ler uma coluna de Juca Kfouri que ele decidiu abordar o futebol em um dos seus primeiros filmes, O casamento de Romeu e Julieta, em 2005.

Mega Brasil 2021: Inovações e ousadia recebem o reconhecimento do mercado

* Conteúdo publicitário

Ao planejar suas ações para o ano de 2021, a Mega Brasil apresentou ao mercado e aos executivos de comunicação corporativa do País uma cesta de projetos, combinando tradicionais e novas iniciativas, em que a tônica são os formatos desenvolvidos a partir das transformações provocadas pela pandemia da Covid-19. 

Com isso, a Mega Brasil conquistou até o presente momento a adesão de 58 organizações aos seus vários projetos, entre eles o consagrado Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que terá a sua 24ª edição realizada em agosto, novamente online, gratuita e em um formato horizontal, com sessões de duas horas que se sucederão ao longo de duas a três semanas; a 12ª edição do Anuário da Comunicação Corporativa, com lançamento em formato digital no dia 30 de abril pelo canal da TV Mega Brasil Online no Youtube; e o Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e o Mega Brasil Benchmarking, ambos também em formato online e gratuitos, para permitir uma audiência quatro a cinco vezes maiores do que os eventos presenciais.

A eles se somam os Especiais Multiplataforma do Jornal da Comunicação Corporativa, com conteúdo veiculado simultaneamente em plataformas de texto e imagem, e pelos canais da Mega Brasil, de áudio e vídeo, respectivamente no Youtube e no Spotify. Os Especiais serão oferecidos em três momentos: em abril, o especial O Ano da Pandemia fará um balanço do primeiro ano da Covid-19 no Brasil sob a ótica da comunicação corporativa; em outubro, a Edição Especial do JCC que vai celebrar o Dia da Comunicação Empresarial contará A História da Comunicação Empresarial no Brasil; e em dezembro, no Especial de Natal, os colegas da comunicação corporativa do País serão convidados a mostrar suas habilidades artísticas em áreas como música, gastronomia, teatro, entre outras, numa jornada de alegria, descontração, esperança e boas vibrações voltadas à chegada do novo ano.

“As iniciativas da Mega Brasil”, diz Marco Rossi, sócio-diretor da empresa, “têm três objetivos principais: contribuir com projetos de excelência para o desenvolvimento da atividade e dos profissionais que nela atuam; colocar na vitrine, em primeiro plano, as marcas que investem em comunicação corporativa; e reforçar o perfil de liderança dos executivos à frente dessas organizações, principais responsáveis pelo engrandecimento dessa atividade que tem sido decisiva para a sociedade, particularmente nesse doloroso ciclo da pandemia da Covid-19”.

Apresentados ao mercado, os projetos Mega receberam até o presente momento o apoio de 16 grandes marcas – 99, Dow, Gerdau, GM, Intel, Itaú, JBS, Klabin, Localiza, McDonald’s, Sabesp, Sanofi, Stelantis, Telefônica | Vivo, Tim e Yara – e de 42 agências de comunicação: 2PRÓ, Advice, ADS, AliáRP, Blue Chip, BCW, Central Press, C+M Comunicação, Convergência, Dezoito, DFreire, eComunica, Fato Relavante, G&A Comunicação Corporativa, Grupo CDI, Grupo Ideal, Grupo In Press, Grupo Printer, Imagem Corporativa, Ink Comunicação, JeffreyGroup, Kubix, Latam Intersect PRLLYC, Mapa 360, Martha Becker, MSL, NA Comunicação, Oboé Comunicação, Página 1, P3K, Press à Porter, Prefácio Comunicação, Preview News, Race Comunicação, RP Consult, RPMA, Savannah, Temple Comunicação, Trama Comunicação, Texto Assessoria e XCom.

Outras informações com Célia Radzvilaviez, pelo e-mail [email protected].

Campanha arrecada fundos para Lilo Clareto, internado com Covid-19

Lilo Clareto
Lilo Clareto

Diversos profissionais estão engajados em uma campanha de arrecadação para o fotógrafo Maurilo Clareto, o Lilo Clareto, internado e intubado por causa da Covid-19. Ele chegou a ser internado em Altamira, no Pará, onde mora com a família, e na madrugada de 22/3 foi transferido para o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. 

Os fundos são destinados a pagar gastos com médicos, remédios, transporte e hospital. Lilo foi por 11 anos repórter fotográfico de O Estado de S. Paulo e por sete anos trabalhou na revista Época.

Eliane Brum, que diariamente traz atualizações sobre a condição de Lilo, destacou em um post que o movimento não só está ajudando o fotógrafo, mas também faz as pessoas pensarem “na situação precarizada dos jornalistas e repórteres fotográficos, trabalhando sem nenhuma proteção e amparo, sem direitos trabalhistas, na maioria das vezes com remuneração indigna. E ainda na necessidade de lutarmos, também como jornalistas, pelo SUS, tão fragilizado nos últimos governos, desde o início sem investimento adequado e, mesmo assim, ainda salvando os brasileiros nessa pandemia”. 

Quem quiser contribuir pode visitar a Galeria Solidária no Instagram (@galeriasolidariadefotografia) e comprar fotos do Lilo, ou entrar no site Vakinha e fazer uma doação. 

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