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terça-feira, julho 15, 2025

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Jornalismo profissional de qualidade reduz influência de fake news, indica pesquisa

Cientistas políticos das universidades da Carolina do Norte (EUA), UFMG e UFPE, em parceria com a Folha de S. Paulo e a consultoria Quaest, lançaram uma pesquisa sobre como o jornalismo profissional afeta a propagação de notícias falsas. O estudo indicou que o trabalho de qualidade da imprensa reduz consideravelmente a chance de uma pessoa acreditar em fake news.

O estudo foi feito entre novembro e dezembro, e envolveu dois grupos de 500 participantes cada. Ambos foram convidados a ler notícias consideradas enganosas por agências de checagem. Mas um dos grupos recebeu uma assinatura da Folha, enquanto o outro não teve acesso a notícias de empresas jornalísticas. Entre os que receberam as notícias, cerca de 46% acreditaram em ao menos uma fake news. Já no grupo que não teve acesso a informações confiáveis, esse índice subiu para 65% dos entrevistados.

Em uma segunda entrevista, cerca de 20 dias depois, o índice de crença em fake news entre os participantes do grupo que recebeu as notícias da Folha caiu significativamente, enquanto que entre as pessoas que não tiveram acesso a notícias esse número aumentou.

Leia em MediaTalks os resultados de uma pesquisa internacional que utilizou o recurso de privar pessoas de notícias para mostrar a importância do jornalismo de qualidade.

Disney encerra programas do Fox Sports; canal será destinado a eventos

A Disney anunciou uma completa reformulação na grade do Fox Sports, que deixará de exibir programas jornalísticos ao vivo e será destinado exclusivamente a eventos esportivos. Os programas Fox Sports Rádio, Debate Final, Expediente Futebol e Tarde Redonda juntam-se a outros que já saíram do ar. A decisão foi tomada para reduzir custos operacionais.

Segundo apurou o UOL Esporte, a ESPN concentrará todo o Jornalismo do Grupo Disney, incluindo profissionais que estavam no Fox Sports, com programas ao vivo, pré e pós-jogos, e exibição de eventos esportivos. O Fox apenas exibirá as atrações ao vivo.

TNT Sports no lugar do Esporte Interativo

A Warner anunciou em 8/1 que vai substituir a marca Esporte Interativo no Brasil por TNT Sports, que já opera em outros países do continente, como Argentina e Chile. A nova marca chega junto com a Warner Media Latin America e será panregional.

Ministro pede abertura de inquérito contra Ruy Castro (Folha) por incentivar suicídio de Bolsonaro em coluna

O ministro da Justiça e Segurança Pública André Mendonça pediu à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar a conduta do colunista Ruy Castro, da Folha de S.Paulo, após a publicação do artigo Saída de Trump: mate-se, no qual sugere que o presidente Jair Bolsonaro deveria cometer suicídio.

No texto, Castro escreveu que “se Trump optar pelo suicídio, Bolsonaro deveria imitá-lo. Mas para que esperar pela derrota na eleição? Por que não fazer isso hoje, já, agora, neste momento? Para o bem do Brasil, nenhum minuto sem Bolsonaro será cedo demais”. Ricardo Noblat, de Veja, compartilhou o trecho em suas redes sociais, e foi muito criticado. A revista na qual trabalha emitiu nota de repúdio à atitude do colunista.  

Em sua conta no Twitter, o ministro escreveu que alguns jornalistas chegaram “ao fundo do poço”: “Hoje dois deles instigaram dois presidentes da República a suicidar-se. Apenas pessoas insensíveis com a dor das famílias de pessoas que tiraram a própria vida podem fazer isso. Apenas pessoas irresponsáveis cometem esse crime contra chefes de Estado de duas grandes nações. Fazê-lo é um desrespeito à pessoa humana, à nação e ao povo de ambos os países”.

Agência Pública lança microbolsas sobre acesso à internet

A Agência Pública, em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), lançou as Microbolsas Acesso à Internet, que incentivam a produção de pautas investigativas sobre acesso à internet no Brasil e as diversas questões relacionadas ao tema, como falta de acesso a dispositivos, franquias de dados limitadas, falta de infraestrutura e de políticas públicas de acesso à internet, práticas abusivas e pouco transparentes de empresas de telecomunicação, aumento da desinformação, entre outras.

Ao todo, serão distribuídas quatro bolsas de R$ 7 mil. Para realizar a inscrição, é preciso enviar uma breve apresentação do repórter, referência profissional, resumo e descrição da pauta, plano de trabalho e plano de orçamento para a produção da reportagem. As inscrições vão até 5/2 e os vencedores serão anunciados a partir do dia 18 de fevereiro.

O legado de Trump nas redes sociais

Crédito: John Cameron/Unsplash

Com o banimento de Donald Trump das maiores redes sociais do planeta (Facebook, Instagram, Snapchat e Twitter, este último seu app mais inseparável), a pergunta agora é: qual ou quais empresas vão herdar o poderoso exército de simpatizantes do quase-ex-presidente da maior potência do planeta?

Gab, MeWe, Rumble, TheDonald.win, Dlive e ainda a Parler, caso volte para o ar, são as que disputam uma fatia da pizza ainda muito poderosa de Trump: 88 milhões de seguidores no Twitter.

Entre essas empresas, duas merecem destaque. A Gab, incorporação de mais de 600 mil seguidores depois que Trump saiu do Twitter, e a MeWe, apresentando-se na contramão das gigantes digitais. Seu CEO, Mark Weinstein, critica o modelo de negócios do Facebook. Para ele, o ‘capitalismo de vigilância’” praticado pela rede social é “maior evento socioeconômico da história da humanidade”.

Mariana Godoy sai da Band após apenas sete meses

Mariana Godoy

A apresentadora Mariana Godoy anunciou sua saída do Grupo Bandeirantes, depois de apenas sete meses de trabalho na emissora. Ela agradeceu ao apoio que recebeu de toda a família Saad e à Direção de Jornalismo e Entretenimento do canal.

Mariana foi contratada pela Band inicialmente para apresentar um programa matinal, mas depois foi deslocada para as noites de segunda-feira. Em setembro, estreou no comando do talkshow Melhor Agora. Acabou contraindo a Covid-19 e teve que se afastar por um tempo, retornou ao trabalho, mas logo pediu nova licença ao canal para cuidar da saúde, pois estava sofrendo de ansiedade.

Ex-TV Globo e RedeTV, em sua publicação de despedida nas redes sociais, a apresentadora escreveu que “a vida é feita de escolhas, e eu escolhi buscar novos horizontes. Sigo em frente com o coração agradecido. (…) Agora chegou o momento de partir e aonde eu for, de alguma forma, levarei um pouquinho de cada um de vocês”.

José Raimundo Oliveira deixa a TV Globo

José Raimundo Oliveira

O repórter José Raimundo Oliveira anunciou sua saída da TV Bahia, afiliada à Rede Globo, após 31 anos de casa. Em publicação de despedida no Instagram, ele declarou que “o horizonte é indefinido por enquanto. E desafiador. É hora de pensar e avaliar. E daqui a pouco pegar a estrada novamente. Aliás, novas estradas pela frente. E ainda muita história pra contar”. Por causa da pandemia, Raimundo, que tem mais de 60 anos, estava trabalhando em home office.

Nascido na Bahia, ingressou na TV Aratu, afiliada da Globo em Salvador, na década de 1980. Em 1987, começou a trabalhar na Globo Nordeste. Três anos depois, retornou à capital baiana para integrar a equipe da TV Bahia, criada em 1985. Ao longo da carreira, foi responsável por coberturas importantes, como a visita do papa João Paulo II, em 1980, eleições municipais, estaduais e nacionais, além de ter entrevistado políticos, ministros e até presidentes.

Amanda Audi deixa o Intercept Brasil e passa a dirigir o Congresso em Foco

Amanda Audi

Amanda Audi, 33 anos e 13 de profissão, deixou no final de dezembro a equipe do Intercept Brasil, onde estava desde 2018, e assumiu em 4/1 o cargo de diretora-executiva do Congresso em Foco, em Brasília. Ela vai coordenar e supervisionar as atividades realizadas em todas as áreas da organização do portal: produção e distribuição de conteúdo; marketing; tecnologia e design; desenvolvimento de produtos; e gestão de pessoas e de finanças. “Enfim, mandará em todos nós!”, diz trecho de texto publicado pelo portal.

Sylvio Costa, fundador do site, celebrou a chegada dela: “Amanda é uma pessoa incrível, tanto pelas qualidades profissionais quanto pessoais, e todas as conquistas que já alcançou e os muitos prêmios que recebeu demonstram isso. É muito raro encontrar alguém tão jovem com tanta maturidade profissional e tanta vontade de aprender a fazer coisas novas. Enfim, é a pessoa certa para embarcar nesta startup em plena ascensão que somos hoje”. Ele afirma que 2020 foi um dos anos mais marcantes dos quase 17 anos do portal, e que a audiência do site cresceu mais de 60% em relação ao ano anterior e várias frentes novas foram abertas.

No Intercept, Amanda publicou uma série de reportagens sobre a Vaza Jato, o caso das mensagens vazadas do aplicativo Telegram dos integrantes da Lava Jato em Curitiba. Escreveu ela em texto de despedida: “Que o Intercept continue falando bem alto. E vocês, também!”. E em sua conta no Twitter, no final do ano, registrou: “Vida longa ao jornalismo. Ao Intercept, Congresso em Foco e a todos os outros veículos e jornalistas que trabalham pesado para que poderosos sejam fiscalizados e a democracia continue existindo, mesmo com tantos golpes. Seguimos juntos. Todos juntos. Nossa voz não será calada”.

Graduada pela Universidade Federal do Paraná, Amanda destacou-se em diversos prêmios jornalísticos. Conquistou o 1º lugar na categoria Melhor repórter de mídia impressa nos prêmios Mulher Imprensa 2020 e Comunique-se 2019. Ainda nesse ano, foi indicada ao One World Media. Com breve passagem pelo Congresso em Foco em 2018, também esteve em Gazeta do Povo, Poder360 e foi produtora da RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná.

Washington Post adota tecnologia que pode substituir cookies de terceiros

O Washington Post fechou em dezembro um acordo com a empresa de tecnologia The Market Desk para adotar a tecnologia Unified ID 2.0 em substituição aos cookies de terceiros, no que pode se tornar um novo padrão para a indústria. Por ela, os usuários terão uma identidade única para logar em qualquer site da internet e mais controle da privacidade.

O jornal, que fechou 2020 comemorando recordes de receita, de audiência e anunciando contratações, cumpre a promessa feita por Jeff Bezos ao adquiri-lo em 2013: inventar e experimentar.

Governo Britânico abre investigação contra Google Privacy Sandbox

Crédito: Brett Jordan/Unsplash

Em um movimento importante para determinar o futuro dos cookies de terceiros, com implicações para as empresas jornalísticas, o órgão de controle de concorrência britânico anunciou na manhã desta sexta-feira (8/1) em Londres a abertura de uma investigação contra o Google Private Sandbox, pacote de soluções anunciado pela empresa para ser implantado gradativamente até 2022.

A Competition Markets Authority (CMA) atendeu ao pedido feito há dois meses pela organização Marketers for Open Web (MOW), formada por empresas jornalísticas e de tecnologia. Em seu estudo que deu origem à nova legislação para as plataformas digitais anunciada em dezembro, a CMA destacou o risco de o projeto do Google minar a capacidade dos editores de gerar receita e afetar a concorrência em publicidade digital, consolidando o poder de mercado do gigante digital.

Andrea Coscelli, CEO da CMA, destacou também questões sobre privacidade nas redes: “Como o CMA descobriu em seu recente estudo de mercado, as propostas do Privacy Sandbox do Google têm impacto significativo sobre editoras e sobre o mercado de publicidade digital, mas também há questões de privacidade a serem consideradas, razão pela qual continuaremos a trabalhar em conjunto com o Information Commissioner’s Office (IOC) à medida que avançamos nesta investigação, ao mesmo tempo em que nos envolvemos diretamente com o Google e outros participantes do mercado sobre nossas preocupações”.

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