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sexta-feira, julho 4, 2025

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Morre Ivan Zimmermann, aos 64 anos, em acidente nos EUA

Morre Ivan Zimmermann, aos 64 anos, em acidente nos EUA
Crédito: Instagram

Morreu em 31/1 o narrador esportivo Ivan Zimmermann, aos 64 anos, nos Estados Unidos, vítima de um acidente na Flórida. A informação foi confirmada pela família do jornalista na última quarta-feira (5/2).

Ivan, que morava nos Estados Unidos, se envolveu em um acidente em 31/1 em uma via em Broward, na Flórida. Ele estava dirigindo seu carro, quando um motorista invadiu a pista contrária. Outros três veículos foram danificados. O jornalista morreu no mesmo dia, mas a família só soube da tragédia nessa quarta-feira (5/2), após autoridades norte-americanas entrarem em contato.

Formado em jornalismo pela Metodista de São Bernardo do Campo, Ivan acompanhou a comitiva do então presidente José Sarney nos Estados Unidos para cobrir a reunião anual da ONU. Após a cobertura, apaixonou-se pelo país e decidiu morar lá. Trabalhou dirigindo carreta e limousines.

Em 1992, voltou ao jornalismo e se especializou em esportes americanos, tornando-se referência na área. Atuou por mais de 20 anos como narrador na ESPN, cobrindo as principais ligas americanas de futebol americano, basquete, hóquei e beisebol. Criou bordões marcantes como “fogo na bomba”, “rasteja, verme” e “hasta la vista, baby”. Em 1993, se tornou o primeiro brasileiro a narrar in loco um Super Bowl, a grande final da NFL, a principal liga de futebol americano. Cobriu também edições de Copas do Mundo e Olimpíadas.

Retornou ao Brasil em 2004 e assinou com a BandSports. Na emissora, cobriu as Olimpíadas de Atenas e Pequim, além do Pan do Rio. Em 2006, participou da cobertura da Copa do Mundo na Alemanha pelo canal DirecTV. Trabalhou ainda na extinta Rádio Bradesco Esportes FM, do Grupo Bandeirantes.

Uber e Estadão Verifica firmam parceria contra a desinformação

Uber e Estadão Verifica firmam parceria contra a desinformação
Crédito: Priscilla Du Preez/Unsplash

A Uber e o Estadão Verifica firmaram uma parceria para combater fake news no setor de mobilidade urbana e reforçar o papel do jornalismo profissional. A iniciativa visa desmentir informações falsas e conscientizar o público sobre os impactos negativos da desinformação.

Para Saulo Passos, diretor de comunicação da Uber na América Latina, o fenômeno afeta tanto pessoas quanto empresas. “A Uber se tornou sinônimo da categoria, o que nos torna alvos preferenciais de fake news. Isso pode comprometer a segurança dos usuários e motoristas parceiros”, explica. “Em um mundo em que as informações circulam de maneira cada vez mais rápida, ter fontes confiáveis que possam verificar e contextualizar os acontecimentos é fundamental”, completa Passos.

Desde 2019, a Uber investe em ações contra notícias falsas, como parcerias com a Abraji e Redes Cordiais. Entre as ações, destaca-se um curso de capacitação para jornalistas promovido em 2023, voltado a aprimorar a verificação de informações em um ambiente de alta pressão e engajamento.

Daniel Bramatti, do Estadão Verifica, reforça que a colaboração entre empresas e a imprensa é essencial. “A desinformação é como poluição. Quando uma empresa investe na checagem de fatos, colabora para um ambiente informativo mais limpo e saudável”, afirma.

A parceria busca ampliar o alcance das iniciativas contra a desinformação e fortalecer o acesso a fontes confiáveis e profissionais.

Organizações lançam Aliança pelo Jornalismo local na América Latina

Organizações lançam Aliança pelo Jornalismo local na América Latina
Crédito: Divulgação

Organizações latino-americanas defensoras do jornalismo uniram-se para lançar a Aliança pelo Jornalismo local na América Latina. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção para a ausência de jornalismo local e reduzir os desertos de notícias.

A aliança visa a estabelecer padrões que sirvam como base para a implementação de políticas públicas que favoreçam o jornalismo local e reduzam a ausência de trabalhos jornalísticos em muitas comunidades latino-americanas. Fazem parte da iniciativa o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), representando o Brasil; Foro de Periodismo Argentino (FOPEA); Fundación para la Libertad de Prensa en Colombia (FLIP); Fundação Gabo; e Instituto Prensa y Sociedad de Venezuela (IPYS Venezuela).

Uma das principais ações será o lançamento de uma plataforma para compartilhar dados e relatórios sobre desertos de notícias, elaborados pelas organizações que compõem o projeto. A ideia é compartilhar essas informações, junto de exemplos e dicas de boas práticas, estratégias colaborativas e soluções que envolvam tanto os governos quanto os cidadãos, com o objetivo de conscientizar a população sobre os impactos dessa ausência de informações para a sociedade.

Entre os padrões a serem estabelecidos citados pela iniciativa estão promover o investimento em fundos econômicos que apoiem o trabalho jornalístico; garantir a formação contínua dos profissionais da mídia; e permitir a geração de conteúdo de alta qualidade.

BVL promove debate sobre o uso de IA nas artes gráficas neste sábado (8/2)

BVL promove debate sobre o uso de IA nas artes gráficas neste sábado (8/2)

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), em São Paulo, realizará neste sábado (8/2), das 11h às 12h30, um debate online sobre Inteligência Artificial nas Artes Gráficas. O evento reunirá seis especialistas do mercado nacional para discutir os impactos da IA no setor. Voltado para o público a partir de 14 anos, o debate faz parte da programação da BVL dedicada aos quadrinhos.

A transmissão será ao vivo pelo canal do HQMIX no YouTube. O debate abordará precauções no uso da IA na produção de conteúdos gráficos, a valorização dos artistas nacionais e a proteção de seus direitos autorais.

Os participantes incluem o jornalista Marcelo Alencar, o designer Bruno Honda Leite, o cartunista Gilmar Machado, a pesquisadora de quadrinhos Dani Marino, o quadrinista e designer gráfico Will André Filho e José Alberto Lovetro, cartunista e presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB).

Juliana Dal Piva traz novos detalhes do caso Rubens Paiva em Crime sem Castigo

Juliana Dal Piva traz novos detalhes do caso Rubens Paiva em Crime sem Castigo

Em alta após o lançamento do filme Ainda Estou Aqui, indicado ao Oscar de melhor filme, o caso Rubens Paiva ganhará na próxima semana novos capítulos. Em seu mais recente livro Crime sem Castigo − Como os policiais mataram Rubens Paiva (Matrix), Juliana Dal Piva apresenta detalhes e documentos inéditos sobre a prisão e o desaparecimento do ex-deputado, morto em 1970 pela ditadura militar.

Autora também de O Negócio do Jair: A história proibida do clã Bolsonaro (Zahar), Juliana promoverá um lançamento da obra na próxima quarta-feira (12/2), a partir das 18h30, na Livraria da Travessa (rua Voluntários da Pátria, 97), no Rio de Janeiro.

Renata Rizzi se despede do Nexo

Renata Rizzi se despede do Nexo
Crédito: Reprodução/Linkedin

Além de Conrado Corsalette, que acertou com o Poder360, e de Paula Miraglia, que deixou a publicação no final de 2023 para fundar a plataforma Momentum, o Nexo Jornal despediu-se em janeiro de sua última sócia-fundadora, a CEO e diretora de Finanças e Estratégias Renata Rizzi (rizzi.renata@gmail.com).

Quem assume o cargo de CEO é a diretora de Operações e Relações Institucionais Marina Menezes, que está na casa desde a fundação. Do lado editorial, o comando fica com Antonio Mammi, que é editor do Nexo desde 2019. Apesar de deixar o dia a dia da empresa, Renata seguirá como acionista e membro do conselho.

Leia também: Nélson Nunes deixa a Aceesp a caminho do site The Football

Com quase cem anos, a revista Esquire está chegando ao Brasil

Com quase cem anos, a revista Esquire está chegando ao Brasil
Crédito: Reprodução/Esquire Classic

A revista americana Esquire, referência no universo masculino desde 1933, chega ao Brasil em março. Sob a liderança do jornalista Luciano Ribeiro e do publicitário Allan Barros, a edição brasileira terá como foco o público masculino AA, explorando temas como lifestyle, comportamento e cultura, além de manter o destaque para grandes reportagens. As informações são do Brazil Journal.

Além da versão impressa, a Esquire Brasil estará presente no digital, nas redes sociais, em eventos e vídeos. Em entrevista a Pedro Arbex, do Brazil Journal, Luciano destacou a aposta no impresso, criticando a perda de qualidade do jornalismo nas revistas atuais: “Muitas vezes você pega as revistas e simplesmente não tem o que ler. Vamos investir muito nisso, em trazer um bom jornalismo, com matérias que as pessoas realmente queiram ler”.

O modelo de negócios inclui publicidade, eventos e um sistema de cotas fundadoras para anunciantes. Marcas como Rolex, Cartier e Montblanc já garantiram espaço na publicação. Com um contrato inicial de cinco anos, renovável, a Esquire Brasil pretende consolidar-se no mercado de luxo e disputar espaço com títulos como Vogue e GQ.

Família Camargo, dona das rádios Disney, 89 e Alpha FM, compra a Transamérica

Família Camargo, dona das rádios Disney, 89 e Alpha FM, compra a Transamérica

Os irmãos João e Neneto Camargo, donos das rádios Disney, 89 e Alpha FM, compraram a rede de rádios Transamérica, que tem emissoras em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife e chega a 370 cidades. A compra foi assinada em 31/1 mas ainda depende de confirmação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O objetivo do negócio é investir no público interessado em esportes. A Transamérica é referência na cobertura esportiva e nas transmissões de jogos, com altos índices de audiência e importantes nomes em sua equipe. A família Camargo, que já é dona da Disney (voltada ao público até 13 anos), 89 (focada em Rock) e Alpha FM (para as classes A e B), quer investir agora no setor de esportes com a Transamérica.

“Temos certeza de que, na nossa mão, vai acontecer uma otimização muito grande”, disse João Camargo, que é também executive chairman da CNN Brasil, em entrevista à Folha de S.Paulo. “Vamos triplicar faturamento, diminuir despesa e melhorar a programação. Temos uma máquina de venda nas rádios. Quando a gente for visitar clientes e anunciantes, abre um leque”.

Segundo Alex Sabino, da Folha, não há garantia de que a marca Transamérica vai permanecer. A Família Camargo deve realizar pesquisas de mercado para analisar a possibilidade de uma mudança de nome. A rede Transamérica pertencia às herdeiras do banqueiro Aloysio Faria, que morreu em 2020, aos 99 anos.

Alexandre Inacio e Fernando Lopes lançam o NP Agro

Fernando Lopes e Alexandre Inacio lançam o NP Agro
Alexandre Inacio e Fernando Lopes (Crédito: NP Agro/YouTube)

Já está no ar o NP Agro, veículo independente focado em notícias sobre o agronegócio, fundado por Alexandre Inacio e Fernando Lopes, profissionais com anos de experiência na cobertura do setor. Segundo os fundadores, a ideia do projeto é abordar o Agro como força da economia brasileira, com notícias, análises de indicadores e muitas histórias.

O NP Agro tem cinco editorias principais, cada uma delas focada em um tema essencial para o setor do agronegócio: Insumos, Produção, Indústria, Economia e Ambiental, Social e Governança (ESG). O veículo tem ainda o NP Agro Cast, programa que traz entrevistas com referências do setor. Na última edição, o projeto entrevistou o economista José Roberto Mendonça de Barros, da MB Associados, sobre suas expectativas para a safra que será colhida em 2025.

Fernando Lopes é uma das grandes referências do jornalismo de agronegócio brasileiro. Trabalhou por 23 anos no Valor Econômico. Antes, foi por seis anos editor e repórter da Gazeta Mercantil e participou da criação da editoria de negócios (IM Business) do InfoMoney.

Alexandre Inacio tem 15 anos de carreira na cobertura do agro. Trabalhou como editor e repórter em Gazeta Mercantil, Estadão e Valor Econômico. Atuou também como colaborador de Bloomberg Línea, Brazil Journal e InfoMoney. Durante uma década, foi responsável pela comunicação corporativa de multinacionais como JBS e DSM.

Nélson Nunes deixa a Aceesp a caminho do site The Football

Nélson Nunes é eleito presidente da Associação dos Cronistas Esportivos de SP

Prestes a encerrar seu mandato de três anos na presidência da Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo), no próximo dia 10 de fevereiro, Nélson Nunes já tem acertado um novo desafio profissional pela frente. A partir desta segunda-feira (3/2) ele se associa ao projeto editorial The Football, um site de informação, análise e opinião focado especificamente no universo do futebol mundial.

Nunes tem mais de 40 anos de experiência em redações, com destaque para as passagens na Gazeta Esportiva (onde ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo Esportivo em 1985) e no Diário Popular, onde começou como chefe de Reportagem da editoria de Esportes e saiu, após 23 anos, na condição de diretor de Redação. Ultimamente, ele dividia a presidência da Aceesp com trabalhos de consultoria editorial.

No The Football, terá uma coluna diária e atuará nos processos de gestão do site, em parceria com o também jornalista Robson Morelli (ex-Estadão), criador e administrador do canal.

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