Organizações latino-americanas defensoras do jornalismo uniram-se para lançar a Aliança pelo Jornalismo local na América Latina. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção para a ausência de jornalismo local e reduzir os desertos de notícias.
A aliança visa a estabelecer padrões que sirvam como base para a implementação de políticas públicas que favoreçam o jornalismo local e reduzam a ausência de trabalhos jornalísticos em muitas comunidades latino-americanas. Fazem parte da iniciativa o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), representando o Brasil; Foro de Periodismo Argentino (FOPEA); Fundación para la Libertad de Prensa en Colombia (FLIP); Fundação Gabo; e Instituto Prensa y Sociedad de Venezuela (IPYS Venezuela).
Uma das principais ações será o lançamento de uma plataforma para compartilhar dados e relatórios sobre desertos de notícias, elaborados pelas organizações que compõem o projeto. A ideia é compartilhar essas informações, junto de exemplos e dicas de boas práticas, estratégias colaborativas e soluções que envolvam tanto os governos quanto os cidadãos, com o objetivo de conscientizar a população sobre os impactos dessa ausência de informações para a sociedade.
Entre os padrões a serem estabelecidos citados pela iniciativa estão promover o investimento em fundos econômicos que apoiem o trabalho jornalístico; garantir a formação contínua dos profissionais da mídia; e permitir a geração de conteúdo de alta qualidade.