31 C
Nova Iorque
quinta-feira, julho 3, 2025

Buy now

Início Site Página 38

Globo define equipe para transmissão dos desfiles do Carnaval

Globo define equipe para transmissão dos desfiles do Carnaval
Crédito: Reprodução/Globo

A transmissão do Carnaval na Globo já esquenta suas equipes. Com veiculação multiplataforma, a transmissão dos desfiles vai ocupar cinco dias da programação na emissora. Como nos anos anteriores, a cobertura contempla os bastidores das escolas, curiosidades sobre os enredos e entrevistas exclusivas.

Para a apresentação do Grupo Especial do Rio – ao vivo, de 2 a 4/3, na Marquês de Sapucaí – continuam no posto Alex Escobar e Karine Alves. Quem estreia é Mariana Gross, muito popular entre o pessoal do samba e os telespectadores, que pediram a participação dela. Os comentários ficam por conta de Milton Cunha e Pretinho da Serrinha. Para o Desfile das Campeãs, no sábado seguinte (8/3), a emissora leva à tela um já tradicional show de abertura, antes da passagem das vencedoras.

Em São Paulo, onde 14 escolas desfilam entre 28/2 e 1º/3 no Sambódromo do Anhembi, a apresentação caberá a Everaldo Marques e Valéria Almeida. Nos comentários permanece Milton Cunha, em companhia de Aílton Graça. O novo rosto é de Judson Salles, contratado este ano depois de se destacar na TV Cultura.

Rita Batista, diretamente de Salvador, BA, apresenta o programa Glô na Rua, com previsão de 12 horas diárias ao vivo, e chama flashes do Carnaval de dez estados. Em Pernambuco, Galo da Madrugada e Homem da Meia Noite continuam sendo transmitidos ao vivo, como é tradição no Estado.

Rafael Azevedo deixa a Alece TV e a Alece FM

Rafael Azevedo deixa a Alece TV e a Alece FM
Crédito: Reprodução/Linkedin

Rafael Luis Azevedo (rafaelluis.azevedo@gmail.com) está se despedindo da Assembleia Legislativa do Ceará, onde nos últimos dois anos atuou na direção de Alece TV e Alece FM. Ele será substituído por Weberte Lemos, ex-TV Jangadeiro, que já tem quase dez anos de casa.

Entre os 15 jornalistas mais premiados da história do Nordeste, segundo o Ranking +Premiados da Imprensa 2024, Rafael teve passagens por Sistema Jangadeiro, Vice Brasil e O Povo, e é criador, ao lado de Larissa Cavalcante, do site Verminosos por Futebol, sobre cultura, memória e o lado B do esporte.

Luanna Barros entra para a Exclusiva Assessoria de Imprensa

Luanna Barros entra para a Exclusiva Assessoria de Imprensa
Crédito: Reprodução/Linkedin

Luanna Barros iniciou nova jornada como analista na Exclusiva Assessoria de Imprensa, agência que está completando 10 anos de mercado e que é dirigida pelos sócios Mauricio Khalil e José Amaro, o Marinho. Ali chega levando a experiência de 5 anos e meio como repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV e 8 anos e 9 meses em diversas funções no Grupo Bandeirantes de Comunicação, inclusive como editora do Brasil Urgente.

Antes dela, chegaram ao time da Exclusiva Ana Weiss, com passagens por Veja, IstoÉ, Folha, Estadão, além de experiências em agências como FSB e GBR; e Euclides Bitelo, que já esteve em Correio Braziliense, Zero Hora, O Povo e assessoria de imprensa da OAB/DF.

Lúcio Flávio Pinto lança livro de memórias

Lúcio Flávio Pinto lança livro de memórias

Jornalista mais premiado da história na Região Norte, de acordo com o Ranking +Premiados da Imprensa Brasileira 2024, Lúcio Flávio Pinto acaba de lançar Como me tornei um Amazônida: Memórias de um jornalista investigativo na maior floresta tropical do planeta. Ao longo de 35 capítulos, o autor revela não apenas as transformações da região, mas também sua própria metamorfose, de observador a defensor apaixonado da floresta.

O livro mescla relatos de investigações memoráveis, encontros com personagens extraordinários e reflexões profundas sobre os desafios do jornalismo em uma região marcada por conflitos socioambientais.

Com uma narrativa que transcende o formato tradicional de memórias, a obra oferece um panorama único sobre as complexidades da Amazônia, vista através das lentes de um profissional que dedicou sua vida a compreender e documentar as dinâmicas desta região vital para o planeta. Coordenado pelo professor José Maria Silva, da Universidade de Miami, pode ser encontrado no link.

Juliana Schincariol deixa o Valor Econômico

Juliana Schincariol deixa o Valor Econômico
Crédito: Reprodução/Linkedin

Juliana Schincariol despediu-se em janeiro do Valor Econômico, onde foi repórter por 8 anos e 7 meses, e aderiu ao universo da comunicação corporativa, entrando de sócia na Ânima Comunicação em Governança, fundada em outubro de 2023. Associa-se, desse modo, à fundadora Simone Monteiro, especialista em reputação e que foi gerente executiva de comunicação e marketing da Previ, por quase 12 anos.

Em seu Linkedin, Juliana compartilhou um texto de despedida do veículo: “Foi uma oportunidade única estar ao lado de profissionais que sempre admirei. Trabalhei muito e aprendi demais cobrindo mercado de capitais, em especial a CVM. Entre erros e acertos, dei o melhor de mim durante toda essa trajetória. […]  E eu tenho sorte por ter conhecido muita gente boa pelo caminho, que sempre me tratou com respeito, carinho e confiança”.

Vem aí a eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2025

Com vocês os +Admirados da Imprensa Automotiva 2023

Terá início em 20 de fevereiro a eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva. Em sua sétima edição, a iniciativa reconhecerá os profissionais e veículos preferidos na avaliação de demais jornalistas e profissionais de Comunicação.

Assim como nas edições anteriores, serão dois turnos de votação. No primeiro, de livre indicação, os eleitores poderão escolher até cinco candidatos por categoria. Os nomes mais indicados serão classificados para o segundo turno, de votação dirigida, em que os eleitores selecionarão seus favoritos, ranqueando-os do 1º ao 5º colocado.

Neste ano, além dos TOP 25 +Admirados Jornalistas, a eleição reconhecerá os profissionais mais votados nas categorias Jornalista Especializado em Duas Rodas, Jornalista Especializado em Veículos Comerciais e Colunista. Já para os veículos de comunicação, serão quatro categorias: Áudio, Periódico Especializado, Site e Vídeo.

A eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2025 conta até o momento com os patrocínios de Bosch, Ford e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoios de BYD, Portal dos Jornalistas e Press Manager, e colaboração da Renault. Empresas interessadas em associarem suas marcas à iniciativa podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (vinicius@jornalistasecia.com.br).

Prêmio Knight Internacional de Jornalismo recebe inscrições até 13/2

Prêmio Knight de Jornalismo recebe inscrições até 13/2
Crédito: ICFJ

Termina em 13/2 o prazo para inscrições no Prêmio Knight Internacional de Jornalismo 2025. A iniciativa do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) reconhece profissionais que se destacaram por seu trabalho ou inovação na imprensa, impactando significativamente seus países e regiões. Podem se candidatar profissionais da África, Ásia, Europa Central e Oriental, América Latina, Caribe ou Oriente Médio.

O prêmio é destinado a comunicadores que enfrentam desafios no exercício da profissão. Os vencedores serão anunciados em 13 de novembro, durante o Tributo aos Jornalistas 2025, evento realizado pelo ICFJ, que cobrirá as despesas de transporte. Inscrições e mais informações aqui.

Morre Ivan Zimmermann, aos 64 anos, em acidente nos EUA

Morre Ivan Zimmermann, aos 64 anos, em acidente nos EUA
Crédito: Instagram

Morreu em 31/1 o narrador esportivo Ivan Zimmermann, aos 64 anos, nos Estados Unidos, vítima de um acidente na Flórida. A informação foi confirmada pela família do jornalista na última quarta-feira (5/2).

Ivan, que morava nos Estados Unidos, se envolveu em um acidente em 31/1 em uma via em Broward, na Flórida. Ele estava dirigindo seu carro, quando um motorista invadiu a pista contrária. Outros três veículos foram danificados. O jornalista morreu no mesmo dia, mas a família só soube da tragédia nessa quarta-feira (5/2), após autoridades norte-americanas entrarem em contato.

Formado em jornalismo pela Metodista de São Bernardo do Campo, Ivan acompanhou a comitiva do então presidente José Sarney nos Estados Unidos para cobrir a reunião anual da ONU. Após a cobertura, apaixonou-se pelo país e decidiu morar lá. Trabalhou dirigindo carreta e limousines.

Em 1992, voltou ao jornalismo e se especializou em esportes americanos, tornando-se referência na área. Atuou por mais de 20 anos como narrador na ESPN, cobrindo as principais ligas americanas de futebol americano, basquete, hóquei e beisebol. Criou bordões marcantes como “fogo na bomba”, “rasteja, verme” e “hasta la vista, baby”. Em 1993, se tornou o primeiro brasileiro a narrar in loco um Super Bowl, a grande final da NFL, a principal liga de futebol americano. Cobriu também edições de Copas do Mundo e Olimpíadas.

Retornou ao Brasil em 2004 e assinou com a BandSports. Na emissora, cobriu as Olimpíadas de Atenas e Pequim, além do Pan do Rio. Em 2006, participou da cobertura da Copa do Mundo na Alemanha pelo canal DirecTV. Trabalhou ainda na extinta Rádio Bradesco Esportes FM, do Grupo Bandeirantes.

Uber e Estadão Verifica firmam parceria contra a desinformação

Uber e Estadão Verifica firmam parceria contra a desinformação
Crédito: Priscilla Du Preez/Unsplash

A Uber e o Estadão Verifica firmaram uma parceria para combater fake news no setor de mobilidade urbana e reforçar o papel do jornalismo profissional. A iniciativa visa desmentir informações falsas e conscientizar o público sobre os impactos negativos da desinformação.

Para Saulo Passos, diretor de comunicação da Uber na América Latina, o fenômeno afeta tanto pessoas quanto empresas. “A Uber se tornou sinônimo da categoria, o que nos torna alvos preferenciais de fake news. Isso pode comprometer a segurança dos usuários e motoristas parceiros”, explica. “Em um mundo em que as informações circulam de maneira cada vez mais rápida, ter fontes confiáveis que possam verificar e contextualizar os acontecimentos é fundamental”, completa Passos.

Desde 2019, a Uber investe em ações contra notícias falsas, como parcerias com a Abraji e Redes Cordiais. Entre as ações, destaca-se um curso de capacitação para jornalistas promovido em 2023, voltado a aprimorar a verificação de informações em um ambiente de alta pressão e engajamento.

Daniel Bramatti, do Estadão Verifica, reforça que a colaboração entre empresas e a imprensa é essencial. “A desinformação é como poluição. Quando uma empresa investe na checagem de fatos, colabora para um ambiente informativo mais limpo e saudável”, afirma.

A parceria busca ampliar o alcance das iniciativas contra a desinformação e fortalecer o acesso a fontes confiáveis e profissionais.

Organizações lançam Aliança pelo Jornalismo local na América Latina

Organizações lançam Aliança pelo Jornalismo local na América Latina
Crédito: Divulgação

Organizações latino-americanas defensoras do jornalismo uniram-se para lançar a Aliança pelo Jornalismo local na América Latina. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção para a ausência de jornalismo local e reduzir os desertos de notícias.

A aliança visa a estabelecer padrões que sirvam como base para a implementação de políticas públicas que favoreçam o jornalismo local e reduzam a ausência de trabalhos jornalísticos em muitas comunidades latino-americanas. Fazem parte da iniciativa o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), representando o Brasil; Foro de Periodismo Argentino (FOPEA); Fundación para la Libertad de Prensa en Colombia (FLIP); Fundação Gabo; e Instituto Prensa y Sociedad de Venezuela (IPYS Venezuela).

Uma das principais ações será o lançamento de uma plataforma para compartilhar dados e relatórios sobre desertos de notícias, elaborados pelas organizações que compõem o projeto. A ideia é compartilhar essas informações, junto de exemplos e dicas de boas práticas, estratégias colaborativas e soluções que envolvam tanto os governos quanto os cidadãos, com o objetivo de conscientizar a população sobre os impactos dessa ausência de informações para a sociedade.

Entre os padrões a serem estabelecidos citados pela iniciativa estão promover o investimento em fundos econômicos que apoiem o trabalho jornalístico; garantir a formação contínua dos profissionais da mídia; e permitir a geração de conteúdo de alta qualidade.

pt_BRPortuguese