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sexta-feira, julho 4, 2025

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MPF processa Igreja Universal por danos ao sistema de justiça e à liberdade de imprensa

MPF processa Igreja Universal por danos ao sistema de justiça e à liberdade de imprensa
Crédito: Tingey Injury Law Firm/Unsplash

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou no começo do mês uma ação civil pública contra a Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) por “danos ao sistema de justiça, ao acesso à justiça e à liberdade de expressão e de imprensa”. O processo toma como base o assédio judicial sofrido pelo jornalista João Paulo Cuenca, alvo de centenas de ações ajuizadas por pastores da Iurd.

Segundo inquérito realizado pelo MPF, a Iurd teria orquestrado o ajuizamento de ações contra o jornalista como reação a uma postagem feita por ele no X (antigo Twitter) em 2020, sobre a destinação de verbas de comunicação do governo federal para canais de rádio e televisão pertencentes a igrejas evangélicas.

Após a postagem, Cuenca foi vítima de diversos ataques nas redes sociais, que pediam sua demissão do Deutsch Welle, veículo no qual trabalhava na época. Foi então que pastores da Iurd começaram a ajuizar contra o jornalista, em um total de 144 ações em diferentes cidades e estados, pedindo indenizações que na soma atingiam o valor de R$ 3,3 milhões.

Para o MPF, o ajuizamento de ações em massa representou “exercício abusivo do direito de petição e do acesso à justiça, além de violar as liberdades de expressão e de imprensa, por meio da adoção de estratégia para silenciar e constranger o emissor da mensagem e o próprio ofício jornalístico”. A Iurd argumenta que as ações partiram de iniciativas particulares de cada pastor, mas segundo o MPF, as petições eram padronizadas e o mesmo modelo foi repetido diversas vezes, de modo a parecer que seguiam a mesma estratégia processual.

Na ação contra a Iurd, o MPF pede uma indenização não inferior a R$ 5 milhões por danos morais coletivos e assédio judicial, valor que seria destinado ao financiamento de projetos pelo enfrentamento da violência contra jornalistas. Além disso, a ação pede o reconhecimento da responsabilidade civil da instituição.

Vale lembrar que, em 2007, a jornalista Elvira Lobato também foi vítima de centenas de ações judiciais da Iurd após publicar, na Folha de S. Paulo, reportagens sobre a expansão de empresas ligadas à instituição.

100 Anos de Rádio no Brasil: Spotify expande estratégia de monetização com podcasts em vídeo e IA

Por Álvaro Bufarah (*)

O Spotify divulgou resultados positivos no terceiro trimestre de 2024, registrando um crescimento expressivo tanto no número de usuários quanto na receita. A plataforma adicionou 14 milhões de novos usuários ativos mensais, um aumento de 11%, totalizando 640 milhões de usuários. Além disso, conquistou 6 milhões de novos assinantes pagos, um crescimento de 12%, elevando o total para 252 milhões.

Apesar de um mercado publicitário em desaceleração e desafios cambiais, a receita do terceiro trimestre cresceu 19%, atingindo US$ 4,3 bilhões no período de 12 meses. A margem de lucro operacional da empresa foi de 31%, impulsionada pelo aumento no número de assinantes premium e pela elevação da receita média por usuário. O crescimento no segmento premium foi de 21%, em grande parte devido a reajustes de preços ao longo do ano.

Por outro lado, a receita publicitária apresentou crescimento mais modesto de 6% no comparativo anual, reflexo de um cenário desafiador para marcas e de preços mais baixos em publicidade de música e podcasts. Analistas apontam que o ritmo acelerado de monetização do Spotify pode representar um risco de pressões por royalties mais altos por parte das gravadoras e artistas.

Daniel Ek, CEO do Spotify, destacou quatro pilares estratégicos para manter o crescimento e reduzir o cancelamento de assinaturas: podcasts, inteligência artificial (IA), vídeo e audiobooks. Entre essas áreas, os podcasts e o conteúdo em vídeo são os principais impulsionadores no momento. Segundo a empresa, mais de 250 milhões de usuários consomem podcasts em vídeo na plataforma, e o número de criadores ativos cresceu mais de 50% no último ano.

A IA é vista como um elemento-chave para aprimorar a experiência dos usuários, permitindo personalização avançada e criação de trilhas sonoras sob demanda. Ek considera a tecnologia “transformadora”, capaz de redefinir a forma como os usuários interagem com a música e o conteúdo em áudio.

Apesar do crescimento do vídeo no Spotify, a empresa ainda enfrenta forte concorrência do YouTube, que domina o setor em termos de escala e engajamento. Para fortalecer sua presença, a plataforma anunciou um conjunto de novos recursos para monetização e engajamento de criadores de conteúdo.

Desde janeiro, os assinantes do Spotify Premium em EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália têm acesso a podcasts em vídeo sem anúncios dinâmicos. Além disso, a plataforma lançará o Spotify Partner Program, que oferecerá novas oportunidades de monetização para criadores.

No novo modelo, a monetização será baseada no tempo de visualização, em vez de impressões de anúncios. Esse sistema, semelhante ao utilizado pelo YouTube, pode beneficiar conteúdos que tradicionalmente enfrentam dificuldades para atrair publicidade, como podcasts de notícias e discussões políticas.

O Spotify também está reformulando sua plataforma de suporte a criadores. O atual Spotify for Podcasters será expandido para Spotify for Creators, oferecendo ferramentas mais avançadas, como análises detalhadas, recursos de monetização, personalização de programas e distribuição integrada de áudio e vídeo. Um novo design no aplicativo móvel também promete facilitar a criação e publicação de conteúdo.

Além disso, a plataforma introduzirá clipes verticais de podcasts para impulsionar conteúdos de curta duração. Criadores poderão usar esses clipes para promover seus episódios e personalizar miniaturas, tornando a descoberta de novos conteúdos mais dinâmica.

Com o crescimento acelerado e novas iniciativas para impulsionar a monetização, o Spotify busca consolidar sua posição como a principal plataforma de áudio digital. O avanço dos podcasts em vídeo, inteligência artificial e novas estratégias de monetização reforçam o compromisso da empresa em expandir sua atuação no mercado, enfrentando desafios competitivos e explorando novas fontes de receita.


Álvaro Bufarah

Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.

(*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo.

Preciosidades do acervo Assis Ângelo: Licenciosidade na cultura popular (XCVII)

Por Assis Ângelo

Os tempos medievos na França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Itália…

Camões

Camões, o sempre admirável Camões, foi um dos grandes literatos portugueses que enriqueceram a língua que adotamos no Brasil e noutros oito países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste.

Entre os grandes responsáveis pelo brio que tem a língua da Itália se acham Dante Alighieri, Francesco Petrarca, Ariosto, Maquiavel…

De Nicolau Maquiavel (1469-1527) é o clássico O Príncipe, cuja leitura deve ser sempre recomendada a todos e a todas. É política o conteúdo. Mas dele também é o livro A Mandrágora, publicado em 1518.

Dante Alighieri

A história inventada por Maquiavel envolve uma mulher casada. Assim: Calímaco apaixona-se por Lucrécia, que é casada com o legista Nícia. Esse, infértil, recebe um médico para resolver a situação. O médico é falso e amigo de Calímaco, que convence o maridão a dar um chá de mandrágora para a esposa. O porém nessa história é que quem primeiro relacionar-se com a mulher, morre, pois além de afrodisíaca a erva é venenosa. O fato é que, ao final, Calímaco se sai bem e deixa na estrada a ver navios mais um corno.

Nicolau Maquiavel

Quanto a Ariosto, de nascimento Ludovico Ariosto (1474-1533), foi um dos mais inspirados e corretos poetas da Idade Média. Deixou uma obra brilhante.

Um dos marcos da literatura de cavalaria, é lido até os dias atuais. Título: Orlando Furioso.

Essa obra é constituída de 46 cantos, 4.822 estrofes e 38.576 versos decassílabos. Tudo em oitava, também chamada de Medida Nova. Foi nessa onda decassilábica que Camões desenvolveu os dez cantos que formam o seu clássico Os Lusíadas.

Para ilustrar, um trecho do grande poema de Ariosto:

Lucovico Ariosto

De Orlando, ao mesmo tempo, direi eu

O que nunca se disse, em prosa ou rima,

Que o amor o pôs em fúrias de sandeu

E lhe tirou de homem cordato a estima;

Isto, se a que igual ma quase me deu

E o pouco engenho me corrói qual lima,

Assentir em poupar-me em tal medida,

Que eu possa dar a obra prometida.

 

E não custa dizer, ou lembrar, que nessa história criada originalmente por Ariosto movimentam-se figuras encantadas e tal e coisa.

Orlando fica doidamente apaixonado por uma certa Angélica, princesa do Catar, que o provoca de todas as formas.

O juízo do personagem, tomado pelo ciúme, foi parar na Lua. Lá pras tantas, outra figurinha do romance, um certo Astolfo, ganha asas e vai pegar no céu o que falta na cabeça de Orlando.

Tem briga a dar com pau nesse romance.


Reproduções por Flor Maria e Anna da Hora

Contatos pelos assisangelo@uol.com.br, http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333

Globo define equipe para transmissão dos desfiles do Carnaval

Globo define equipe para transmissão dos desfiles do Carnaval
Crédito: Reprodução/Globo

A transmissão do Carnaval na Globo já esquenta suas equipes. Com veiculação multiplataforma, a transmissão dos desfiles vai ocupar cinco dias da programação na emissora. Como nos anos anteriores, a cobertura contempla os bastidores das escolas, curiosidades sobre os enredos e entrevistas exclusivas.

Para a apresentação do Grupo Especial do Rio – ao vivo, de 2 a 4/3, na Marquês de Sapucaí – continuam no posto Alex Escobar e Karine Alves. Quem estreia é Mariana Gross, muito popular entre o pessoal do samba e os telespectadores, que pediram a participação dela. Os comentários ficam por conta de Milton Cunha e Pretinho da Serrinha. Para o Desfile das Campeãs, no sábado seguinte (8/3), a emissora leva à tela um já tradicional show de abertura, antes da passagem das vencedoras.

Em São Paulo, onde 14 escolas desfilam entre 28/2 e 1º/3 no Sambódromo do Anhembi, a apresentação caberá a Everaldo Marques e Valéria Almeida. Nos comentários permanece Milton Cunha, em companhia de Aílton Graça. O novo rosto é de Judson Salles, contratado este ano depois de se destacar na TV Cultura.

Rita Batista, diretamente de Salvador, BA, apresenta o programa Glô na Rua, com previsão de 12 horas diárias ao vivo, e chama flashes do Carnaval de dez estados. Em Pernambuco, Galo da Madrugada e Homem da Meia Noite continuam sendo transmitidos ao vivo, como é tradição no Estado.

Rafael Azevedo deixa a Alece TV e a Alece FM

Rafael Azevedo deixa a Alece TV e a Alece FM
Crédito: Reprodução/Linkedin

Rafael Luis Azevedo (rafaelluis.azevedo@gmail.com) está se despedindo da Assembleia Legislativa do Ceará, onde nos últimos dois anos atuou na direção de Alece TV e Alece FM. Ele será substituído por Weberte Lemos, ex-TV Jangadeiro, que já tem quase dez anos de casa.

Entre os 15 jornalistas mais premiados da história do Nordeste, segundo o Ranking +Premiados da Imprensa 2024, Rafael teve passagens por Sistema Jangadeiro, Vice Brasil e O Povo, e é criador, ao lado de Larissa Cavalcante, do site Verminosos por Futebol, sobre cultura, memória e o lado B do esporte.

Luanna Barros entra para a Exclusiva Assessoria de Imprensa

Luanna Barros entra para a Exclusiva Assessoria de Imprensa
Crédito: Reprodução/Linkedin

Luanna Barros iniciou nova jornada como analista na Exclusiva Assessoria de Imprensa, agência que está completando 10 anos de mercado e que é dirigida pelos sócios Mauricio Khalil e José Amaro, o Marinho. Ali chega levando a experiência de 5 anos e meio como repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV e 8 anos e 9 meses em diversas funções no Grupo Bandeirantes de Comunicação, inclusive como editora do Brasil Urgente.

Antes dela, chegaram ao time da Exclusiva Ana Weiss, com passagens por Veja, IstoÉ, Folha, Estadão, além de experiências em agências como FSB e GBR; e Euclides Bitelo, que já esteve em Correio Braziliense, Zero Hora, O Povo e assessoria de imprensa da OAB/DF.

Lúcio Flávio Pinto lança livro de memórias

Lúcio Flávio Pinto lança livro de memórias

Jornalista mais premiado da história na Região Norte, de acordo com o Ranking +Premiados da Imprensa Brasileira 2024, Lúcio Flávio Pinto acaba de lançar Como me tornei um Amazônida: Memórias de um jornalista investigativo na maior floresta tropical do planeta. Ao longo de 35 capítulos, o autor revela não apenas as transformações da região, mas também sua própria metamorfose, de observador a defensor apaixonado da floresta.

O livro mescla relatos de investigações memoráveis, encontros com personagens extraordinários e reflexões profundas sobre os desafios do jornalismo em uma região marcada por conflitos socioambientais.

Com uma narrativa que transcende o formato tradicional de memórias, a obra oferece um panorama único sobre as complexidades da Amazônia, vista através das lentes de um profissional que dedicou sua vida a compreender e documentar as dinâmicas desta região vital para o planeta. Coordenado pelo professor José Maria Silva, da Universidade de Miami, pode ser encontrado no link.

Juliana Schincariol deixa o Valor Econômico

Juliana Schincariol deixa o Valor Econômico
Crédito: Reprodução/Linkedin

Juliana Schincariol despediu-se em janeiro do Valor Econômico, onde foi repórter por 8 anos e 7 meses, e aderiu ao universo da comunicação corporativa, entrando de sócia na Ânima Comunicação em Governança, fundada em outubro de 2023. Associa-se, desse modo, à fundadora Simone Monteiro, especialista em reputação e que foi gerente executiva de comunicação e marketing da Previ, por quase 12 anos.

Em seu Linkedin, Juliana compartilhou um texto de despedida do veículo: “Foi uma oportunidade única estar ao lado de profissionais que sempre admirei. Trabalhei muito e aprendi demais cobrindo mercado de capitais, em especial a CVM. Entre erros e acertos, dei o melhor de mim durante toda essa trajetória. […]  E eu tenho sorte por ter conhecido muita gente boa pelo caminho, que sempre me tratou com respeito, carinho e confiança”.

Vem aí a eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2025

Com vocês os +Admirados da Imprensa Automotiva 2023

Terá início em 20 de fevereiro a eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva. Em sua sétima edição, a iniciativa reconhecerá os profissionais e veículos preferidos na avaliação de demais jornalistas e profissionais de Comunicação.

Assim como nas edições anteriores, serão dois turnos de votação. No primeiro, de livre indicação, os eleitores poderão escolher até cinco candidatos por categoria. Os nomes mais indicados serão classificados para o segundo turno, de votação dirigida, em que os eleitores selecionarão seus favoritos, ranqueando-os do 1º ao 5º colocado.

Neste ano, além dos TOP 25 +Admirados Jornalistas, a eleição reconhecerá os profissionais mais votados nas categorias Jornalista Especializado em Duas Rodas, Jornalista Especializado em Veículos Comerciais e Colunista. Já para os veículos de comunicação, serão quatro categorias: Áudio, Periódico Especializado, Site e Vídeo.

A eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2025 conta até o momento com os patrocínios de Bosch, Ford e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoios de BYD, Portal dos Jornalistas e Press Manager, e colaboração da Renault. Empresas interessadas em associarem suas marcas à iniciativa podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (vinicius@jornalistasecia.com.br).

Prêmio Knight Internacional de Jornalismo recebe inscrições até 13/2

Prêmio Knight de Jornalismo recebe inscrições até 13/2
Crédito: ICFJ

Termina em 13/2 o prazo para inscrições no Prêmio Knight Internacional de Jornalismo 2025. A iniciativa do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) reconhece profissionais que se destacaram por seu trabalho ou inovação na imprensa, impactando significativamente seus países e regiões. Podem se candidatar profissionais da África, Ásia, Europa Central e Oriental, América Latina, Caribe ou Oriente Médio.

O prêmio é destinado a comunicadores que enfrentam desafios no exercício da profissão. Os vencedores serão anunciados em 13 de novembro, durante o Tributo aos Jornalistas 2025, evento realizado pelo ICFJ, que cobrirá as despesas de transporte. Inscrições e mais informações aqui.

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