23 C
Nova Iorque
sexta-feira, julho 4, 2025

Buy now

Início Site Página 378

Morreu Nilson Lage, formador de gerações de jornalistas

Morreu Nilson Lage, formador de gerações de jornalistas

Nilson Lage morreu na noite de segunda-feira (23/8), em Florianópolis. Tinha 84 anos e lutava há dois anos contra um câncer no pulmão. Por vontade dele próprio, não houve velório e o corpo foi cremado no dia seguinte (24/8), no crematório Catarinense, na cidade de Palhoça. Deixa filhas, entre elas a também jornalista Janaína Lage.

Nascido no Rio de Janeiro, começou em 1955 como redator do Dário Carioca e passou depois a editor de textos do Jornal do Brasil. Foi também redator-chefe, editor de Política e de Geral do Última Hora, redator-chefe da revista Manchete, editor em O Globo e gerente da TVE do Rio (hoje TV Brasil).

Graduado em Letras, mestre em Comunicação, doutor em Linguística e Filologia, começou a carreira de professor em 1971, na Universidade Federal Fluminense. Lecionou ainda em Universidade Gama Filho, Universidade Estácio de Sá, Faculdades Hélio Alonso, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aposentou-se em 2006, como professor titular do Departamento de Jornalismo da UFSC, após 50 anos de atividade.

Formou gerações de jornalistas e produziu extensa bibliografia, que inclui 11 livros, 31 capítulos de livros, e diversos artigos. Suas obras são referência acadêmica das técnicas e da teoria do jornalismo.

A Fenaj, os Sindicatos dos Jornalistas de Santa Catarina e do Município do Rio de Janeiro distribuíram nota lamentando a perda. Lage participou de diversos eventos sindicais e, em 2010, durante o Congresso Nacional dos Jornalistas, em Porto Alegre, foi homenageado com a Comenda da Fenaj em reconhecimento por sua contribuição.

Páginas de fake news aumentaram durante o impeachment de Dilma e no governo Bolsonaro

Estudo indica que páginas de fake news cresceram em postagens e interações durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Estudo indica que páginas de fake news cresceram em postagens e interações durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Estudo realizado pela Universidade Positivo, de Curitiba, indicou que páginas do Facebook propagadoras de notícias falsas começaram a ter crescimento em postagens e interações durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Publicada pela Folha de S.Paulo, a pesquisa analisou páginas apontadas como disseminadoras de desinformação no relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, publicado em abril de 2020. Para isso, foram utilizados dados do CrowdTangle, ferramenta que o próprio Facebook disponibiliza para o monitoramento de interações na rede social.

Foram analisadas publicações e interações de 27 páginas do Facebook de 2010 a 2020.

Os pesquisadores identificaram momentos-chave para a ampliação da influência dessas páginas: início do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, em dezembro de 2015; impeachment da presidente Dilma Rousseff, em agosto de 2016; início da propaganda eleitoral, em agosto de 2018; vitória de Jair Bolsonaro na eleição à Presidência, em outubro de 2018; início do mandato de Jair Bolsonaro, em janeiro de 2019; e início da pandemia de Covid-19 no Brasil, em março de 2020.

Os dois momentos de maior efervescência das páginas apontados no estudo são os primeiros meses de mandato de Bolsonaro, em 2019, e o início da pandemia de Covid-19 no Brasil, em março de 2020. As interações alcançam o ápice após a Polícia Federal cumprir mandatos relacionados ao inquérito das fake news. Depois disso, há tendência de queda nas postagens e interações.

Os pesquisadores também identificaram a desativação em massa da grande maioria das páginas identificadas no relatório da CPMI. De um total de 843, 741 não existiam mais quando a pesquisa começou.

 

Portal R7 inaugura nova redação

O portal R7 inaugurou sua nova redação em Brasília, com uma equipe de 30 profissionais focados na produção de reportagens e conteúdos.
O portal R7 inaugurou sua nova redação em Brasília, com uma equipe de 30 profissionais focados na produção de reportagens e conteúdos.

O portal R7 inaugurou em 23/8 sua nova redação em Brasília, que abrigará uma equipe de 30 profissionais, entre jornalistas, editores de vídeo, redatores e designers gráficos, focados na produção de reportagens e conteúdos multimídia. “A missão é fazer um jornalismo ágil e de qualidade, compromisso do Grupo Record”, diz o portal sobre a novidade. Ainda segundo a empresa, a equipe da nova redação estará nos principais ambientes de Brasília em busca de boas histórias, informações exclusivas e bastidores. Haverá setoristas no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional, no Supremo Tribunal Federal, nos principais ministérios e na Polícia Federal. O portal oferecerá conteúdo multimídia e multiplataforma. Os repórteres terão kits com notebooks, smartphones e microfones, para permitir que a informação chegue em tempo real ao leitor em diversos formatos.

A integração entre os vários veículos do Grupo Record será um dos diferenciais da nova redação. A produção será compartilhada entre plataformas, com atuação também de profissionais da TV. Colunistas e blogueiros reforçam a produção da redação. Augusto Nunes trará notícias exclusivas dos bastidores do poder e análises com credibilidade. Christina Lemos, âncora do Jornal da Record, também assina coluna em que apresenta informações de Brasília em primeira mão. Repórter do Jornal da RecordThiago Nolasco mantém blog no portal com notícias e análises aprofundadas da política nacional.

Em franca expansão no mercado, o portal R7 também lançou há pouco o MonitoR7, plataforma de checagem de notícias que identifica as fake news com publicações diárias, origem da circulação das notícias falsas, além de checagem de dados e verificações de informações.

Abraji disponibiliza documentos de interesse público em ferramenta do Google

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) é curadora do projeto Pinpoint no Brasil, nova ferramenta de pesquisa gratuita do Google desenvolvida para jornalistas. A entidade disponibilizou duas grandes coleções de documentos de interesse público na plataforma: sobre a CPI da Pandemia e sobre o inquérito 4.828, que investiga manifestações antidemocráticas.

A ideia é facilitar o acesso a essas informações, e permitir que os jornalistas utilizem todas as funcionalidades do Pinpoint, que incluem a identificação automática de nomes de pessoas, locais e empresas mencionadas em documentos escritos e áudios, através de inteligência artificial, de modo a que os profissionais de imprensa ganhem tempo e eficiência.

A plataforma funciona da seguinte maneira: para saber quais documentos citam o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, por exemplo, basta digitar o nome dele na caixa de buscas e o Pinpoint destaca todos os arquivos nos quais o nome de Pazuello aparece. O mesmo funciona com nomes de empresas, instituições e qualquer tipo de localização geográfica (cidades, rodovias, CEPs etc.).

A plataforma consegue também transcrever áudios, facilitando a busca por arquivos que citam determinado nome ou lugar. A Abraji planeja divulgar, mensalmente, duas novas coleções de arquivos de interesse público no Pinpoint.

Em outros países, The Washington Post, Big Local News e DocumentCloud também são curadores do projeto. Além disso, várias redações ao redor do mundo já usam a ferramenta. O norte-americano The Boston Globe recebeu o Pulitzer por uma reportagem que utilizou o Pinpoint durante a investigação.

Para esclarecer dúvidas e mandar sugestões, basta escrever para pinpoint.abraji@abraji.org.br.

Morre o repórter fotográfico Roberto Stuckert, aos 78 anos

Morre o repórter fotográfico Roberto Stuckert, aos 78 anos

Morreu em Brasília nessa segunda-feira (23/8) o repórter fotográfico Roberto Stuckert, aos 78 anos, vítima de insuficiência cardíaca. O velório foi realizado nesta terça-feira (24/8), no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.

Stukão, como era conhecido, trabalhou em diversas publicações e foi o fotógrafo oficial de João Figueiredo, último general presidente do Brasil. Seu filho, o também fotógrafo Ricardo Stuckert, homenageou o pai em suas redes. As de Roberto, Brenda e Rafaela Stuckert também prestaram suas homenagens ao avô.

Ricardo escreveu que sempre admirou “o profissionalismo, a dedicação, a devoção à família” e revelou que aprendeu a fotografar com o pai: “Um dos primeiros presentes que ganhei dele, ainda criança, foi uma máquina fotográfica. Ele me entregou e disse: ‘Rico, aqui tem a minha vida e você vai aprender a olhar o mundo por este visor'”.

Ricardo, assim, como o pai, também foi fotógrafo oficial da Presidência da República, no caso, do governo Lula. Em julho deste ano, morreu o irmão de Roberto, Rodolfo Stuckert, que nos anos 1970 e 1980 fotografou os chefes do Executivo de Brasília e em seguida iniciou trajetória na Câmara Federal, onde foi responsável pelo registro fotográfico dos presidentes da Casa.

Google lança guia para startups de jornalismo digital

Iniciativa global do Google, visa a apoiar com um investimento os veículos de notícias que atendem a comunidades sub-representadas.
Iniciativa global do Google, visa a apoiar com um investimento os veículos de notícias que atendem a comunidades sub-representadas.

A Google News Initiative disponibilizou a versão em português do Playbook de Startups da Google News Initiative, guia com dicas para startups de jornalismo digital que prioriza a criação de negócios economicamente sustentáveis. O conteúdo é gratuito e pode ser acessado aqui.

O documento, que será constantemente atualizado, é dividido em seis capítulos: Uma introdução às startups de jornalismoDefina o problema que você está tentando resolver, Construir e medir seu produto mínimo viável (MVP)Identifique a missão e os valores que irão guiá-loFaça um plano de negócios para a sua ideia e Defina o sucesso para o seu negócio.

O guia oferece também modelos e recursos para o desenvolvimento do negócio, como media kits, planos de negócios, exemplos de contratos para freelances, e templates para contratos publicitários.

A plataforma foi desenvolvida com base em edições anteriores do GNI Startup Lab, programa de aceleração de startups jornalísticas da Google News Initiative. No Brasil, o projeto, que teve início em outubro do ano passado e encerrou sua primeira turma em maio de 2021, acelerou dez organizações jornalísticas: Agência BORI, Agência Tatu, Alma Preta, AzMina, Fervura, São Paulo para Crianças, Galápagos, Núcleo Jornalismo, MyNews e Ponte Jornalismo.

Disney recontrata jornalistas dispensados no fim de 2020

A Disney decidiu recontratar alguns profissionais que foram dispensados do Fox Sports no fim de 2020, durante a fusão com a ESPN.
A Disney decidiu recontratar alguns profissionais que foram dispensados do Fox Sports no fim de 2020, durante a fusão com a ESPN.

A Disney decidiu recontratar alguns profissionais que foram dispensados do Fox Sports no fim de 2020, durante a fusão com a ESPN. A decisão se dá em função da alta demanda de eventos esportivos ao vivo do Star+, streaming que estreia em 31 de agosto. Serão exibidos pelo menos 50 jogos de futebol em todos os finais de semana.

Até 23/8, estavam de volta Rodrigo Cascino e Sylvio Bastos. Outros jornalistas devem receber propostas nas próximas semanas.

Segundo o Notícias da TV, Cascino, narrador que trabalhou no Fox Sports de 2014 a 2020, e Bastos, comentarista de tênis, já assinaram novos contratos e vão estrear em breve nos canais esportivos da empresa norte-americana.

A plataforma fará a narração em português de jogos dos principais times estrangeiros, principalmente nos campeonatos Espanhol, Inglês, Italiano e Francês, estes dois últimos adquiridos recentemente. Na televisão linear, serão três jogos transmitidos para o público.

Os alvos das convocações da Disney são apenas profissionais com os quiais não tem pendências judiciais. No fim de 2020, a empresa não renovou com pelo menos 30 nomes que trabalhavam no Fox Sports. Outros, que tinham contrato ainda em vigor até o fim de 2022, foram dispensados.

Por causa disso, profissionais como José Ilan, Paulo Lima e Flávio Gomes processam a empresa na Justiça do Trabalho pedindo indenização e reconhecimento de direitos trabalhistas. A Disney pretende chamar outros profissionais para discutir uma recontratação.

Evento digital da Aberje discutirá comunicação para a diversidade

Encontro gratuito debaterá como engajar o público interno em um cenário de diversidade e inclusão

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) promoverá na próxima segunda-feira (30/8), a partir das 10h, a primeira edição do Lab de Comunicação para a Diversidade. O encontro discutirá como as empresas têm tratado e trabalhado internamente as questões de inclusão, desde a linguagem da comunicação interna, até a divulgação de programas e a criação de comitês.

Com inscrições gratuitas, o debate terá duração aproximada de duas horas e contará com as participações de Cristiane Alves, coordenadora de Projetos Sociais no Instituto 3M; Crislaine Costa, gerente de Comunicação Corporativa na Uber Brasil; Leonardo Barbosa, head de Gestão e Desenvolvimento de Talentos, Diversidade & Inclusão e Design Organizacional para a Stellantis América do Sul; Maria Julia Azambuja, superintendente de Atração, Seleção e Diversidade no Itaú Unibanco; e Lari Kujavo, gerente de Comunicação de Marca na Novartis.

Confira a programação.


E você, já participou do censo que mostrará o Perfil Racial da Imprensa Brasileira?

O estudo tem como objetivo medir a presença de todas as raças no Jornalismo brasileiro com vistas a permitir, a partir desse conhecimento, o planejamento e a implementação de políticas afirmativas de diversidade e inclusão nas redações jornalísticas.

Participe!

ABI repudia censura a reportagens do blog de Malu Gaspar (O Globo)

ABI repudia censura a reportagens do blog de Malu Gaspar (O Globo)

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) repudiou a decisão do juiz Manuel Amaro de Lima, da 3ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho do Amazonas, que mandou retirar do blog de Malu Gaspar (O Globo) reportagens sobre inconsistências e suspeitas de fraude em ensaio clínico da proxalutamida, remédio sem eficácia comprovada contra a Covid-19.

A decisão, que atende a um pedido de Luis Alberto Saldanha Nicolau – diretor da rede de hospitais Samel, uma das patrocinadoras do estudo –, proíbe também a publicação de qualquer outro conteúdo sobre o assunto em O Globo, sob pena de multa. Nicolau afirmou que as reportagens ofendem sua “honra, imagem e reputação”.

Em nota assinada por Paulo Gerônimo, presidente da ABI, a entidade escreveu que “decisões recorrentes do Supremo Tribunal Federal têm reafirmado a inconstitucionalidade de decisões, quase sempre de juízes de 1º grau, de censura a matérias jornalísticas. A ABI se solidariza com Malu Gaspar e com o Grupo Globo, e tem certeza que mais este ato censório será derrubado por instâncias superiores da Justiça”.

O Globo também se pronunciou sobre o caso, explicando que as reportagens foram baseadas em uma investigação independente do repórter Johanns Eller, a partir de documentos públicos divulgados pela própria equipe do estudo. O Globo destaca ainda que as irregularidades também foram retratadas por veículos científicos como a revista Science e outros internacionais, como BBC e Reuters.

O Globo declarou que está recorrendo da decisão, considera a censura algo inconstitucional e sustenta que o conteúdo das reportagens é de interesse público: “A decisão de impedir a sua circulação e proibir a divulgação de novas informações a respeito do tema interdita o debate a respeito da controversa eficácia da proxalutamida no tratamento da Covid-19”.

Baioque Conteúdo chega ao mercado de comunicação digital

Baioque Conteúdo chega ao mercado de comunicação digital

Os profissionais de comunicação Luiz Fujita, Newman Costa e Tainah Medeiros lançaram a Baioque Conteúdo, empresa de produção de conteúdo digital para diferentes plataformas por meio de textos, vídeos e podcasts. O objetivo da empresa é dar visibilidade estratégica a profissionais, marcas e produtos.

Fujita é diretor de Jornalismo, Costa é diretor de Audiovisual e Tainah está à frente da Comunicação da empresa. O nome da produtora faz referência à música de Chico Buarque, “que mistura baião e rock, um símbolo para a mistura e a diversidade, além de uma homenagem a um grande ídolo dos sócios”, diz a empresa em comunicado.

“Somos um país diverso, com pluralidade de vozes e cultura, mas sem igualdade nos acessos”, diz Tainah. “A Baioque nasceu estruturada na democratização do conhecimento, na consciência social e na importância de produzir conteúdo com responsabilidade frente a essa maré de fake news”.

Os três fundadores trabalharam juntos, por mais de dez anos, à frente das redes digitais de Drauzio Varella, em projetos de conteúdo com marcas como Asics, Uber, SmartFit, YouTube, Tena, Roche, Novartis e Merck. Nesse período, a equipe conquistou nove prêmios em comunicação digital, como o Influency.me (2018) e o Prêmio Influenciadores Digitais (2016, 2017, 2018 e 2020).

pt_BRPortuguese