O Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira analisa os resultados de quase 200 prêmios de jornalismo, do Brasil e do Mundo, e atribui pontuações aos jornalistas para cada premiação conquistada. Os pontos variam de 10 a 100, de acordo com relevância histórica, amplitude de temas e abrangência geográfica, e são considerados na totalidade para premiações individuais, e pela metade para trabalhos em equipes.

Apenas conquistas para 1º lugar são consideradas pela pesquisa, deixando de fora possíveis reconhecimentos para 2º e 3º colocados, ou menções honrosas. Em casos de premiações duplicadas, quando uma mesma reportagem conquista o prêmio em uma categoria de alguma premiação e em seguida é consagrada vencedora do Grande Prêmio da mesma iniciativa, apenas o prêmio principal (Grande Prêmio) é considerado.

As premiações são divididas a partir de dois grupos principais (Geográfico e Temático), conforme detalhado abaixo:

  1. Geográfico:
  • Global: Concorrem com profissionais de todo o mundo;
  • Continental: Iniciativas destinadas ao Jornalismo nas Américas;
  • Nacional: Concorrem profissionais de todo o País;
  • Regional: Destinada a premiações divididas por regiões brasileiras;
  • Local: Iniciativas estaduais, municipais ou macrorregionais dentro de um único estado;
  • Interno: Premiações de veículos ou grupos de Comunicação.
  1. Temático:
  • Geral: Premiações e homenagens que não fazem distinção de tema;
  • Específica: Premiações e homenagens direcionadas a determinadas editorias (Economia, Meio Ambiente, Política etc.);
  • Institucional: Premiações e homenagens com foco em temas pré-determinados por entidades e empresas organizadoras, que se beneficiam diretamente do assunto retratado;

Pelos seus valores históricos para o Jornalismo brasileiro, os prêmios Esso e Embratel contam com pontuação específica própria.

Vale destacar que todas as informações contidas no ranking são inseridas a partir de uma dupla conferência, que analisa o resultado oficial divulgado pelas organizações dos prêmios e compara com as reportagens premiadas, aumentando a precisão em relação aos jornalistas consagrados, principalmente em caso de reportagens em equipe.

“Ainda assim, como nem sempre temos acesso a todo o conteúdo premiado, eventualmente algumas informações referentes a trabalhos em equipe podem aparecer incompletas”, explica o coordenador da pesquisa Fernando Soares.

Confira na tabela, o sistema completo, com as respectivas pontuações destinadas a cada categoria:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments