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quinta-feira, novembro 13, 2025

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Franz Vacek deixa a RedeTV após quase 18 anos

Franz Vacek deixa a RedeTV após quase 18 anos

Em comunicado que circulou na semana passada, a RedeTV anunciou a saída de Franz Vacek após quase 18 anos de casa. Ele atuava desde 2014 como superintendente de Jornalismo, Esporte e Digital da emissora.

Franz chegou à RedeTV em 2005, para cobrir férias no Departamento de Jornalismo, e acabou sendo efetivado. Como repórter, fez coberturas marcantes, como o desastre da TAM ao vivo. Em 2008, foi o primeiro correspondente internacional da emissora e tornou-se repórter de guerra. Visitou dezenas de países, incluindo nações em situações extremas, presenciando diversas catástrofes. Teve até o carro metralhado na Líbia.

Cobriu também a seleção brasileira em diversas ocasiões e as Olimpíadas de Londres. Em Paris, foi responsável pela negociação que permitiu que o sinal da RedeTV chegasse à França, pela operadora Orange. Em 2014, retornou ao Brasil e foi promovido ao cargo de Superintendente de Jornalismo, Esporte e Digital.

Pelo conjunto da obra à frente do Jornalismo da RedeTV, recebeu o título de Chevalier de L’Ordre des Arts et des Lettres. Em 2020, ganhou o Prêmio de Segurança Humana, na categoria Imprensa, por seu trabalho como repórter de guerra e correspondente internacional.

Leia também:

CNN Brasil chega às antenas parabólicas

Sindicato denuncia pressão editorial contra jornalistas da CNN Brasil

A CNN Brasil chegou às antenas parabólicas. A emissora comprou uma frequência e está agora disponível em domicílios com antenas, principalmente no interior do Brasil. A ideia é aumentar a audiência do canal ao chegar aos cerca de 35 milhões de domicílios que recebem sinais de TV pelo sistema de parabólicas.

O sinal está disponível no kit de recepção digital da banda KU. O aparelho substituiu o antigo sinal, que será usado na expansão do 5G no Brasil. O número do canal é o mesmo da TV por assinatura, 577.

João Camargo, chairman executivo da CNN, colocou como um dos objetivos de sua gestão a entrada da CNN na TV aberta. As negociações com emissoras na Grande São Paulo não avançaram, então a parabólica foi vista como alternativa, mas a CNN segue com a intenção de alcançar o público da TV aberta.

Terminam nesta terça-feira (28/2) as inscrições para o 2º Concurso de Jornalismo sobre segurança no trânsito

Termina nesta terça-feira (28/2) o período de inscrições para a segunda edição do Concurso de Jornalismo Trânsito Seguro, promovido pela Honda. O objetivo é disseminar o conhecimento e a conscientização sobre a segurança viária ao fomentar a participação de profissionais envolvidos na cadeia de informação. A empresa acredita que esses conteúdos têm potencial de influenciar as pessoas e trazer uma contribuição social positiva para um trânsito mais seguro.

São elegíveis conteúdos de cunho jornalístico que estejam relacionados ao desenvolvimento de tecnologias, dimensão comportamental e aspectos relevantes ao ecossistema do trânsito.

Os materiais devem ter sido publicados entre 1 de janeiro de 2022 e 28 de fevereiro de 2023. A premiação divide-se em duas categorias: Texto (Impresso e Online) e Audiovisual (rádio, TV, podcast, redes sociais e plataformas de video). Cada categoria terá um único vencedor, que será premiado com o valor de R$ 20 mil.

Os interessados em participar devem conferir o regulamento e realizar as inscrições pelo site www.concursotransitoseguro.com.br até esta terça-feira, 28 fevereiro. Os trabalhos serão julgados por uma comissão determinada pela Honda e formada por profissionais ligados a segurança no trânsito e mobilidade urbana.

Primeiro turno dos +Admirados da Imprensa Automotiva termina nesta quinta-feira (2/3)

Com vocês os +Admirados da Imprensa Automotiva 2023

Termina nesta quinta-feira (2/3) o primeiro turno da eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2023. Nesta fase, os eleitores poderão indicar livremente até cinco profissionais e publicações mais admirados em 12 categorias: Jornalista (Geral, Duas Rodas e Veículos Comerciais), Colunista, Influenciador Digital, Áudio (Podcast), Áudio (Rádio), Jornal, Revista, Site, Vídeo (Canal/Redes Sociais) e Vídeo (Programa de TV).

Já a categoria Projeto Especial, que reconhecerá uma iniciativa inovadora criada por profissionais ou publicações do setor automotivo, recebe inscrições até 17 de março.

A eleição conta com os patrocínios de Bosch, General Motors e Honda, e apoios de Volkswagen, VWCO e Press Manager. Mais informações com Vinicius Ribeiro (vinicius@jornalistasecia.com.br).

InfoAmazonia reúne veículos de comunicação para enfrentar desertos de notícias

O Rede Cidadã reúne veículos amazônicos e mapeou organizações nos nove estados da Amazônia Legal para instigar coprodução de reportagens.
InfoAmazonia

Com objetivo de diminuir os desertos de notícias socioambientais na Amazônia, o InfoAmazonia, em parceria com o site Vocativo, criou o projeto Rede Cidadã, que reúne veículos amazônicos e mapeou organizações nos nove estados da Amazônia Legal para instigar coprodução de reportagens.

Débora Menezes, coordenadora do projeto, ressalta que o InfoAmazonia utiliza dados aprofundados e mapas para contar histórias sobre a Amazônia. As parcerias possibilitam o acesso a narrativas e personagens locais que dificilmente seriam abordados sem o projeto.

“É nessa linha que queremos trabalhar: coproduzir cada vez mais reportagens com quem está atuando diretamente na Amazônia”, afirma.

O primeiro passo da Rede Cidadã foi a elaboração do Mapa Vivo de Mídias da Amazônia, com dados dos veículos de comunicação dos nove estados da Amazônia Legal que abordam temas socioambientais. O levantamento foi feito a partir de bases de dados e coletas complementares, identificando conteúdos sobre meio ambiente publicados durante janeiro e dezembro de 2021.

Entidades ignoram inquérito e defendem Jovem Pan contra campanha de desmonetização

Jovem Pan reformula equipe de jornalismo

Entidades representativas dos setores de imprensa, rádio e televisão condenaram a campanha de desmonetização da Jovem Pan, realizada desde dezembro pelo grupo Sleeping Giants Brasil. O projeto realiza campanhas nas redes sociais para que empresas deixem de patrocinar canais e veículos que propagam desinformação e discurso de ódio.

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) classificou a campanha como “intimidação contra veículos de comunicação”. A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) descreveu o caso como “inequívoca ação de intimidação” que não representa o “caminho adequado para o aprimoramento de nossa sociedade, da liberdade de expressão e de imprensa, e do Estado Democrático de Direito”.

A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (Aesp) repudiou o “ataque e boicote aos veículos de comunicação”, e acusou o Sleeping Giants de constranger empresários e anunciantes.

Vale lembrar que o Ministério Público Federal (MPF) instaurou em janeiro um inquérito contra a Jovem Pan devido a conteúdos propagados em programas da emissora que teriam contribuído para incitar os ataques golpistas às sedes dos três Poderes, em Brasília.

A Jovem Pan alega que é vítima de perseguição e pede o fim da campanha de desmonetização e a remoção de todo o conteúdo sobre o assunto publicado na internet.

Agência Mural e Greenpeace lançam série sobre crise climática em periferias

A Agência Mural, em parceria com o Greenpeace, lançou o Tamo em Crise, série de reportagens e podcasts sobre a crise climática.
A Agência Mural, em parceria com o Greenpeace, lançou o Tamo em Crise, série de reportagens e podcasts sobre a crise climática.

A Agência Mural, em parceria com o Greenpeace, lançou Tamo em Crise, série de cinco episódios de reportagens e podcasts sobre justiça climática, que mostra como as periferias são impactadas pela crise do clima.

A série aborda as consequências da crise climática nas periferias e como isso agrava as desigualdades. Além disso, ressalta a necessidade de falar com as pessoas que são mais impactadas pelo tema.

As produções têm a premissa de falar como as populações periféricas dos centros urbanos são impactadas pelas consequências da crise climática, com subtemas pensados a partir de relatos de moradores de periferias de São Paulo. As reportagens são publicadas na editoria Sobre-viver e nas redes sociais da Agência Mural e do Greenpeace Brasil.

Déborah Oliveira assume Diretoria de Conteúdo e Relações Públicas da IT Mídia

Déborah Oliveira assume diretoria de Conteúdo e Relações Públicas da IT Mídia

A IT Mídia anunciou o retorno de Déborah Oliveira, profissional que atuou na empresa por quase sete anos. Ela assume a Diretoria de Conteúdo e Relações Públicas do grupo e será responsável pela reformulação do portal IT Mídia e pela curadoria de eventos do IT Forum.

Déborah comentou sobre o novo desafio: “Vamos criar conteúdo focado em conhecimento, dar mais voz aos executivos de tecnologia. Queremos desenvolver uma plataforma que integre portal e eventos, criando uma jornada única do conhecimento”.

Ela foi repórter de tecnologia nas revistas Computerworld Brasil, CIO Brasil, IDG Now, Mac World e PC World. Tem 17 anos de experiência no mercado, em áreas editoriais, de comunicação e marketing estratégico, com expertise em liderança de projetos, planejamento e estratégia de comunicação, além de análises de mercado e consumo.

Déborah deixou a IT Mídia em 2020, quando ocupava o cargo de editora e gerente-executiva de Conteúdo, para se tornar diretora de Marketing da Plusoft.

Para Vitor Cavalcanti, Chief Knowledge Officer (CKO) da IT Mídia, “a chegada da Déborah mostra nossa disposição de dobrar a aposta em conteúdo, com reestruturação da área, reforçando nossa jornada de conhecimento, que passa não apenas pelo IT Forum, como também por novos produtos e pela plataforma Eu Capacito, marketplace de cursos gratuitos em tecnologia”.

Justiça condena Augusto Nunes e Jovem Pan por ofensas a Kiko Nogueira

Justiça condena Augusto Nunes e Jovem Pan por ofensas a Kiko Nogueira

A Justiça de São Paulo condenou o comentarista Augusto Nunes e a Jovem Pan por ofensas ao jornalista Kiko Nogueira, diretor do blog Diário do Centro do Mundo. Eles deverão pagar uma indenização de R$ 15 mil, acrescidos de juros e correção monetária. Cabe recurso da decisão.

Em 2018, durante o programa Os Pingos nos Is, Nunes, que à época era comentarista da Jovem Pan, disse que Kiko Nogueira havia sido demitido da editora Abril por “assédio a uma funcionária”. Um dia antes da declaração, Kiko publicou em seu blog um texto no qual chamava Nunes de “jornalista de extrema direita”.

No processo contra Nunes e a Jovem Pan, Kiko declarou que era uma pessoa de “princípios” e “jamais abusaria sexualmente de uma colega de trabalho. Realmente o blog equivocou-se ao tratar Augusto Nunes como jornalista de extrema direita, afinal, não se trata de um jornalista aquele que se presta a criar factoides e proliferar mentiras”, declarou.

Em sua defesa, Nunes disse que “apenas contou um fato jornalístico, envolvendo pessoas de exposição pública”, citando o direito do sigilo à fonte. Disse também que nunca falou sobre “assédio sexual”, e sim sobre “assédio”. Já a Jovem Pan declarou que o comentarista exerceu o direito de crítica e não ofendeu Kiko Nogueira.

Nunes e a Jovem Pan venceram o processo em primeira instância, mas Kiko recorreu da decisão. Agora, a desembargadora Ana Zomer, relatora do processo no Tribunal de Justiça, disse que Nunes “desrespeitou a correta prática jornalística, tratando do assunto de forma leviana, sem publicar informações objetivas e contextualizadas”.

Núcleo Jornalismo lança primeira comunidade brasileira de jornalismo no Discord

Núcleo Jornalismo lança primeira comunidade brasileira de jornalismo no Discord

O Núcleo Jornalismo lançou o NucleoHub, comunidade na plataforma de mensagens Discord aberta para jornalistas brasileiros. Nela, os participantes, entre repórteres, comunicadores científicos e entusiastas da tecnologia, encontram canais temáticos, como “jornalismo político”, “redes e seo” e “jornalismo e tecnologia” para trocarem mensagens sobre esses temas. Os participantes podem ainda mandar sugestões de pautas para a redação do Núcleo ou de temas para a Garimpo, newsletter do Núcleo sobre assuntos mais populares das redes sociais.

Segundo o Núcleo, o Discord foi escolhido para o projeto por sua versatilidade: diferentemente de aplicativos Telegram ou o WhatsApp, o Discord tem ferramentas mais complexas de criação e gestão de comunidades, não tem limite de participantes e os organizadores conseguem controlar mais facilmente os canais e as conversas.

“A gente percebeu que não havia tantos espaços de troca entre jornalistas sem que fosse um ambiente competitivo”, explica Luiza Bodenmüller, gerente de comunidades do Núcleo. “Queríamos começar a fomentar essa cultura, não só entre leitores, mas também pessoas que são nossas fontes, outros jornalistas, estudantes, comunicadores científicos, que são um foco importante do veículo, e por aí vai”.

Confira mais informações e participe da comunidade aqui.

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