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+Admirados do Agronegócio: primeiro turno termina na quinta-feira (18/4)

Conheça os +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2023
+Admirados da Imprensa do Agronegócio 2023

Termina na quinta-feira (18/4) o primeiro turno da eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2024. Em sua quarta edição, a iniciativa reconhecerá os profissionais e publicações mais respeitados do agro pela visão de jornalistas, profissionais de comunicação e público em geral. Os jornalistas e veículos classificados para o segundo turno serão divulgados em edição especial na próxima semana.

Neste ano, além dos TOP 30 +Admirados Jornalistas do setor, serão homenageados os TOP 3 mais votados em oito categorias temáticas: Agência de Notícias, Áudio (Programa de Rádio/Podcast), Programa de TV (Mídia Geral), Programa de TV (Mídia Especializada), Canal de Vídeo (YouTube/Instagram), Site, Veículo Impresso e Veículo Impresso Especializado.

O primeiro turno é de livre indicação. O eleitor poderá sugerir até cinco profissionais ou publicações em cada categoria e os mais citados serão classificados para a segunda fase. Para participar, basta acessar o link e preencher um rápido cadastro.

A eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2024 tem patrocínio de Cargill, Mosaic Fertilizantes, Syngenta e Yara, apoio de Elanco, Portal dos Jornalistas e Press Manager, colaboração de BRF e Lavoro, e apoio Institucional da Rede Agrojor. Ainda há cotas disponíveis para empresas e entidades que queiram associar suas marcas à premiação. Mais informações com Vinicius Ribeiro ([email protected]).

Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde 2024 abre inscrições

Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde 2024 abre inscrições

Estão abertas até 10 de junho as inscrições para o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde 2024, que vai premiar trabalhos jornalísticos sobre temas relacionados à saúde e à ciência. Neste ano, poderão ser inscritas reportagens de jornalistas que trabalham em Espanha e Estados Unidos, desde que os autores sejam ibero-americanos e os trabalhos tenham sido publicados originalmente em espanhol ou português.

As categorias do prêmio são Jornalismo Digital, Jornalismo Sonoro e Cobertura, além de menções honrosas nas categorias Desafios ao atendimento de saúde e Jornalismo de Soluções. As reportagens inscritas devem abordar um dos seis temas: desafios para o atendimento médico; prevenção, diagnóstico e atenção primária; inovações na área da saúde; reformas de políticas públicas para melhorar a assistência médica; mulheres e saúde; e ações comunitárias para a saúde.

A cerimônia de premiação será realizada em outubro, durante o Roche Press Day, em Miami, nos Estados Unidos. O vencedor de cada categoria participará com todas as despesas pagas do Festival Gabo 2025, em Bogotá, na Colômbia, e receberá um troféu e um certificado. Mais informações e inscrições aqui.

Digital Media Américas 2024 premia veículos brasileiros

A Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA) anunciou os vencedores do Digital Media Américas 2024, que premia os melhores trabalhos jornalísticos das Américas do Norte, Central e do Sul. Veículos brasileiros estão entre os premiados.

Na categoria Melhor Site (local/pequeno), o vencedor foi o The Brazilian Report por seu trabalho de disponibilizar, em língua inglesa, informações sobre os principais acontecimentos e assuntos do Brasil, incluindo política, economia, sociedade, eventos, entre outros.

Em Melhor visualização de dados (local/pequeno), o ganhador foi o projeto Sumaúma, com a reportagem interativa Pessoa-Árvore, que mostra a história de uma árvore amazônica cuja vida foi tirada para que seu corpo fosse transformado em mobília. A ideia é conscientizar o leitor sobre os impactos do desmatamento para o meio ambiente.

Na categoria Melhor uso de vídeo (local/pequeno), o vencedor foi o Projeto #Colabora com a iniciativa LGBT+60: Corpos que resistem, que conta histórias, experiências, conquistas e frustrações de idosos LGBT+, de diferentes gêneros e origens sociais.

E Melhor estratégia de assinatura digital/receita de leitores, o vencedor foi o UOL Prime, do UOL. Lançado em 2023, a iniciativa oferece, com tratamento diferenciado, as melhores histórias apuradas pela redação do UOL, desde a concepção até o desenvolvimento do produto, passando pela melhor forma de contar aquela história.

O chatbot FátimaGPT, de Aos Fatos, venceu duas categorias: Melhor uso de IA na redação (local/pequena) e Melhor projeto de verificação de fatos (local/pequeno). O projeto visa a informar e educar os leitores sobre riscos e potenciais danos da Inteligência Artificial, além de mostrar aos jornalistas como é possível usar a tecnologia de forma responsável e ética.

A Agência Lupa venceu a categoria Melhor campanha publicitária nativa (local/pequena) com a iniciativa Mitos e verdades sobre obesidade e diabetes. A empresa de saúde dinamarquesa Novo Nordisk contratou a Lupa para combater a desinformação e notícias falsas sobre obesidade e diabetes.

E o Amazon Underworld venceu a categoria Melhor Projeto de Jornalismo (Local/Pequeno). Investigação colaborativa de InfoAmazonia (Brasil), La Liga Contra el Silencio (Colômbia) e Armando.Info (Venezuela), o projeto criou um mapa interativo sobre a presença de grupos armados e economias ilícitas nas regiões fronteiriças dos países amazônicos.

ESPN renova com comentaristas e narradores

ESPN renova com comentaristas e narradores

A ESPN promoveu a renovação do contrato de diversos profissionais, entre eles o comentarista Mauro Neves e o narrador Fernando Nardini. As informações são do F5, da Folha de S.Paulo.

Na emissora desde 2020, Mauro integra a bancada de comentaristas do ESPN FC 2ª Edição. Aos 64 anos, acumula vários trabalhos na área esportiva, incluindo a cobertura de sete edições da Copa do Mundo.

Nardini, responsável por narrar futebol e tênis americano, tornou-se destaque com a cobertura in loco da última edição do Super Bowl no canal. Com a renovação, ele deverá ganhar mais espaço em grandes competições esportivas, como na Libertadores e na Copa Sul-Americana.

Além deles, estão na lista de renovações os comentaristas Vitor Birner, Pedro Ivo Almeida, Ubiratan Leal e Sylvio Bastos.

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Morre Afonso Monaco, repórter do Domingo Espetacular, aos 78 anos

Morre Afonso Monaco, repórter do Domingo Espetacular, aos 78 anos

O repórter Afonso Monaco faleceu na noite da última sexta-feira (12/4), aos 78 anos, vítima de um câncer, em São Paulo. Nos últimos 20 anos, o profissional atuou na equipe do Domingo Espetacular e foi responsável pela cobertura de casos relevantes, como o desaparecimento da menina Madeleine McCann, em Portugal, em 2007.

Ele iniciou a carreira profissional como químico de laboratórios, em 1970. Mais tarde, cursou ciências sociais na Universidade de São Paulo, quando decidiu se dedicar ao jornalismo. Monaco também trabalhou em programas da Globo, como Fantástico e Globo Rural.

Em nota de pesar, a Record destacou a admiração e gratidão pelo período trabalhado com o profissional: “Nos mais de 50 anos dedicados ao jornalismo, Afonso é um dos repórteres mais respeitados do Brasil emprestando sua credibilidade às matérias, que nos últimos anos estavam na Record. Seu compromisso com a verdade e sua paixão pelo jornalismo deixam um legado inestimável”.

Afonso deixa esposa, dois filhos e dois netos.

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InfoMoney fecha parceria de conteúdo com The New York Times, Harvard Business Review e Fortune

InfoMoney fecha parceria de conteúdo com The New York Times, Harvard Business Review e Fortune

O InfoMoney, publicação especializada em economia, investimentos e negócios, fechou uma parceria de conteúdo com o The New York Times Licensing Group para publicar reportagens de The New York Times, Harvard Business Review e Fortune.

Com a parceria, os leitores do InfoMoney passam a ter acesso a matérias e vídeos sobre economia global produzidos pelos três veículos internacionais. O objetivo da iniciativa é oferecer de forma gratuita aos seguidores do InfoMoney novos olhares sobre economia e finanças do dia a dia.

Do The New York Times, o InfoMoney publicará reportagens e análises da coluna e newsletter DealBook, do editor Andrew Ross Sorkin, que traz um olhar crítico sobre os mercados americanos e seus impactos na economia global.

Sob liderança de Mariana Segala, a equipe do InfoMoney selecionará artigos de Harvard Business Review e Fortune, com foco em temas que sejam de interesse da audiência brasileira, como mercado financeiro, inovação e políticas públicas que mexem com a agenda social e dos negócios.

“Os artigos e vídeos de The New York Times, Harvard Business Review e Fortune são uma retribuição à fidelidade de nossa audiência em diferentes plataformas, além de uma oportunidade de conquistar novos consumidores de informação interessados na mais qualificada cobertura de negócios realizada do mundo. Ganhamos todos”, declarou Segala, sobre a parceria.

Sindicato dos Jornalistas de SP comemora 87 anos com acervo de livros de Audálio Dantas

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) completa nesta segunda-feira (15/4) 87 anos de trabalho. Para celebrar o marco, a entidade realizará uma comemoração na quinta-feira (18/4), das 18h às 22h, no auditório Vladimir Herzog.

O evento será marcado pela incorporação de parte do acervo de livros de Audálio Dantas, ex-presidente do SJSP, à biblioteca Milton Bellintani, criada em 2023, que tem o objetivo de reunir obras diversas escritas por jornalistas. A biblioteca já tem cerca de 1,5 mil obras catalogadas e registradas.

Estarão presentes na festa familiares de Audálio Dantas, além de convidados especiais do SJSP. O evento será no Auditório Vladimir Herzog, na sede do sindicato (Rua Rego Freitas, 530, sobreloja, Vila Buarque – próximo ao Metrô República).

Abraji lança relatório sobre assédio judicial contra jornalistas

Abraji lança relatório sobre assédio judicial contra jornalistas
Tingey Injury Law Firm/Unsplash

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lançará o projeto Monitor de Assédio Judicial contra Jornalistas. O lançamento será feito durante a realização do debate O que é assédio judicial contra jornalistas? Como identificar, monitorar e combater, em 24/4, às 19h, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), em São Paulo. Nele, especialistas e profissionais discutirão o uso de perseguições judiciais como barreira para a liberdade de imprensa.

Apoiado pela Unesco, o monitoramento analisou e sistematizou episódios de assédio judicial sofrido por profissionais no Brasil. Com metodologia própria, que define o que é o assédio judicial e como identificá-lo, o relatório se concentra em casos cujo alvo sejam atividades jornalísticas em temas de interesse público.

Para a coleta de dados, consulta e construção, a iniciativa contou com a consultoria de Rafael Mafei, advogado e professor de Direito da USP e da ESPM, Tornavoz, Ajor, FMMSA, RSF e Palavra Aberta, entre outros. O objetivo do projeto é oferecer um meio público de acompanhamento e visibilidade para vítimas de ações judiciais abusivas.

Além de presencial, o evento será transmitido online pelo canal da Abraji no YouTube.

Leia também: ONU oferece workshop gratuito sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

ONU oferece workshop gratuito sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Organização das Nações Unidas (ONU) oferecerá na próxima terça-feira (16/4) um workshop gratuito para jornalistas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O evento acontecerá de forma online e presencial, em Teresina, no Piauí. Serão emitidos certificados aos participantes. O treinamento será ministrado por Luciana Bruno e Aline Bacelar, representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Enio Pontes, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e diretor de ciência e tecnologia do PROIFES-Federação.

Entre os temas abordados estão os 17 ODS e a Agenda 2030, com ênfase em energias renováveis e hidrogênio verde. Interessados em participar precisam credenciar-se até o fim desta sexta-feira (12/4) pelo e-mail [email protected].

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Pesquisa Jornalismo ESPM e Jornalistas&Cia mostra que um em cada quatro jornalistas no País não usa inteligência artificial no trabalho

AI generativa, jornalismo e democracia: relatório levanta antigas e novas preocupações

Em edição especial para celebrar o Dia do Jornalista, Jornalistas&Cia apresenta os resultados da pesquisa A Inteligência Artificial para Jornalistas Brasileiros, produzida pelo grupo de pesquisa Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas do Curso de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing, de São Paulo.

A pesquisa mostrou que a maioria dos jornalistas brasileiros usa a inteligência artificial (IA) no trabalho, porém sem receber treinamento sobre essa tecnologia. Apesar de ser adotada de alguma maneira em tarefas jornalísticas por mais da metade (56%) dos profissionais, uma parcela significativa da categoria (26,5%, um de cada quatro), diz não usar IA de nenhuma forma no seu trabalho.

Os objetivos da pesquisa são identificar o nível de conhecimento da inteligência artificial generativa por jornalistas atuantes no País e conferir o grau de conhecimento e de utilização de suas ferramentas na produção e nos negócios jornalísticos, bem como as preocupações que envolvem seu uso na atividade profissional. Os nomes dos participantes são mantidos em sigilo e os dados obtidos serão utilizados para trabalhos acadêmicos e para a produção de notícias sobre o tema no Jornalistas&Cia.

Na primeira fase do estudo, realizada de 19 de dezembro de 2023 a 24 de fevereiro último, 423 jornalistas responderam a um questionário online com 13 perguntas em escala Likert (com alternativas de concordância a discordância total com as perguntas). Entre os respondentes, há profissionais das cinco regiões do País, de 21 das 27 unidades da federação, de diferentes faixas etárias, áreas de atuação, funções e vínculos empregatícios.

Leia a edição na íntegra aqui.

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