Depois de atingir a marca de 100 mil acessos em sete meses no ar com seu Blog Gravatv24horas, Maurício Benassatto, diretor Superintendente da Archivo de Imagem & Som, lança nesta 2ª.feira (07/11) um novo blog regional da cidade de São Paulo, o Blog Zona Norte. A nova página irá reunir as histórias dos antigos moradores dos bairros que compõem a região, com fotos e vídeos da época, relatando o desenvolvimento industrial e comercial, além de trazer curiosidades e serviços diferenciados. ?Montamos a espinha dorsal do blog com várias indicações de serviços e informações da região. Já estamos desenvolvendo matérias e entrevistas mais aprofundadas. Por enquanto, é o que podemos chamar de ?pontapé inicial? para ver a bola correr de pé em pé?, afirma Benassato.
Sueli Reis passa a integrar time da Automotive Business
Sueli Reis (ex-Agência AutoData) começou na equipe da Automotive Business, comandada por Paulo Ricardo Braga. Ela se integrou ao grupo de produção de notícias online, formado pelos repórteres Giovanna Riato e Mário Curcio e pelo editor Pedro Kutney. Sua chegada atende ao crescimento dos negócios da empresa, que além do portal inclui a revista bimestral de mesmo nome, a AB WebTV e a organização de seminários. Os novos contatos de Sueli são suelireis@automotivebusiness.com.br e 11-5095-8888. Números ? Nos últimos seis meses, o volume médio de acessos ao portal da Automotive Business passou de 4 mil para 6 mil visitas únicas por dia; o número de páginas vistas alcança 800 mil/mês. A newsletter com os links das notícias do dia anterior é enviada diariamente, de 2ª a 6ª.feira, para 25 mil leitores cadastrados. E a revista Automotive Business é distribuída gratuitamente a cada dois meses para 13 mil destinatários do setor automotivo, incluindo fabricantes de veículos, fornecedores e distribuidores.
Aceesp cria Hall dos Notáveis
Wanderley Nogueira (Jovem Pan), José Silvério (Rádio Band) e Milton Neves (Rádio e TV Band e iG) passam a figurar no Hall dos Notáveis da Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo), criado para reconhecer cronistas que fizeram e fazem parte da história da crônica esportiva brasileira. Para integrá-lo é necessário conquistar três troféus da entidade na respectiva categoria profissional. A partir de então, o profissional passa a não mais concorrer aos prêmios do Troféu Aceesp. Em comemoração, o programa No Pique da Pan, de Wanderley, foi apresentado nesta 2ª.feira (31/10) diretamente da sede da associação, seguido por um coquetel, que contou com a presença de profissionais da Jovem Pan, membros da Aceesp e cinquenta ouvintes sorteados pela rádio. Em tempo: Já estão abertas as votações para o Troféu Aceesp 2011. No total são 10 categorias, a maioria divididas entre subcategorias: Televisão, TV por Assinatura e Rádio (Os três subdivididos em: Narrador(a), Comentarista, Repórter, Apresentador(a) e Equipe de Produção), Jornal (Colunista e Equipe), Internet (Site Esportivo, Melhor Blog Esportivo, Melhor TV Web e Melhor Rádio Web), Interior (Melhor Rádio, Melhor TV e Melhor Jornal), Revista Esportiva, Revelação, Ex-atleta (Comentarista/Colunista) e Assessoria de Imprensa. A votação está disponível no site da Aceesp, até 20 de novembro.
Nelson Breve é o novo presidente da EBC
A presidente Dilma Rousseff nomeou Nelson Breve como novo presidente da EBC, em substituição a Tereza Cruvinel, que comandou a instituição desde sua fundação, há quatro anos, e já havia pedido para ser substituída. Nascido em Ourinhos, no interior de São Paulo, e formado em Jornalismo pela ECA-USP, ele atuou na Rádio Eldorado e na Agência Estado. No Governo Federal, foi secretário de Imprensa da Presidência da República, posto em que respondeu pela gestão e execução das ações estratégicas de relacionamento com a imprensa nacional, internacional e regional, liderando equipe de cerca de 90 profissionais das áreas de assessoria, apoio operacional e administração. Na EBC desde abril deste ano, Breve era superintendente de Comunicação e Multimídia, unidade responsável pela potencialização dos recursos tecnológicos para distribuir em plataformas digitais os conteúdos dos veículos de comunicação da empresa. Como presidente da EBC, vai comandar 1.422 funcionários, sendo 902 efetivos, 140 contratados temporariamente e 380 comissionados, além de um orçamento anual de R$ 414 milhões.
TV Senado exibe documentário sobre Landell de Moura
A TV Senado transmite neste sábado (5/11) o documentário Padre Landell ? Fé na Ciência, produção que integra as comemorações dos 150 anos de nascimento do padre-inventor gaúcho Roberto Landell de Moura. Responsável por importantes descobertas na área das telecomunicações e primeiro cientista no mundo a transmitir voz humana sem fio a uma distância de oito quilômetros, na cidade de São Paulo, em 16 de julho de 1899. Com direção de Deraldo Goulart e produção de Lorena Maria, o documentário apresenta fatos curiosos da vida de Landell e mostra a herança que ele deixou para as ciências. O documentário tem participações de Ethevaldo Siqueira e Heródoto Barbeiro, da jornalista e senadora Ana Amélia Lemos, do biógrafo Hamilton Almeida, do presidente do Memorial Landell de Moura Ivan Dornelles, do radialista e ex-senador Sérgio Zambiasi e de dois grandes nomes da Comunicação no Brasil, Reynaldo Tavares e José Marques de Melo. A produção, uma parceria entre TV e Rádio Senado, vai ao ar às 21h30, com reapresentações no domingo (6/11), às 15h30, e no dia 12/11, às 20h30. Na Rádio Senado o programa estreia nesta 6ª.feira (4/11), às 18h, e terá reapresentações no sábado, às 10h, e no domingo, às 17 horas. A chamada do programa pode ser conferida no portal de notícias do Senado Federal. Vale lembrar que foi por solicitação de Dirceu Braz Goulart Neto que a senadora Ana Amélia sugeriu a Fernando César Mesquita, diretor da Secretaria de Comunicação do Senado, a realização desse documentário. Na legislatura passada, Dirceu trabalhava no gabinete do senador gaúcho Sérgio Zambiasi, autor do projeto que inscreve o nome de Landell no Livro dos Heróis da Pátria (o projeto hoje está na Câmara). Nesta legislatura, Dirceu trabalha com Ana Amélia, ex-funcionária, como Zambiasi, da RBS.
José Trajano deixa comando da ESPN em 2012
José Trajano anunciou na última semana sua saída do comando do Jornalismo da ESPN Brasil, função que exerce desde a fundação da emissora, em 1995. Para o seu lugar já foi confirmada a promoção de João Palomino, atual apresentador do Linha de Passe e diretor de Esportes da rádio Estadão/ESPN, também ligado à emissora desde a sua fundação. A mudança, porém, só será efetivada a partir de janeiro de 2012. Trajano permanecerá no cargo até o final deste ano, vai tirar férias em janeiro, durante a parada do futebol, como costuma fazer todos os anos, e em fevereiro volta apenas como comentarista, além de participar no meio do ano da coordenação do time que vai às Olimpíadas de Londres. ?Daqui para a frente não quero traçar o destino de mais ninguém, só o meu?, disse ele a J&Cia. ?Vou atrás de mais qualidade de vida, escrever mais, dar as palestras que sempre tive que recusar por falta de tempo. Na verdade, minha saída era uma ideia que eu já vinha amadurecendo havia algum tempo e acho que agora chegou o momento ideal?. E, em tom de brincadeira, aproveitou para alfinetar o presidente da CBF: ?Não quero me perpetuar no cargo como o Ricardo Teixeira, a quem tanto critico?.
Matéria do Estado de Minas motiva investigação no MP
O caderno Vrum do Estado de Minas publicou no mês de outubro uma reportagem sobre a diferença entre as especificações dos Hyundai Veloster e Elantra vendidos no Brasil e no exterior. Os modelos apresentaram grandes diferenças de rendimento, o que gerou nova investigação preliminar do Ministério Público de Minas Gerais sobre a fabricante. É a segunda vez este ano que uma reportagem do jornal mineiro motiva acompanhamento do MP sobre a empresa. Em maio, a equipe também do Vrum fez denúncias sobre preços de revisão e mão de obra gratuita que não eram atendidos. Com base nas informações, o Ministério Público instaurou procedimento que gerou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) a ser cumprido pela fabricante. A matéria foi feita em conjunto pelos repórteres Julio Cabral, Paula Carolina e Marcello Oliveira.
Flávio Pestana deixa o Diário de S.Paulo
O diretor-executivo do Diário de S.Paulo Flávio Pestana deixou na última semana o jornal e o Grupo Traffic, em que estava há quatro anos. Conforme informou ao informativo Jornalistas&Cia vai ?espairecer, desestressar? antes de assumir qualquer outro compromisso profissional. Ele ingressou na empresa em novembro de 2007, como diretor-geral da Rede Bom Dia de jornais, depois de exercer funções semelhantes em Gazeta Mercantil, Valor Econômico e Folha de S.Paulo. Pestana (pestana@uol.com.br), que acertou sua saída com J. Hawilla, presidente da Traffic, na semana passada, diz que ela se dá por motivos exclusivamente pessoais. Vale lembrar que a empresa contratou recentemente a consultoria Galeazzi com o objetivo de analisar uma possível reestruturação de suas atividades. A Galeazzi é a consultoria chamada anos atrás pelo Estadão para profissionalizar o grupo e monitorar a saída da família da operação. Vale lembrar também que desde agosto atua no Diário de S.Paulo o consultor Eucimar de Oliveira, profissional que tem grande parte de sua trajetória vivida no Rio de Janeiro, onde, entre outras responsabilidades, comandou o lançamento do Extra e dirigiu O Dia. Carlos Alencar está interinamente como editor-chefe, desde a saída de Nelson Nunes, no início deste mês.
100 anos de jornalismo automotivo no Brasil
Outubro marca o centenário do lançamento da Revista de Automóveis, a primeira especializada do setor no País, que circulou por alguns anos no Rio de Janeiro a partir de 1911. A informação é compartilhada por Rogério Louro, gerente de Comunicação Corporativa da PSA Peugeot Citroën do Brasil e um apaixonado por automóveis e história.100 anos de jornalismo automotivo no Brasil “O mês de outubro está chegando ao fim, mas não tinha como deixá-lo terminar sem lembrar um marco importante para todos nós, jornalistas automotivos brasileiros. Apesar de muitos não saberem, este mês marca os 100 anos do lançamento da primeira revista de automóveis do País, que tinha um título mais do que correto: Revista de Automóveis. Ela foi editada no Rio de Janeiro e lançada em outubro de 1911 com temas semelhantes aos que vemos nas publicações atuais, como produtos e serviços. Na capa, destaque para automóveis Benz, caminhões Saurer e pneus Continental. Na época, revistas especializadas já eram comuns nos Estados Unidos e na Europa, mas no Brasil o automóvel ainda não tinha conquistado tanto destaque na mídia, sendo lembrado mais em artigos sobre a sociedade ou fatos curiosos, onde aparecia para mostrar o status ou as proezas de seus donos. É verdade que serviu até de inspiração para batizar a mais importante revista de variedades nacional no início do Século XX, a Fon-Fon, só que a própria publicação dava pouco espaço para os carros em seus primeiros anos. A Revista de Automóveis nasceu para mudar isso. Logo na página 2 do primeiro número deixava bem claro seu objetivo: (na grafia original) ?É a primeira e unica publicação brazileira no genero. Redigida por especialistas neste assumpto, ella será de inestimavel valor informativo para os automobilistas e o melhor meio de propaganda para os fabricantes e agentes. Ler a Revista de Automóveis é conhecer o movimento mensal do automobilismo?. Ela durou apenas alguns anos, mas foi seguida ainda nas décadas de 1910 e 1920 por muitas outras, como Auto-propulsão, Auto-Sport, O Automóvel e O Auto e Automobilismo, que abriram a trilha para este mundo fantástico do jornalismo automotivo. Curioso é que o nome Revista de Automóveis foi usado novamente no Brasil em 1954, e mais uma vez foi marcante, por dar início ao que se pode considerar uma nova era das publicações automotivas no País. Mais isso é outra história… Feliz centenário para todos!”
Diário do Nordeste leva Grande Prêmio J&Cia/HSBC
Jornalistas&Cia e HSBC realizaram na noite desta 4ª.feira (26/10) a festa de entrega do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, em cerimônia na EcoHouse, casa de eventos sustentável, inaugurada em 2010, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. E com o caderno Retrato Sertanejo: Esperança e Convivência, que já havia conquistado o prêmio no segmento Jornal, a equipe do Diário do Nordeste/CE, representada pela editora Maristela Crispim, ganhou também o Grande Prêmio da noite, levando, no total, R$ 20 mil (R$ 10 mil pelo prêmio em Jornal e outros R$ 10 mil pelo Grande Prêmio, que reconhece o melhor trabalho em sustentabilidade entre os vencedores da categoria Mídia Nacional). O total dos prêmios foi de R$ 95 mil, em valores líquidos, nas categorias Nacional (R$ 10 mil individualmente para Jornal, Revista, Televisão, Rádio e Internet; e R$ 15 mil para Imagem ? R$ 5 mil individualmente para Fotografia, Vídeo e Criação Gráfica) e Regional (R$ 5 mil para Regional 1, 2, 3 e 4), além de outros R$ 10 mil para o Grande Prêmio. Todos os vencedores compareceram para receber também o troféu, feito com vidro 60% reciclado e 40% novo, de autoria da artista plástica Elvira Schuartz. A cerimônia de entrega dos prêmios, aberta por Eduardo Ribeiro, diretor deste J&Cia, e por Hélio Duarte, diretor-executivo de Relações Institucionais do HSBC e presidente do Instituto HSBC Solidariedade, contou com a presença de cerca de 150 convidados. Em seu pronunciamento, Hélio Duarte citou algumas ações sustentáveis do HSBC que podem ter efeito transformador no comportamento de funcionários e clientes ? centro de treinamento com esse foco, em Curitiba; agência totalmente sustentável em São Luís, no Maranhão; e iniciativas mais simples, como troca de aparelhos de ar condicionado antigos e substituição de lâmpadas convencionais por outras de LED ?, informando que ?o Prêmio J&Cia/HSBC serve ao mesmo propósito no relacionamento do banco com a imprensa?. Eduardo Ribeiro afirmou que ?a questão-chave que se coloca é que o Planeta e a própria Humanidade já dão claras pistas de que os malfeitos estão chegando ao limite e que é necessário um enorme esforço para que consigamos compatibilizar progresso, bem estar e desenvolvimento com preservação ambiental, justiça social e equilíbrio econômico. O Prêmio Jornalistas&Cia / HSBC de Imprensa e Sustentabilidade é um esforço na direção de contribuir com esse objetivo?. A edição deste ano do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, que tem o propósito de incentivar a multiplicação de conteúdos sobre sustentabilidade em toda a mídia brasileira, superou a expectativa dos organizadores: 372 jornalistas inscreveram um total de 690 trabalhos, contra, respectivamente, 243 e 548 no ano passado. Foram 190 trabalhos de jornal, 129 de revista, 25 de rádio, 106 de televisão, 100 de internet, 76 de fotografia, sete de vídeo e 57 de criação gráfica, representando ao todo 23 estados, além do Distrito Federal (só não estiveram representados Amapá, Roraima e Tocantins). O prêmio teve apoio da Maxpress, que forneceu a plataforma tecnológica para inscrições e julgamento, coordenadoria de Lena Miessva e relatoria de Luciano Martins Costa. Detalhes dos trabalhos, depoimentos dos vencedores e jurados, e fotos da festa você confere na edição especial de Jornalistas&Cia clicando aqui, ou na página do Jornalistas&Cia, no Facebook.