14.4 C
Nova Iorque
terça-feira, abril 23, 2024

Buy now

O fim do lead e outras ideias originais para melhorar o jornalismo

Shirish Kulkarni

Para quem pensa no futuro do jornalismo à luz da evolução da sociedade e das novas tecnologias, as ideias do pesquiador e premiado jornalista galês Shirishi Kurkani merecem atenção. Para começar, ele acha que o lide está com os dias contados. Demonstra, com base em pesquisas, que a narrativa linear é mais eficiente do que a pirâmide invertida. 

Essa não é sua única provocação. “Se queremos melhorar a sociedade, devemos melhorar o jornalismo”, clama. E aponta problemas existenciais da atividade: a baixa confiança da audiência, o distanciamento do público e a pouca diversidade das redações, que a seu ver limita a cobertura de temas sob várias perspectivas. 

Em palestra no Instituto Reuters para estudos de jornalismo na Universidade de Oxford, ele explica por que o público está farto de notícias e como os jornalistas podem voltar a interagir com ele. 

Kulkarni afirma que”o jornalismo não é para jornalistas, mas para os cidadãos”. E  que jornalistas devem ter os cidadãos em suas mentes em tudo o que fazem, um alerta importante para as redações. Lembrando que todo jornalista também é um cidadão, Kulkarni resume o grande propósito do jornalismo como sendo a orientação:

“O jornalismo deve nos ajudar a entender o mundo, nos localizar em relação ao ambiente em que vivemos e nos capacitar a interagir com ele. Deve nos ajudar a formar visões alinhadas às nossas necessidades e interesses pessoais e de nossas comunidades”.

Leia em MediaTalks.com.br (ou link direto, se preferirem): http://www.mediatalks.com.br/pt/2020/11/06/melhorar-jornalismo-para-melhorar-sociedade/ um resumo da palestra e o link para o video, com legendas em inglês. 

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese