* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro

Lalá Aranha (Eloá Trein Aranha) morreu no Rio de Janeiro na manhã desta quarta-feira (21/9), aos 78 anos. No primeiro semestre, passou por uma cirurgia para debelar um câncer recorrente no pulmão, fez o tratamento convencional, mas voltou a precisar de internação na última semana e não resistiu. Lalá deixa duas filhas. A cremação do corpo terá a participação apenas da família. Em algumas semanas, está programada uma cerimônia ecumênica em sua memória.

Gaúcha, começou no setor de Turismo. Bacharel em Comunicação pela PUC-RS, ainda em Porto Alegre fundou, com José Rolim Valença e outros, a AAB Relações Públicas, uma das empresas pioneiras no setor. Mais tarde a AAB foi incorporada à Ogilvy & Mather, e Lalá presidiu esse braço da agência por 15 anos.

Depois, com Ronald Assumpção e antigos diretores da Ogilvy, foi diretora e uma das fundadoras da Calia, Assumpção Publicidade, agência que, após seis anos de atuação, foi adquirida pela Fisher Total. Passou então à CDN no Rio de Janeiro, onde esteve por oito anos. Pós graduada pelo IBMEC, manteve sua própria empresa de consultoria, a Teia de Aranha Comunicação. Presidiu o Conrerp 1ª Região (Rio de Janeiro) por nove anos, em reeleições consecutivas, e foi conselheira do Conferp, o Conselho Federal dos RPs.

Exímia gestora de crises nas organizações e na promoção das relações com stakeholders, Lalá foi das primeiras especialistas no desenvolvimento e participação em licitações em concorrências públicas e privadas. É autora do livro Cartas a um jovem relações públicas, da coleção publicada pela editora Elsevier sobre e para jovens de diversas profissões. Na época, Lalá comentou que se sentia honrada por estar, nessa coleção, em companhia de FHC, que escreveu sobre o jovem político; Ivo Pitanguy, sobre jovem cirurgião; e Marília Pera, sobre jovem ator/atriz.

Participante e frequentadora dos Congressos da Comunicação Corporativa realizados pela Mega Brasil, amiga do Jornalistas&Cia, enviou-nos a última mensagem em julho deste ano: “Você pode me mandar o exemplar comemorativo 30 anos Mega, de modo virtual? Passei os olhos. Ficou muito bom. Pro meu estado é também ótima leitura”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments