Morreu nesta terça-feira (10/5), Alberico de Sousa Cruz, ex-diretor da Central Globo de Jornalismo, aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado na Clínica São Vicente por causa de complicações decorrentes de uma leucemia, diagnosticada há alguns meses. Deixa a mulher, Regina, duas filhas, Cristiana e Janaína, e três netos.

Nascido em Minas Gerais, Alberico formou-se em direito, mas optou por trabalhar com jornalismo. Passou por Jornal da Cidade, o Binômio, a sucursal mineira de Última Hora, Revista Manchete, Revista Veja e O Jornal, dos Diários Associados.

Chegou à Globo em 1980, convidado por Armando Nogueira para ser o diretor de Jornalismo da emissora, em Minas Gerais. Dois anos depois, tornou-se diretor de Telejornais Comunitários da Central Globo de Jornalismo, no Rio de Janeiro.

Ao longo da carreira, fez importantes coberturas jornalísticas, como a da morte do presidente eleito Tancredo Neves, em 1985. Em 1987, assumiu o cargo de diretor de Telejornais de Rede, e em abril de 1990, substituiu a Armando Nogueira na direção da Central Globo de Jornalismo.

Um ano mais tarde, comandou a cobertura da Guerra do Golfo, com repórteres em Israel, Jordânia, Iraque e Estados Unidos. Também foi responsável por cobrir as eleições presidenciais americanas de 1992 e a Conferência do Clima, a Eco 92, no Rio de Janeiro, com a participação de 102 chefes de estado. Alberico foi também o responsável por levar a primeira mulher à bancada do Jornal Nacional, Valéria Monteiro, em 1992.

Ele ficou na Globo até 1995. Depois, tornou-se sócio de um canal de TV a cabo regional e comandou o jornalismo da Rede TV até se aposentar, em 2002.

Segundo texto publicado no g1, Alberico “Aprendeu com a terra e se aperfeiçoou com os livros. Contar e fazer história era o que se lia no destino daquele jovem. Alberico seria conhecido pelo Brasil como um dos jornalistas mais atuantes do País. (…) O que fica na memória da família e dos incontáveis amigos é a lembrança do homem alegre, descontraído e cheio de histórias, que buscou a leveza lá do começo da vida, pra não parar de sorrir”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments