Entidade entrega Prêmio Liberdade de Imprensa à WAN-IFRA
Marcelo Rech, vice-presidente editorial do Grupo RBS, seguirá na Presidência da Associação Nacional de Jornais (ANJ). O anúncio foi feito nessa quinta-feira (30/8), durante a solenidade de entrega do Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2018, em São Paulo, da qual participaram representantes de jornais e do mercado publicitário para debater o futuro da mídia impressa e o papel do jornalismo no combate à desinformação. Rech assumiu a entidade em 2016, tornando-se o quarto executivo da RBS a presidir a associação – os outros foram Maurício Sirotsky Sobrinho (1984-1986), Jayme Sirotsky (1988, interinamente, e de 1992 a 1996) e Nelson Sirotsky (2004 a 2008).
Recebeu o prêmio da ANJ a Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), que está completando 70 anos em 2018. Ao recebê-lo, Michael Golden, presidente da entidade internacional, apontou três forças que ameaçam a liberdade de imprensa: o ataque de políticos que desejam substituir a verdade por suas crenças pessoais; as notícias veiculadas nas redes sociais, que passam por verdade, mas são falsas em sua maioria; e a perda da privacidade, na medida em que os cidadãos são escaneados pela internet.
No evento, a ANJ também prestou uma homenagem aos jornalistas Otavio Frias Filho e Alberto Dines, falecidos recentemente.