O ministro da Saúde Marcelo Queiroga defendeu na semana passada a inclusão de jornalistas na lista dos grupos prioritários do Programa Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. Ele declarou que submeteu o pedido de inclusão dos jornalistas à coordenação do PNI, mas a decisão final dependerá da análise de critérios epidemiológicos.

A ação do ministro vem depois de uma mobilização da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e de sindicatos de jornalistas de todo o País, que apresentaram dados sobre o alto grau de mortalidade entre os profissionais de imprensa em decorrência da Covid-19.

Segundo relatório elaborado pela Departamento de Saúde e Segurança da Fenaj, em 2021, até 2 de junho, foram registradas 155 mortes de jornalistas por Covid num período de 153 dias, representando um aumento de 277% na média mensal de mortes no comparativo com 2020. O mês com o maior número de casos foi março deste ano, com 51 mortes. Os estados com os maiores números de vítimas (ao todo 37,8% das ocorrências) são São Paulo (27), Rio de Janeiro (24), Pará (19) e Amazonas (17).

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments