A Lupa une esforços de educação e jornalismo para fazer mais uma cobertura especial neste segundo turno das eleições. A programação inicia com a checagem em tempo real do último debate entre os candidatos à Presidência, nesta sexta-feira (28/10), e se estenderá pelo fim de semana, com uma nova maratona de verificações ao vivo e lives no Twitter e no TikTok. A audiência terá acesso às informações pelo lupa.news e em todas as plataformas de redes sociais e poderá contar com a Lupa para tirar as últimas dúvidas antes da votação.

Análises, checagens, explicadores, materiais educativos, newsletters e verificações estão sendo produzidas para preparar o eleitor para o voto. A cobertura especial inicia com o último debate entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), promovido pela Globo, nesta sexta-feira (28). Antes do debate, às 20h, quem segue a Lupa no Twitter poderá ouvir ao vivo no Space uma avaliação sobre a cobertura de fact-checking nas eleições 2022, os desafios enfrentados e o impacto das fake news durante a campanha. A transmissão também discutirá as informações falsas mais reproduzidas pelos candidatos nas campanhas, dando instrumentos para a audiência assistir ao debate, a partir das 21h30, com atenção e criticidade.

A Lupa convida a audiência a, durante o debate, deixar o Twitter e o Instagram como  segunda tela e acompanhar a checagem em tempo real do que é dito pelos presidenciáveis.

Como promovido no primeiro turno, durante todo o fim de semana a coalizão CheckBR estará ativa. A Lupa e outras seis organizações de checagem de fatos se reúnem para mapear e combater as principais desinformações compartilhadas nas redes sociais. Todas as verificações publicadas e republicadas pelas organizações serão marcadas nas redes sociais com a hashtag #CheckBR, de modo que a busca por informações confiáveis fique mais fácil.

No sábado (29), às 11h, o TikTok da Lupa volta a ser destaque na cobertura com mais uma live com a participação de especialistas e influenciadores. Dividida em dois blocos, a transmissão ao vivo abordará como dialogar com quem pensa diferente ou está promovendo desinformação e como combater as fake news no dia da eleição. A live na plataforma faz parte de uma série de conteúdos educativos promovidos em parceria com o TikTok.

No domingo (30) e segunda-feira (31), antes e depois de votar, durante a apuração e após o resultado, o eleitor vai acompanhar, nas redes sociais e site da Lupa, verificações dos conteúdos falsos mais compartilhados, além de reportagens e análises sobre as principais narrativas desinformativas espalhadas nas redes sociais. Na segunda-feira (31), também circulará mais uma edição especial da Lente, a newsletter da Lupa sobre desinformação.

Natália Leal, CEO da agência, enfatiza que o primeiro turno comprovou a necessidade de o eleitor ter um olhar ainda mais crítico sobre o que recebe e como isso pode interferir na hora de escolher seus votos e priorizar pela informação verificada: “Neste segundo turno, voltamos a dar à nossa audiência a informação confiável e verificada que impacta na sua decisão de voto. E estaremos monitorando as narrativas falsas para fazer alertas e contribuir com os processos de escolha e com a democracia. Tivemos muito retorno positivo no primeiro turno e queremos estar a serviço dos nossos leitores neste momento”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments