Estão abertas as inscrições para o Mirante, programa de treinamento em checagem de fatos da Agência Lupa com foco nas eleições de 2022. As aulas são gratuitas e remotas, com inscrições até 28 de novembro. Os selecionados serão anunciados em 13 de janeiro.

O treinamento abordará temas como combate à desinformação, checagem de fatos, monitoramento de conteúdos falsos, noções sobre os mais importantes bancos de dados, como funciona um processo eleitoral e iniciativas de distribuição de conteúdo verificado em plataformas digitais, além de técnicas jornalísticas específicas para checagem de fatos e ações de educação midiática com foco no desenvolvimento do pensamento crítico.

São 15 vagas para estudantes e profissionais de todas as áreas. No final do programa, os participantes vão construir um produto de combate à desinformação com foco nas eleições de 2022, e parte deles atuará na redação da Lupa na cobertura eleitoral do ano que vem.

Segundo Natália Leal, diretora-executiva da agência, “o Mirante é a materialização de um princípio há muito defendido pela Lupa: a solução para a desinformação passa pela educação e pelo fortalecimento do jornalismo. Queremos que nossos trainees tenham uma formação completa em verificação de fatos e educação midiática, para que possam estar ao nosso lado na luta contra a desinformação”.

Inscreva-se aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments