O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve reunir-se nesta sexta-feira (25/11), em São Paulo, com jornalistas do site WikiLeaks, que revelou milhares de documentos secretos dos Estados Unidos e de outros países, para debater a liberdade de Julian Assange, fundador do site, e a oposição a sua extradição para os Estados Unidos.

As informações são de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Segundo a colunista, Kristinn Hrafnsson e Joseph Farrell, respectivamente editor-chefe e editor do WikiLeaks, virão para o Brasil para conversar com movimentos, lideranças políticas e organizações.

Os dois jornalistas têm compromissos previstos em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Eles devem encontrar-se com grupos de trabalho de comunicação e relações exteriores do governo eleito, e com entidades jornalísticas, advogados, artistas e influenciadores. A vinda dos dois ao Brasil está sendo coordenada pela Assembleia Internacional dos Povos (AIP).

Em 2010, Assange publicou informações confidenciais dos EUA, que revelavam crimes de guerra dos EUA no Iraque e no Afeganistão. As informações foram publicadas também em tradicionais veículos, como The New York Times e The Guardian. Ele estava em Londres, na Inglaterra, desde 2012.

Em 2019, foi preso no Reino Unido e tentava impedir sua extradição para a Suécia, onde respondia por uma denúncia de assédio, que foi arquivada. Em junho deste ano, sua extradição para os EUA foi aprovada.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments