A Agência Pública abriu, até 31 de janeiro de 2023, inscrições para a 15ª edição do Programa de Microbolsas, voltado para repórteres indígenas de todo o Brasil, que busca pautas investigativas para realização de reportagens sobre as ameaças e agressões às terras indígenas e às comunidades que nelas vivem.

Serão distribuídas cinco bolsas de R$ 7.500 para a produção das reportagens, com mentoria e edição da Pública. O projeto busca pautas que abordem diferentes aspectos das ameaças às terras e povos indígenas, como invasões dos territórios; roubos e destruição do patrimônio natural nas terras indígenas; corrupção, ações e omissões do poder público e de setores empresariais relacionadas a esses crimes; violências praticadas contra populações indígenas em luta por seus direitos territoriais; testemunhos e informações inéditas que comprovem a autoria de ações de esbulho e violência registradas na história recente, entre outras.

As pautas vencedoras serão escolhidas pela Agência Pública, considerando a originalidade e relevância da pauta, consistência na pré-apuração, segurança e viabilidade da investigação e os recursos e métodos jornalísticos que serão utilizados. O resultado será divulgado a partir de 1º de março de 2023.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments