O empresário Luciano Hang, dono da Havan, promoveu em 8/4 um ataque ao repórter fotográfico Eduardo Matysiak após a publicação de uma foto que mostrava o ônibus de Hang estacionado em local irregular, em Curitiba. Matysiak trabalhava em uma pauta no local e fotografou o “Patriota Bus”, que foi multado.

Irritado com a publicação da fotografia, Hang incitou seus seguidores a atacarem o jornalista e expôs seus contatos. Segundo o empresário, Matysiak teria agido por motivação política. Desde então, o fotógrafo vem recebendo centenas de mensagens ofensivas, a grande maioria de cunho homofóbico, e ameaças a sua integridade física.

À CartaCapital, Matysiak falou sobre o ocorrido: “Estava fazendo meu trabalho como fotógrafo e jornalista. Estou chocado com mais esse episódio de ataque à imprensa e a nossa liberdade de atuação e de expressão. Essa claramente é mais uma forma de cercear a atuação de jornalistas”. O advogado do fotógrafo disse que tomará as medidas cabíveis na Justiça contra Hang.

Em nota, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou a ação do empresário, destacando que ele “é uma das figuras públicas que agem de forma sistemática para intimidar jornalistas, promovendo assédio judicial contra profissionais e veículos, numa evidente tentativa de cercear o trabalho de informar a sociedade”. A entidade solidarizou-se com Matysiak e exigiu providências das autoridades locais e das plataformas digitais para combater os ataques virtuais.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments