O dramático e desagregador processo de impeachment de Dilma Rousseff, primeira mulher eleita presidente do Brasil, é o tema central de Dilma’s Downfall: The Impeachment of Brazil’s First Woman President and the Pathway to Power for Jair Bolsonaro’s Far-Right.

Ainda sem título e tradução para o português, a obra escrita por Mauricio Savarese e Peter Prengaman, respectivamente correspondente e ex-chefe da Associated Press no Brasil, conta a história da queda da ex-presidente, um processo que muitos analistas consideram como chave para alguns dos grandes problemas que o país enfrenta hoje.

No livro, os jornalistas apresentam um exame detalhado e essencial desse crítico período da história brasileira por meio de entrevistas com personagens essenciais, incluindo a própria ex-presidente, pesquisa aprofundada e experiências pessoais na cobertura dos nove meses de processo.

Ao longo da obra, os autores mostram como traições, frustração com o governo pela gestão da economia e política nua e crua levaram à remoção da petista com base nas controversas acusações de ter cometido pedaladas fiscais.

Dilma’s Downfall (A Queda de Dilma, na tradução para o português) também oferece uma visão sobre as divisões políticas do Brasil, escândalos de corrupção e o fracasso econômico piorado ainda mais pela pandemia da Covid-19”, destaca Peter Costanzo, diretor de Programação da AP. “Cada capítulo é um olhar sobre a complexa cultura política de um dos países mais importantes e racialmente diversos do mundo”.

Prengaman e Savarese descrevem as personalidades marcantes de alguns dos principais atores do processo de impeachment e detalham como um processo tão polarizante abriu espaço para a vitória de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2018. Detalha ainda como a trajetória de Dilma Rousseff, cheia de movimentos abruptos, tem paralelo com a história do Brasil moderno, e serve como um relato que alerta sobre a fragilidade da democracia em todos os lugares onde ela existe.

O livro, que está disponível em versão digital na Amazon, inclui ainda dezenas de imagens tiradas por fotógrafos da AP, com galerias desde antes da posse da ex-presidente até sua saída do Palácio da Alvorada. O prefácio é de Juliana Barbassa, editora de América Latina e Caribe do jornal New York Times e ex-correspondente da AP no Brasil.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments