A Justiça de São Paulo condenou o comentarista Augusto Nunes e a Jovem Pan por ofensas ao jornalista Kiko Nogueira, diretor do blog Diário do Centro do Mundo. Eles deverão pagar uma indenização de R$ 15 mil, acrescidos de juros e correção monetária. Cabe recurso da decisão.

Em 2018, durante o programa Os Pingos nos Is, Nunes, que à época era comentarista da Jovem Pan, disse que Kiko Nogueira havia sido demitido da editora Abril por “assédio a uma funcionária”. Um dia antes da declaração, Kiko publicou em seu blog um texto no qual chamava Nunes de “jornalista de extrema direita”.

No processo contra Nunes e a Jovem Pan, Kiko declarou que era uma pessoa de “princípios” e “jamais abusaria sexualmente de uma colega de trabalho. Realmente o blog equivocou-se ao tratar Augusto Nunes como jornalista de extrema direita, afinal, não se trata de um jornalista aquele que se presta a criar factoides e proliferar mentiras”, declarou.

Em sua defesa, Nunes disse que “apenas contou um fato jornalístico, envolvendo pessoas de exposição pública”, citando o direito do sigilo à fonte. Disse também que nunca falou sobre “assédio sexual”, e sim sobre “assédio”. Já a Jovem Pan declarou que o comentarista exerceu o direito de crítica e não ofendeu Kiko Nogueira.

Nunes e a Jovem Pan venceram o processo em primeira instância, mas Kiko recorreu da decisão. Agora, a desembargadora Ana Zomer, relatora do processo no Tribunal de Justiça, disse que Nunes “desrespeitou a correta prática jornalística, tratando do assunto de forma leviana, sem publicar informações objetivas e contextualizadas”.

4 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments