O Núcleo Jornalismo lançou o NucleoHub, comunidade na plataforma de mensagens Discord aberta para jornalistas brasileiros. Nela, os participantes, entre repórteres, comunicadores científicos e entusiastas da tecnologia, encontram canais temáticos, como “jornalismo político”, “redes e seo” e “jornalismo e tecnologia” para trocarem mensagens sobre esses temas. Os participantes podem ainda mandar sugestões de pautas para a redação do Núcleo ou de temas para a Garimpo, newsletter do Núcleo sobre assuntos mais populares das redes sociais.

Segundo o Núcleo, o Discord foi escolhido para o projeto por sua versatilidade: diferentemente de aplicativos Telegram ou o WhatsApp, o Discord tem ferramentas mais complexas de criação e gestão de comunidades, não tem limite de participantes e os organizadores conseguem controlar mais facilmente os canais e as conversas.

“A gente percebeu que não havia tantos espaços de troca entre jornalistas sem que fosse um ambiente competitivo”, explica Luiza Bodenmüller, gerente de comunidades do Núcleo. “Queríamos começar a fomentar essa cultura, não só entre leitores, mas também pessoas que são nossas fontes, outros jornalistas, estudantes, comunicadores científicos, que são um foco importante do veículo, e por aí vai”.

Confira mais informações e participe da comunidade aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments