14.3 C
Nova Iorque
sexta-feira, abril 26, 2024

Buy now

Jornalistas mineiros reinventam-se em outras áreas da comunicação

Por Ana Cláudia Vieira A internet tem influenciado a produção e o mercado jornalístico em toda sua estrutura, desde a prática, criação de novos canais com o público, adaptação da linguagem, ao enxugamento das redações. As mudanças estão estimulando os jornalistas a empreenderem mais e apostar em diferentes possibilidades.

O jornalista Homero Gottardello, com mais de 20 anos de trabalho na área, está lançando o portal COGITO – Pensamento e Arte, “o portal de quem usa o cérebro”. Conforme o jornalista, que também está concluindo uma especialização em mídias digitais, “a ideia é ter muitas pessoas escrevendo, com liberdade total e só análises”. Outra jornalista experiente que em breve lançará um blog é Luciana Avelino, ex-VB Comunicação.

Atuante nas áreas de moda, beleza, bem-estar, gastronomia, cultura e arquitetura, aposta, agora, em um espaço online próprio para discutir esses assuntos. O novo espaço, ainda sem nome divulgado, deverá ser lançado até junho. Beth Barra, ex-jornalista de moda no Hoje em Dia, lançou recentemente o PorAmaisB, em parceria com a jornalista Anna Foureaux, a responsável pelos “insight bacanas – agregando frescor ao PorAmaisB”.

O site foi lançado em abril com a proposta de abordar moda, sendo o projeto editorial assinado por Beth. Segundo a jornalista, o site é um espaço de conteúdo dinâmico e consistente, o que exige muita dedicação. Além de Anna, compõem a equipe mais três colaboradores. “Trabalhei em dois jornais a vida toda, sendo nos últimos 22 anos, no Hoje em Dia. Mas, sempre fui acompanhando a evolução. Gosto de jornalismo como um todo, independentemente do canal. No Hoje em Dia, já tinha uma coluna online, a Nécessaire. Um veículo impresso exige um custo muito alto. Já para um site, o investimento é menor”, avalia.

A fotografia também é uma das áreas visadas pelos jornalistas. Homero Dolabella, em parceria com a ZOOM Comunicação, lançou o produto Minhas revistas, com a proposta de contar com fotografias e matérias, as diversas notícias presentes na vida das pessoas, em momentos como batizados, 15 anos, formatura, casamento, bodas etc. Liliane Pelegrini, apostou na fotografia, fazendo parceria com o marido fotógrafo Élcio Paraíso na Bendita Comunicação e Imagem. Carolina Godoy, ex-Encontro, também foi trabalhar nessa área com o marido Fernando Lutterbach, na Lutterbach Fotografia.

A área de comunicação e assessoria de imprensa tem sido outra a receber vários profissionais. Ana Flávia Gussen, jornalista de política, que já passou por veículos como Hoje em Dia e O Tempo, está hoje na Assessoria de Comunicação da SEGOV (Secretaria de Estado de Governo) ao lado de Elisangela Orlando, ex-Interface e Hoje em Dia.  Há ainda aqueles que apostam em cursos na área.

Conforme informado por Felipe Pedrosa, no Bastidores de Minas, Eloi Oliveira, que é repórter da TV Alterosa, por exemplo, está ministrando media training. Já, a dupla Felipe Junqueira e Jacques Leal, que atuaram na Rede Bandeirantes e no extinto Canal 23, estão lecionando cursos para profissionais que sonham em trabalhar com telejornalismo. As mudanças mostram que o jornalismo e a comunicação estão em processo evolutivo voraz. Quem souber se adaptar se manterá. (*) Com a colaboração de Admilson Resende ([email protected] – 31- 8494-9605), da Zoom Comunicação (31-2511-3111 / 8111)

Related Articles

22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese