Morreu nesse domingo (27/6), aos 69 anos, o jornalista, escritor e dramaturgo Artur Xexéo. Colunista do jornal O Globo e comentarista da GloboNews, ele estava internado na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, por causa de um linfoma.

A doença foi diagnosticada há apenas duas semanas e Xexéo havia iniciado o tratamento na última quinta-feira (24/6). Após realizar sua primeira sessão de quimioterapia, passou mal e chegou a sofrer uma parada cardiorrespiratória na sexta-feira, logo revertida. Mas, em função dela, não resistiu e morreu na noite do domingo. Deixa o companheiro, Paulo Severo, com quem foi casado por 30 anos.

Xexéo começou a carreira no Jornal do Brasil, em 1978. A convite de Zuenir Ventura, em 1982 foi trabalhar na revista IstoÉ. Em 1985, de volta ao JB, virou subeditor da Revista de Domingo, suplemento cultural da publicação. Também foi editor do Caderno B, do caderno Cidade, subsecretário de Redação e colunista do jornal. Em 2000, foi contratado como colunista de O Globo, onde também foi editor do suplemento Rio Show e do Segundo Caderno.

No campo da literatura escreveu, entre outros, os livros Janete Clair: a usineira de sonhos, O torcedor acidental (crônicas) e Hebe, a biografia. Escreveu ainda, junto com Carlos Heitor Cony e Heródoto Barbeiro, Liberdade de Expressão.

Também é autor do musical A Garota do Biquíni Vermelho e da peça Nós sempre teremos Paris, traduziu os espetáculos musicais Xanadu, dirigido por Miguel Falabella, e Love Story, o musical, dirigido por Tadeu Aguiar. Foi responsável ainda pelos musicais Cartola – O Mundo É um Moinho e Minha Vida Daria um Bolero. Em 2019, fez a adaptação do musical A cor púrpura.

A notícia de sua morte logo ganhou destaque nas redes sociais, chegando a ser um dos assuntos mais comentadas na noite desse domingo. Diversos jornalistas, colegas de redação, artistas e músicos expressaram tristeza e consternação pela morte de Artur Xexéo.

Confira alguns depoimentos:

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments