6.7 C
Nova Iorque
quinta-feira, abril 25, 2024

Buy now

Jornalistas africanos ganham plataforma exclusiva para denunciar ataques

A Federação Internacional de Jornalistas (IFJ, na sigla em inglês) e a Federação de Jornalistas Africanos, em parceria com a Unesco, União Africana, ONGs e organizações patronais, lançaram uma nova plataforma para divulgar alertas e denúncias de ataque a jornalistas, violação do direito de informar, assédio digital e todo tipo de violação de direitos.

Confira o editorial assinado por Anthony Bellanger, secretário-geral da IFJ, que traz mais detalhes sobre a plataforma:

O 29 de janeiro de 2021 será lembrado como uma data histórica para os jornalistas africanos, Neste dia, como parte de um evento online, a FIJ e sua seção regional, a FJA, a Federação de Jornalistas Africanos, juntaram forças com a Unesco, União Africana, ONGs e organizações patronais para lançar a Plataforma Digital para a Segurança de Jornalistas na África, similar à existente dede 2014 na Europa, sob a égide do Conselho da Europa, onde a FIJ e a Federação de Jornalistas Europeus, sua seção regional, desempenham um papel de liderança.

A FIJ e a FAJ agora têm a possibilidade de publicar alertas em sua Plataforma para denunciar ataque a jornalista, violação do direito de informar, assédio digital e todo tipo de violação de direitos. O país em que o incidente se der será convidado a responder e abordar as questões levantadas por nossas organizações e a informação será tornada pública.

A plataforma tem o objetivo de promover a segurança de jornalistas na África e acabar com a impunidade de crimes cometidos contra jornalistas.

Desde 1990, 467 jornalistas foram assassinados no continente e até 31 de dezembro de 2020, 62 permaneciam presos, de acordo com o último Livro Branco sobre o Jornalismo Global, da FIJ.

Essa plataforma representa um primeiro passo na direção de mais liberdade para jornalistas no continente, e portanto mais direitos para os cidadãos africanos.

Anthony Bellanger
secretário-geral da FIJ

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese