Sérgio Besserman

    Nascido no Rio de Janeiro, Sérgio Besserman Vianna é Economista graduado pela Pontifícia Universidade Católica, PUC-Rio. É irmão do falecido humorista Bussunda (Cláudio Besserman Vianna). Estuda as consequências econômicas e sociais da mudança climática global desde 1992. Foi o ganhador do Prêmio BNDES de Economia de 1987, com a tese sobre a política econômica do segundo governo Vargas.

    Presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, fez carreira executiva no BNDES, chegando a diretor de planejamento. Foi também presidente do IBGE e do Instituto Pereira Passos.

    Professor do Departamento de Economia Brasileira da Pontifícia Universidade Católica, PUC-RJ, participou do Executive Program On Climate Change & Development, no Harvard Institute for International Development da Harvard University.

    Foi membro da missão brasileira em duas Conferências das Partes da Convenção-Quadro da Mudança Climática e da reunião C-40 (cidades contra o aquecimento global), em Nova Iorque em 2007, junto com outros 39 prefeitos de importantes cidades como Londres, Bogotá e Madri. Foi o organizador da Rio +20, em 2012, que aconteceu no Rio de 13 a 22 de junho. É membro da ONG World Wide Fund for Nature (WWF).

    Defende que “Como o aquecimento é lento, isso se dará ainda por pelo menos cinco séculos”. E que “a coisa está feia, mas o apocalipse não está próximo”. Faz ainda a previsão de que “A natureza, sem sombra de dúvida, sobreviverá à nossa espécie. Nós é que sofreremos de forma grave as consequências, no nosso tempo, de tudo o que estamos fazendo. Toda a ciência econômica se resume a uma lei geral: não existe almoço grátis”.

    Assina o blog do Besserman no portal do O Globo no qual traz notícias, curiosidades, dados e análises sobre o Rio de Janeiro, comportamento, meio ambiente e política. É comentarista de sustentabilidade na Globonews e de cidade na rádio CBN.

    Foi escolhido Personalidade do Ano pelo Prêmio Jornalistas&Cia / HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, em 2013.

     

    Atualizado em novembro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.cpflcultura.com.br/palestrante/sergio-besserman-vianna/Perfil:

    http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/besserman/

    http://www.finep.gov.br/imprensa/noticia.asp?cod_noticia=3056