Paulo Saldaña

    Paulo Saldaña nasceu em São Paulo, capital. É formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, 2007, também estudou Letras na Faculdade de Filosofia e Letras e Ciências Humanas, FFLECH/USP/SP.

    Trabalhou no portal Folha.com, TV Bandeirantes, Rede TV e TV Gazeta entre outros veículos. Desde 2009 e até fevereiro de 2016 foi repórter do caderno Metrópole do jornal O Estado de S.Paulo onde escreveu sobre Educação de um modo geral, rede de ensino básico e superior, professores e escolas.

    Assinou o blog Nossa Educação no site do estadão.com onde além de abordar toda a temática relativa à Educação em São Paulo e no Brasil, acompanhou de perto as manifestações dos professores.

    Em outubro de 2015 Paulo Saldaña, com Rodrigo Burgarelli e José Roberto de Toledo conquistaram o prêmio principal da 60ª edição do Prêmio ExxonMobil de Jornalismo, com o trabalho Farra do Fies, publicado pelo Estadão. A série de reportagens investigou as mudanças ocorridas no programa em 2010. Além de entrevistas e análise de documentos, os repórteres cruzaram grandes bancos de dados, como o Censo de Educação Superior e Portal da Transparência, bem como registros de mais de 300 instituições de ensino. O esforço revelou, entre outros aspectos até então ocultos, que o programa consumiu R$ 28 bilhões em quatro anos, endividando alunos que dificilmente terão condições de ressarcir os cofres públicos.

    Paulo Saldaña deixou O Estado de S.Paulo no final de fevereiro de 2016 e retornou à Folha de S.Paulo. No jornal entrou para a reportagem de Educação.

     

    Atualizado em março/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Jornalistas&Cia – Edição 1.040

    blogs.estadao.com.br/ paulo-saldana  

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/equipe-estadao-leva-categoria-principal-do-em-exxonmobil-em-br

    https://www.facebook.com/paulosaldana2

    https://twitter.com/paulosaldana

    http://www.iea.usp.br/pessoas/expositores/paulo-saldana