Ludenbergue Góes

    Ludenbergue Góes nasceu em São Paulo (capital) 6 de fevereiro de 1935.

    Góes começou a carreira em São José do Rio Preto, em 1953. A partir de 1959, trabalhou por 32 anos no jornal O Estado de S.Paulo como repórter e editor de esportes e secretário adjunto de redação. Trabalhou também na TV Bandeirantes, na TV Globo e na Assessoria de Comunicação do governo do estado de São Paulo. Nas gestões de Mário Covas e Geraldo Alckmin.

    Autor de diversos livros, lançou em 2006 lançou O ABC do Código Da Vinci (Editora Conex) que reúne mais de 200 verbetes extraídos da tradução brasileira da obra de Dan Brown, O Código Da Vinci, publicada em 2004 e transformada em filme que estreou no Brasil prevista em maio de 2006. O livro chegou nas livrarias junto com o filme com informações para ajudar os leitores e cinéfilos a compreender o livro de Dan e o filme de Ron Howard.  Um dicionário com as informações dispostas em ordem alfabética.

    Lançou pela editora Ediouro o Mulher Brasileira em primeiro lugar em 2007. Na obra o exemplo e as lições de vida de 130 brasileiras consagradas no exterior.

    Novo livro lançado em 2010 trazia apresentou também o imediatismo da notícia: Todos os Ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura 1901-2010, chegou nas livrarias sincronizado com o anúncio da Academia Sueca de Ciências do escritor peruano Mario Vargas Llosa como ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 2010. A obra de Góes conta a origem do prêmio, a atuação da Academia que concede o Nobel, as regras para a concessão dos escolhidos e as polêmicas que cercam a premiação. Acompanha a evolução do Prêmio Nobel desde 1901, quando foi entregue pela primeira vez e apresenta uma pequena biografia dos 107 escritores já premiados, incluindo o peruano Mario Vargas Llosa, vencedor do ano do lançamento do livro.

    O Sequestro do Santa Maria foi lançado em 2011 pela editora Cia Dos Livros é uma grande reportagem sobre a tentativa de um grupo de espanhóis e portugueses de iniciar um movimento contra as ditaduras de Espanha e Portugal ao tomar o transatlântico 'Santa Maria' no mar do Caribe em janeiro de 1961. De acordo com os fatos da época a intenção era criar na África o ponto de partida de uma insurreição para derrubar os regimes de Francisco Franco e Antonio Salazar. A obra conta a história desse sequestro, e dos fatos que frustraram os planos dos sequestradores.

    Em maio de 2014 em novo projeto Góes passou a editor do site Enciclopédia F1 Automotor, resgatando um trabalho iniciado antes. O trabalho, explicou, começou em 1996, quando foi lançada a Enciclopédia da F1, “o primeiro CD-ROM sobre esse esporte no Brasil e, certamente, um dos poucos existentes naquela época. Era uma cobertura completa de todos os aspectos do esporte a motor mais popular no mundo. Em 2000, empolgados com a bolha da internet, decidimos criar o site, atualizando todo o conteúdo do CD. Mantivemos a página até o fim daquele ano, quando decidimos desativá-la”. De todo esse processo restou um amplo acervo, com conteúdo valioso para quem curte a Fórmula 1, material atualizado, ampliado reapresentando em 2014. O projeto que é das Agências GRM e A2 com a AutoMotor Esporte, de Reginaldo Leme entrou em rede apresentando um acervo com mais de quatro mil páginas contando toda a história da competição, desde as corridas nas ruas e pistas de terra até os modernos circuitos e carros velozes da atualidade. “A obra é resultado de quase 20 anos de pesquisa e atualização”, destacou ele.

    As capas dos livros lançados por Ludenbergue Góes estão na ‘Galeria’ deste perfil.

     

     

    Atualizado em Fevereiro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    J&Cia – Edição 987 – Fev/2015

    http://fazmuitobem.com/author/lundenbergue-goes/

    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_um_sonho_de_liberdade

    http://www.enciclopediaf1.com.br/contato