Leda Nagle

    Leda Maria Linhares Nagle nasceu em Juiz de Fora (MG), em 5 de janeiro de 1950. É formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (Ufjf/MG). Leda Nagle mudou-se para o Rio de Janeiro depois de concluir a faculdade.
     
    Iniciou a carreira em 1973, como repórter do jornal O Globo. Em 1976, foi repórter da TV Globo, função que ocupou até o ano seguinte. 

    Ganhou destaque 1983 ao comandar as entrevistas do Jornal Hoje, telejornal que mais tarde ela comandaria por 10 anos.

    Na época ela foi convidada pela Rede Manchete para apresentar a edição da tarde do Jornal da Manchete. Comandou a Edição da Tarde, dividindo a bancada com Carlos Bianchini, na Rede Manchete, entre 1989 e 1996

    Apresentou também um programa matutino de entrevistas no SBT do Rio de Janeiro, o Agenda. A jornalista também já atuou em programas de rádio e em projetos promovidos pelo Ministério da Educação, pela Unesco e outras entidades, além de ter trabalhado na GNT.

    Desde 1996 está na TV Brasil (antiga TVE), onde apresenta o programa de entrevistas Sem Censura. Atua também em projetos promovidos pelo Ministério da Educação e pela Unesco.
     
    Ganhou o Troféu Mulher Imprensa de Contribuição ao Jornalismo, em 2011. E publicou dois livros: Com certeza  Melhores momentos (Agir, 2009) e De Minas para o Mundo – Levando Minas no gesto e no coração (Autêntica, 2010). 
     
    Em 2016 Leda Nagle completará 40 anos de profissão, há mais de vinte anos como apresentadora do programa Sem Censura, da TV Brasil. Segue no programa e como colunista na empresa Jornal O Dia. 
     
    Ao promover mudanças na grade em outubro de 2015 a TV Brasil ampliou o espaço do jornalismo na programação e passou o programa Sem Censura, para as 17h. No programa a jornalista recebe atores, cantores, grupos musicais, nutricionistas, astrólogos e especialistas para bate-papo sobre qualidade de vida, informação cultural e prestação de serviços.

    Leda é mãe do ator Duda Nagle e prima do jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira.

     

    Atualizado em outubro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.facebook.com/semcensuratv

    https://www.facebook.com/ledanagle