José Paulo Lanyi

José Paulo Lanyi nasceu em Brasília (DF) no dia 10 abril de 1970. É jornalista formado pela Faculdade Cásper Libero. Também é escritor, ator, diretor, crítico e dramaturgo. 
Começou na profissão como redator, repórter e narrador esportivo da TV Metropolitana, um canal UHF de Guarulhos (SP). Depois trabalhou nas rádios CBN, Rádio Globo e Rádiobrás. 
Na televisão Lanyi trabalhou nas emissoras Bandeirantes, Manchete e Globo, onde coordenou o Jornal Hoje e produziu do SPTV 1º Edição, Jornal Nacional e Bom Dia Brasil
Atuou também como colaborador da revista Cult e foi correspondente internacional em Londres. 
É autor dos romances Calixto ? Azar de Quem Votou em Mim (O Artífice, 2000) e Deus Me Disse que Não Existe (O Artífice, 2002). 
Como dramaturgo, publicou a peça Quando Dorme o Vilarejo (Herzog, 2002), reconhecida em 2002 com o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, concedido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. 
É integrante da equipe fundadora da allTV ? uma das primeiras emissoras via web. A allTV foi reconhecida, em 2010, com o Prêmio Esso de Melhor Contribuição ao Telejornalismo, na categoria Telejornalismo com Atuação na Internet
É um dos pioneiros da teledramaturgia na web. Em parceria com Leandro Barbieri, Silvia Cabezaolias e Alberto Luchetti Neto, criou Umas e Outras, a primeira novela da internet. 
Desde 2009, analisa o desempenho dos veículos de comunicação e exerce a crítica da Mídia. Foi colunista da revista Imprensa e dos portais Comunique-se e Observatório da Imprensa. 
É editor de Notícias do portal da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/SP) e trabalha como roteirista no longa-metragem Aqui é o Crime
Atualizado em novembro/2011 – Portal dos Jornalistas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *