Jenny Barchfield

    Jenny Barchfield é americana, graduada em Literatura Comparada – Espanhol e Português pelo Barnard College, BA, faculdade privada de artes liberais para mulheres, localizada na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. Fez o curso entre 1997 e 2000. Concluiu o máster em 2002 na mesma disciplina pela Columbia University em New York City, EUA.  Outro máster obteve em Jornalismo pela Universidad Autonoma de Madrid/jornal EL PAIS, em 2006.

    Após o mestrado em El País em Madri fez estágio de três meses na AP de Paris.

    Depois de passagens por Espanha, Turquia, França, Portugal, Itália, Índia (por onde esteve várias vezes) começou a dar aulas no Bronx para meninos de 9 a 10 anos crianças de Porto Rico e Republica Dominicana. Trabalhou para a revista Newsweek como repórter Internacional Estrangeira, entre 2004 e 2006.

    Foi correspondente redatora de moda para a Associated Press em Paris por seis anos. Entre 2006 e janeiro de 2012 período em que cobriu desfiles em Paris

    A partir desta data passou a correspondente da Associated Press (AP), a partir do Rio de Janeiro desde janeiro de 2012. Acompanha as notícias de última hora também fora do Brasil. Concentra-se em características das diferentes facetas da transformação do Rio de Janeiro.

    Mostrou como a cidade quando se preparava para sediar a Copa do Mundo de 2014 e na preparação para os Jogos Olímpicos de 2016.

    No dia a dia de trabalho traduz informações e as reformula, interpretando os fatos em língua francesa. Prepara reportagens em multimídia, incluindo apresentações de slides narrada. Conduz entrevistas de rádio para a Rádio AP sobre as grandes histórias e características empresariais.

    Entre as coberturas os destaques são para os ataques terroristas em Mumbia, na Índia, 2008; no mesmo ano o ciclone Nargis em Mianmar; a libertação da refém franco-colombiana, Ingrid Betancourt; e a corrida presidencial francesa 2007.

    Em suas áreas de interesse especial estão a transformação das classes sociais brasileiras com a emergência da nova classe média; cultura; moda; cinema; música; arte; demografia; segurança; polícia; favelas.

    Jenny Barchfield falou do seu trabalho como correspondente no final de julho de 2015 quando participou da estreia da nova edição do programa Clube dos Correspondentes de TV Globo News e mostrou suas tranças e um pouco do seu bom português. Durante o programa entrevistou Caetano e Gil fazendo um paralelo de como seria a história de cada um, se ambos não tivessem evoluído juntos em suas carreiras.

     

    Atualizado em agosto/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.linkedin.com/pub/jenny-barchfield/23/372/92