Fernando De Borthole

Fernando Braga De Borthole nasceu em São Caetano do Sul, cidade do Grande ABC paulista. Faz aniversário em 28 de gosto. Concluiu o curso de Aviação Civil, em 2004, tornando-se piloto formado na terceira turma do Curso de Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi. Desde a faculdade, diz, já tinha a ideia “de produzir um programa sobre aviação”. Em 2005 concluiu o Curso de Cinema na Vancouver Film School, em Vancouver, no Canadá.

Criou em 2008 e dirige a Singular Filmes, em São Paulo, produtora de serviços audiovisuais. A empresa nasceu da ideia de trazer inovação, e qualidade de cinema aos comerciais, institucionais e vídeos para internet, segundo o post de apresentação no site da empresa.

Na trajetória profissional Fernando traz na bagagem de produtor, diretor de fotografia e produtor executivo, curtas-metragens, filmes, documentários, anúncios comerciais e programas formatados para televisão. Entre os curtas destaca A Casa da Praia (2009), Love is Easy (2013), Cagueta (2013); e, também em 2013, Sou Índio, Sou Brasileiro que foi premiado pela Johnnie Walker no Projeto The Walkers.

A Singular produziu o programa Aero, Por Trás da Aviação, e estreou no dia 22 de setembro de 2014 às 22h30 no canal +Globosat! Fernando comemorou o lançamento do programa: “Muito orgulho pela realização desse projeto!?. Agora é oficial!!!”. No programa também atuou como apresentador.

Segundo Borthole o projeto do Aero existe desde 2010. Apesar de ele ter ido ao ar somente em 2014. A série apresentada pela jornalista Vivian Sacarrão, pelo ator e produtor César Figueiredo tem como diretor e piloto o próprio Fernando De Borthole. Aborda os bastidores do universo aeronáutico com temas nas áreas de negócios, serviços, equipamentos, tecnologias, além de trazer muitas curiosidades. De acordo com Fernando “ajuda a desmistificar um pouco o mundo da aviação. É o primeiro programa brasileiro sobre o gênero”.

No início de outubro de 2015 o programa foi escolhido entre os finalistas do 3º Prêmio ABEAR de Jornalismo, concedido pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas, na categoria Imprensa Especializada.

Em 22 de outubro a Associação Brasileira das Empresas Aéreas divulgou os vencedores da 3ª edição do Prêmio ABEAR de Jornalismo 2015 e destacou o programa Aero – Por Trás da Aviação, dirigido e apresentado por Fernando De Borthole, também piloto, como “vencedor máximo”. O quinto episódio da temporada 2014 da série, exibida pelo canal fechado +Globosat, foi avaliado pela Comissão de Premiação como merecedor da distinção. O programa possibilitou ao público conhecer a fundo os bastidores da aviação em três contextos: por meio de uma vista à fábrica da Embraer, em São José dos Campos, mostrando diversos aspectos da indústria aeronáutica; revelando a dinâmica de trabalho na torre de comando do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um dos mais movimentados do país; e mostrando a operação de um Boeing 737-800 a partir do uso de um simulador de voo. “Aero – Por trás da Aviação” foi escolhido, dentre os 25 finalistas, de um total de 118 inscritos o que lhe assegurou o troféu e a quantia de R$ 12 mil líquidos.

Em 2015, com a Singular produziu o documentário Jogos Indígenas Pataxó e tem em fase de finalização outro, o Chefs na Rua previsto para estrear no Canal Sony em 7/11/15.

Atualizado em outubro/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Informações conferidas pelo cineasta.

Jornalistas&Cia – Edição 1.019

http://guilhermegerold.blogspot.com.br/2014/09/canal-globosat-anuncia-estreia-da-serie.html

#‎aero ?#‎singularfilmes ?#‎globosat ?#‎aviação ?#‎programadetv

http://www.singularfilmes.com.br/

http://paraserpiloto.appa.org.br/2014/09/25/globosat-aero-por-tras-da-aviacao/

contato@singularfilmes.com.br

3 comments

Get RSS Feed
  1. jose carlos schultz

    Fernando: Sou fã de carteirinha dos seus programas.
    Quero sugerir que faça uma pauta sobre os Girocopteros, cuja aplicação vem crescendo e agora tem até fabrica no Brasil.
    Será emocionante vê-lo voar num deles.
    Aguardo,
    J.Carlos Schultz
    idade :82
    Piloto aposentado, muitas horas de Planador em Osorio (Albatroz)

  2. Eduardo Ribeiro

    Caro Cmte! Parabéns pelas matérias apresentadas no AERO.
    Estou lhe contatando, pois tenho uma coleção de fascículos de aviões de guerra, 9 no total, sendo um de fichas técnicas das aeronaves. Estão encadernados em capa dura e em excelente estado de conservação. Por motivos pessoais, estou doando esse material. Caso lhe interesse, favor retornar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *