Fernando De Borthole

    Fernando Braga De Borthole nasceu em São Caetano do Sul, cidade do Grande ABC paulista. Faz aniversário em 28 de gosto. Concluiu o curso de Aviação Civil, em 2004, tornando-se piloto formado na terceira turma do Curso de Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi. Desde a faculdade, diz, já tinha a ideia “de produzir um programa sobre aviação”. Em 2005 concluiu o Curso de Cinema na Vancouver Film School, em Vancouver, no Canadá.

    Criou em 2008 e dirige a Singular Filmes, em São Paulo, produtora de serviços audiovisuais. A empresa nasceu da ideia de trazer inovação, e qualidade de cinema aos comerciais, institucionais e vídeos para internet, segundo o post de apresentação no site da empresa.

    Na trajetória profissional Fernando traz na bagagem de produtor, diretor de fotografia e produtor executivo, curtas-metragens, filmes, documentários, anúncios comerciais e programas formatados para televisão. Entre os curtas destaca A Casa da Praia (2009), Love is Easy (2013), Cagueta (2013); e, também em 2013, Sou Índio, Sou Brasileiro que foi premiado pela Johnnie Walker no Projeto The Walkers.

    A Singular produziu o programa Aero, Por Trás da Aviação, e estreou no dia 22 de setembro de 2014 às 22h30 no canal +Globosat! Fernando comemorou o lançamento do programa: “Muito orgulho pela realização desse projeto!?. Agora é oficial!!!”. No programa também atuou como apresentador.

    Segundo Borthole o projeto do Aero existe desde 2010. Apesar de ele ter ido ao ar somente em 2014. A série apresentada pela jornalista Vivian Sacarrão, pelo ator e produtor César Figueiredo tem como diretor e piloto o próprio Fernando De Borthole. Aborda os bastidores do universo aeronáutico com temas nas áreas de negócios, serviços, equipamentos, tecnologias, além de trazer muitas curiosidades. De acordo com Fernando “ajuda a desmistificar um pouco o mundo da aviação. É o primeiro programa brasileiro sobre o gênero”.

    No início de outubro de 2015 o programa foi escolhido entre os finalistas do 3º Prêmio ABEAR de Jornalismo, concedido pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas, na categoria Imprensa Especializada.

    Em 22 de outubro a Associação Brasileira das Empresas Aéreas divulgou os vencedores da 3ª edição do Prêmio ABEAR de Jornalismo 2015 e destacou o programa Aero – Por Trás da Aviação, dirigido e apresentado por Fernando De Borthole, também piloto, como “vencedor máximo”. O quinto episódio da temporada 2014 da série, exibida pelo canal fechado +Globosat, foi avaliado pela Comissão de Premiação como merecedor da distinção. O programa possibilitou ao público conhecer a fundo os bastidores da aviação em três contextos: por meio de uma vista à fábrica da Embraer, em São José dos Campos, mostrando diversos aspectos da indústria aeronáutica; revelando a dinâmica de trabalho na torre de comando do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um dos mais movimentados do país; e mostrando a operação de um Boeing 737-800 a partir do uso de um simulador de voo. “Aero – Por trás da Aviação” foi escolhido, dentre os 25 finalistas, de um total de 118 inscritos o que lhe assegurou o troféu e a quantia de R$ 12 mil líquidos.

    Em 2015, com a Singular produziu o documentário Jogos Indígenas Pataxó e tem em fase de finalização outro, o Chefs na Rua previsto para estrear no Canal Sony em 7/11/15.

    Atualizado em outubro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pelo cineasta.

    Jornalistas&Cia – Edição 1.019

    http://guilhermegerold.blogspot.com.br/2014/09/canal-globosat-anuncia-estreia-da-serie.html

    #‎aero ?#‎singularfilmes ?#‎globosat ?#‎aviação ?#‎programadetv

    http://www.singularfilmes.com.br/

    http://paraserpiloto.appa.org.br/2014/09/25/globosat-aero-por-tras-da-aviacao/

    [email protected]