Cristiano Trad

    Cristiano Trad Soares Nazaré, formado em Design Gráfico, é mineiro, nascido em 1982 e Sócio-Diretor da empresa Ato Ação Filmes.

    Desde 2012 atua como Diretor de Fotografia e em 2013 e 2014 Trad assinou, através da KNVídeo, a direção fotográfica de diversos programas da rede Globosat de canais de televisão, tais como Canal Off, Multishow e GNT. Os programas assinados por ele foram Contos (Multishow), Noronha Por Elas (Canal Off), Melhores Resorts de Inverno no Japão (Canal Off) e Hotéis Incríveis (Canal +Globosat) entre outros.

    De 2009 a 2012 atuou como repórter fotográfico nos jornais O Tempo (Belo Horizonte/MG), Super Notícia (jornal mais vendido do Brasil) e Pampulha.

    Trad desenvolveu com o jornalista Joelmir Tavares, a série de reportagens Fora da Lei, publicada pelo jornal O Tempo, que mostrou a exploração de trabalhadores nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Os dois jornalistas passaram duas semanas no Norte do país investigando as irregularidades trabalhistas nas usinas hidrelétricas de Belo Monte, no Pará, e Jirau e Santo Antônio, em Rondônia. Em MG, o trabalho se concentrou nos empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida.

    O empenho da dupla na concepção e desenvolvimento da matéria justifica os resultados conquistados. Essa série conquistou vários prêmios de abrangência nacional e internacional: primeiro lugar no Direitos 29º Prêmio Humanos de Jornalismo, do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) e da seccional Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS); primeiro lugar no 5º Prêmio Anamatra de Direitos Humanos, da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho e ainda a reportagem ficou entre as dez finalistas do 20º do Prêmio CNH de Jornalismo Econômico.

    Outros prêmios regionais também escolheram a matéria como vitoriosa e lhe concederam o primeiro lugar no 2º Prêmio Corecon-MG de Jornalismo Econômico, do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG) e o terceiro lugar no 6º Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG).

    Internacionalmente a série Fora da Lei recebeu da Sociedade Interamericana de Imprensa, a SIP, um dos prêmios mais respeitados do jornalismo americano, o Prêmio de Excelência Jornalística 2013, na Categoria de Direitos Humanos. Sobre o tema da matéria Fora da Lei, em Belo Monte, também foi produzido pelos dois jornalistas o documentário Belo Monte – Desordem no Progresso. Trad, que cuidou da direção do audiovisual, considera que “este foi um dos mais importantes trabalhos audiovisuais que produzi e dirigi” e confirma que ficou satisfeito com a grande repercussão que a obra obteve.

     

    Em 2012, Trad ficou em segundo lugar no II Prêmio Microcamp de Jornalismo, categoria Mídia Impressa, com uma matéria sobre a destinação correta do lixo eletrônico, feita com o repórter Thiago Nogueira e publicada pelo jornal O Tempo, em 30 de outubro de 2011.

    Em 2011, venceu o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos, com uma matéria produzida junto ao repórter Joelmir Tavares sobre a situação precária do saneamento básico em Belo Horizonte e em cinco cidades da Grande BH/MG.

    Trad faz parte do projeto coletivo de fotografia UaiPhone, que visa promover a fotografia móvel como um objeto de crescimento e desenvolvimento da área fotojornalística. Seu trabalho sobre a enchente que destruiu a cidade de Guidoval/MG, foi capa da revista Fotografia (Edição número 08), em 2 de janeiro de 2012, com fotos tiradas com um IPhone.

     

    Atualizado em Agosto/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pelo jornalista.

    http://www.revistafotografia.com.br/revista/guidoval/

    http://fca.pucminas.br/verbo/category/ex/

    http://uaiphone.com/members/cristiano-trad/

    Seguem alguns links para acesso:

    http://www.estadoatual.com.br/regionais/editorias/saude/2806-este-jornalista-e-pau-pra-toda-obra

    http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=198926,OTE&busca=trad%20microcamp&pagina=1

    http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=132644&busca=cristiano%20trad%20premio&pagina=3

    http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=367289&busca=cristiano%20trad%20premio&pagina=1