Alice Maria

    Alice Maria Tavares Reiniger nasceu em Guaraciaba (MG), em 31 de janeiro de 1945. É formada em Jornalismo pela Faculdade Nacional de Filosofia, em 1966 ? instituição renomeada como Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj/RJ). No mesmo ano, entrou como estagiária na Rede Globo de Televisão (RJ).
    Durante 23 anos, ocupou todas as funções do Jornalismo na emissora, sendo a primeira mulher no País a passar pelo cargo de diretora-executiva de uma central de informação, no caso a Central Globo de Jornalismo (CGJ). Participou da criação dos noticiosos Jornal Nacional ? do qual foi, por muitos anos, editora-chefe ?, Hoje, Jornal da Globo, Globo Repórter, Globo Rural e Bom Dia Brasil, além do programa dominical Fantástico.
    Deixou a emissora em 1990, junto com Armando Nogueira, então diretor-geral do Jornalismo. Foi, então, para a Rede Manchete (RJ), como diretora-executiva de Jornalismo. Em 1992, optou pela criação de uma produtora independente de vídeo, voltada para a produção de documentários, programas de entretenimento e programas educativos: a No Ar Comunicação.
    Voltou à Globo em 1995, ajudando a implantar, no ano seguinte, a GloboNews, o primeiro canal brasileiro de notícias 24 horas no ar, do qual foi diretora até 2009. Passou a chefiar a Diretoria de Desenvolvimento e Programas Especiais das Organizações Globo, responsável pela produção dos programas Globo Cidade e Ação, Globo Educação, Globo Ecologia e Globo Ciência.
    Recebeu, entre outras homenagens e premiações, o Troféu Mulher Imprensa de Contribuição ao Jornalismo 2008, promovido pelo portal e revista Imprensa, em parceria com a Maxpress.
    Atualizado em setembro de 2012
    Fontes: