A Gênero e Número (GN), especializada em análise sobre questões urgentes de gênero e raça, teve sua conta bloqueada no Instagram por “não ter idade suficiente para estar na plataforma” (13 anos). A idade registrada no perfil é de seis anos, referente a quando a organização foi fundada, em 2016. Após entrar em contato com a equipe da Meta, o acesso à conta foi recuperado.

Maria Martha Bruno, diretora de conteúdo da Gênero e Número, contou que a equipe do site entrou no Instagram nessa terça-feira (3/5), Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, para fazer uma postagem, mas havia uma tela dizendo que a conta seria bloqueada por ter menos de 13 anos.

“No final da tela havia dois botões: para tentar recorrer ou para sair. Vitória Regia, nossa editora assistente, clicou para recorrer e entrou na central de ajuda, que pedia informações da GN e comprovação por documentos que tínhamos mais do que essa idade”, explicou Maria. “Em uma caixa de texto, ela escreveu que somos uma organização de mídia e não uma pessoa. No entanto, quando tentou enviar a solicitação, apareceu uma mensagem de que havia um problema e que a solicitação não poderia ser enviada. Ela tentou três vezes depois foi deslogada da conta, e não conseguiu fazer login novamente”.

Após entrar em contato com o suporte da Meta, o problema foi resolvido em poucas horas. Segundo a diretora de conteúdo da Gênero e Número, a recomendação é que organizações coloquem uma idade de mais de 15 anos para utilizar o Instagram.

O Portal dos Jornalistas entrou em contato com a equipe do Instagram para pedir um posicionamento sobre o caso e saber o que fazer em casos semelhantes, mas não obteve retorno até a publicação deste texto.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments