Helena Vieira conta a história de seis gerações da sua família no livro Jussiape, a cidade onde nada acontecia. Publicada pela Folhas de Relva, a obra que mistura relatos pessoais e jornalísticos, traz as descobertas da autora durante a busca pela trajetória da família.

A ideia, que começou pelo desejo de Helena de compreender seu pai, um católico fundamentalista ultraconservador, revelou o uso de mão de obra escrava por seus ancestrais. Além de relatos dos moradores da cidade, o livro inclui o resultado de dez anos de pesquisas em documentos no Arquivo Público do Estado da Bahia.

Helena conta a influência e relação de violência, escravidão e política. Aborda também as consequências disso em sua vida: “Quando eu tinha sete anos, por um motivo que só consegui vislumbrar quase 40 anos depois, meu pai me deu uma surra de cinto que deixou hematomas nas pernas e um trauma difícil de superar”.

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, Helena Vieira já morou em Salvador, São Paulo, Nova York, Buenos Aires, Roma e Arusha, na Tanzânia. Teve passagens pelos jornais O Estado de S.Paulo e O Globo, onde foi correspondente internacional. Atualmente é editora do site LSE Business Review, da London School of Economics and Political Science, onde reside há dez anos.

O livro está com lançamentos marcados para 19/10 em São Paulo (Livraria da Travessa – R. dos Pinheiros, 513, Pinheiros, às 19h), 25/10 em Salvador (Livraria Escariz do Shopping Barra – R. Fernão de Magalhães, 2.992, Barra, às 19h), e em novembro em Jussiape e Caetité (BA) e na Festa Literária Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro. Ele pode ser adquirido em pré-venda no site da editora Folhas de Relva.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments