Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro
A operação policial no Rio de Janeiro em 28/10 repercutiu com força na mídia internacional. Segundo levantamento da Agência Brasil, The New York Times, na notícia, abriu espaço para o poder público, como eco das ações do presidente norte-americano, chamando a ação policial de “a mais mortal da história do Rio, com quatro policiais mortos e, ao menos, 60 pessoas mortas. Foi um ataque aos ‘narcoterroristas’, disse o governador do estado”.
Na França, Le Figaro apresentou o outro lado, afirmando que há muita “contestação sobre a eficácia destas operações policiais de grande porte no Rio de Janeiro, no entanto, elas são comuns na cidade”. O britânico The Guardian deu como título “Brasil: ao menos 64 mortos no dia mais violento do Rio de Janeiro em meio a batidas policiais” e ainda “Fotos terríveis com alguns dos jovens homens mortos se espalharam pelas redes sociais”.
O espanhol El País ressaltou o impacto sobre a população: “Rio de Janeiro vive uma jornada de caos colossal e intensos tiroteios por uma ação policial contra o crime organizado que já é a mais letal da história da cidade brasileira”. De Buenos Aires, o Clarín reproduziu o post de um brasileiro e postou em seu site: “Não é Gaza, é o Rio”.

- Leia também: Prêmio FIESC de Jornalismo 2025 anuncia vencedores










