A edição homenageará o jornalista negro e gay João do Rio, do início do século XX, que desafiou costumes, introduziu a reportagem na imprensa brasileira e levou 100 mil pessoas ao seu enterro

A edição especial que Jornalistas&Cia está preparando para celebrar o Dia da Imprensa (1º de junho) e que circulará no dia 2 de junho será ainda mais especial neste ano de 2021. Ela fará uma homenagem a um dos jornalistas mais importantes da história da imprensa brasileira, João do Rio, no ano e mês do centenário de sua morte, com uma participação tripla. 

Um grupo de estudantes do curso de Jornalismo da Universidade São Judas, sob a coordenação do professor e escritor Moacir Assunção, vasculhará o universo de João do Rio e da época em que viveu, contabilizando ainda a imensa contribuição que aportou ao jornalismo, introduzindo a reportagem e a presença do povo e das minorias nas páginas dos jornais e revistas em que atuou.

José Maria dos Santos, jornalista e historiador, que é também membro da Academia Paulista de História, vai nos presentear com um artigo sobre toda a trajetória de João do Rio, desde o nascimento até sua morte, em junho de 1921, passando pelos veículos em que atuou e embates dos quais participou ao longo da vida, com curiosidades e outras preciosidades de seu tempo.

Por fim, Assis Ângelo, principal incentivador dessa homenagem, usando seu talento ficcional, vai nos brindar no especial com um furo de reportagem, percorrendo de um modo diferente e lúdico os principais acontecimentos da vida de João do Rio e seu legado para o jornalismo brasileiro.

E mais:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments