Diante do crescimento de agressões e ameaças contra jornalistas, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Instituto Tornavoz (que oferece apoio jurídico em defesa do pleno exercício da liberdade de imprensa) assinaram uma petição para que as autoridades locais ofereçam mais segurança e investiguem as autorias dos ataques sofridos pela categoria.

Os documentos estão sendo remetidos às autoridades locais e regionais de todos os estados onde foram registrados ataques, como Ministério Público, Secretaria de Segurança Pública do Estado e Superintendência Regional da Polícia Federal. São 54 ofícios em 18 estados.

Recente levantamento realizado pela Abraji apontou 504 casos de ataques à imprensa entre 1º de janeiro e 17 de novembro de 2022. Os números representam um aumento de 11,3% em relação a todo o ano passado, que registrou 453 casos.

Destes, cerca de 30% estão relacionados às eleições. Entre o final do segundo turno e as primeiras semanas de novembro, foram detectados 50 casos de agressões, intimidações e hostilidade  à imprensa, a maioria conectada aos atos antidemocráticos contra a vitória de Lula.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments