Funcionários da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em greve desde o dia 26 de novembro, denunciaram que foram intimidados por policiais militares acionados pela direção da empresa. A ação ocorreu nesta quarta-feira (8/12), um dia após os grevistas rejeitarem a proposta patronal da EBC.

Segundo vídeo postado no perfil Fica EBC no Instagram, Glen Valente, diretor da empresa, acionou duas viaturas e seis policiais por causa de som que estava com os funcionários. O aparelho, porém, estava desligado.

“Não aceitamos esse tipo de intimidação, EBC! Os jurídicos das entidades já analisam o caso como prática antissindical, perseguição e abuso de poder”, afirmou a Comissão de Empregados EBC, que classificou a ação da empresa como “claramente política”.

Em assembleia, os trabalhadores da EBC em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal rejeitaram a proposta patronal por 343 contra 137 votos. Tal proposta mantinha uma série de retirada de direitos, a instituição do banco de horas de forma pouco transparente, o reajuste não retroativo à data-base (1º de novembro de 2020) e a extinção da progressão de carreira vigente, bem como o anuênio e o quinquênio.

Segundo informações enviadas pela comissão à imprensa, cerca de 70% dos funcionários com cargos comissionados aderiram à paralisação. O e-mail denuncia também supostas tentativas de sabotagem da assembleia por parte da empresa.

“Mesmo com a diretoria da EBC tentando manipular trabalhadores, com ameaças e ataques à livre organização sindical, o recado foi dado: não aos cortes de direitos, não ao banco de horas e não aos cortes salariais”, diz o texto.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments