O 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, de 23/8 a 29/8, receberá nomes como o youtuber e comunicador digital Felipe Neto; a americana Julie Brown, responsável por revelar um escândalo sexual mundial da rede comandada pelo financista Jeffrey Epstein; Catherine Gicheru, premiada por suas iniciativas inovadoras para melhorar o jornalismo na África; além de um repórter que trabalhava em Hong Kong e que está em local não identificado por temer por sua segurança.

Assim como na edição anterior, em decorrência da pandemia de Covid-19, o evento será totalmente online e, mesmo com a gratuidade da inscrição, os participantes são convidados a doar qualquer valor para fortalecer o trabalho da entidade. Serão 70 horas de oficinas, palestras e debates, que ficarão disponíveis por 30 dias na plataforma do evento

Em 2013, um repórter de Gana protegeu o rosto durante a 8ª edição do Congresso e neste ano a Abraji optou por não divulgar o nome e o local onde o jornalista de Hong Kong está, para garantir que ele não seja encontrado até o dia em que a sessão vai ao ar, 27 de agosto, às 17h45. O jornalista fará um balanço da situação da imprensa desde que o governo central da China impôs uma lei de segurança nacional que se transformou em instrumento de perseguição sistemática a dissidentes e críticos de políticas públicas.

Márcio Gomes, âncora da CNN Brasil, que já foi correspondente da Globo na Ásia, fará a apresentação da mesa e Zaffar Abbas, premiado internacionalmente, também contará o movimento de resistência da imprensa no Paquistão.

A abertura do Congresso será transmitida ao vivo e discutirá O declínio da liberdade de imprensa e a falta de liberdade de expressão em países latino-americanos. O cubano Abraham Jiménez Enoa, a nicaraguense Lucía Pineda Ubau e o colombiano Jonathan Bock Ruíz serão entrevistados pela diretora da Artigo 19 Brasil, Denise Dora. Da imprensa norte-americana há representantes de Washington Post, New York Times, Miami Herald e do programa Frontline, da rede pública PBS.

Também estarão presentes personalidades públicas como o senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, que será entrevistado por Flávia Oliveira, da GloboNews. Clara Becker, fundadora do Redes Cordiais, conversará com Felipe Neto sobre como jornalistas podem aprender com influenciadores a engajar a audiência, criar um senso de comunidade e se comunicar com uma linguagem que ajude na divulgação de seu trabalho. E também sobre como os influenciadores podem se beneficiar com as técnicas de verificação, comprometendo-se a disseminar informação de qualidade.

O Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji conta com o apoio deste Portal dos Jornalistas e da newsletter Jornalistas&Cia.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments