O Projeto Comprova, coalizão de 43 veículos que atuam na checagem da veracidade de informações, está com inscrições abertas para um minicurso de dois dias que ensinará técnicas e métodos de verificação de fatos, com base em checagens feitas pelo projeto desde 2018.

Os casos serão apresentados pelos próprios repórteres que atuaram nas investigações. As verificações abordam temas como eleições, políticas públicas e pandemia. Serão destacadas as ferramentas utilizadas nas checagens e haverá espaço para perguntas enviadas pelos participantes. Na abertura do curso, o Comprova apresentará a caixa de ferramentas do projeto,

O curso, gratuito, será realizado em 8 e 9 de setembro, das 9h às 11h30. As inscrições vão até a próxima terça-feira (6/9).

A iniciativa faz parte do programa de capacitação para checagem no Comprova. Comprometidos com a Educação Midiática, o projeto lançou recentemente um aplicativo para celular, com o objetivo de ajudar usuários a identificarem fake news, que possibilita que as pessoas acompanhem as verificações feitas pelo Comprova, enviem sugestões de conteúdos suspeitos e conheçam técnicas de checagem de fatos.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments