Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

O ex-jornalista Boris Johnson deixou o cargo de primeiro-ministro britânico na terça-feira (6/9) com a mesma habilidade com a mídia que o transformou em um dos políticos mais populares da atualidade.

“Popular” não é empregado aqui no sentido de admirado. Depois de quase um ano de desgastes na imagem por escândalos como o recebimento de doações para redecorar a residência oficial com papel de parede folheado a ouro, o Partygate e o acobertamento a colegas de partido acusados de assédio sexual, ele se retirou com um gosto amargo.

A última pesquisa do instituto YouGov revelou que só 22% dos britânicos acham sua gestão boa ou ótima, enquanto 55% a avaliam como ruim ou terrível.

Um resultado lamentável para quem entregou o Brexit, apoiado por metade do país. E que reverteu a má impressão inicial sobre a gestão da pandemia com um programa de vacinação que fez o povo esquecer dos primeiros dias de caos.

Mas o evento midiático da partida não espelhou isso. Foi marcado para 7h30 da manhã, hora em que dificilmente muitos que se opõem a ele estariam no centro de uma Londres chuvosa para protestar.

Johnson, ou algum de seus assessores − quem sabe sua mulher, Carrie, ex-diretora de comunicação do Partido Conservador −, pensou bem ao marcar o horário.

Uma claque formada por funcionários públicos e parlamentares do círculo próximo aplaudiu o líder.

Imagens da saída da casa, enfrentando um corredor polonês de assessores batendo palmas quando ele se dirigia ao pódio para falar à nação, foram reproduzidas durante todo o dia nas TVs.

O mundo cor de rosa projetado por Johnson no discurso entusiasmado foi um movimento de comunicação destinado a contornar uma crise de imagem maior, que pode custar ao Partido Conservador a perda do governo nas próximas eleições gerais, marcadas para 2025, mas que podem ser antecipadas.

Ele não escondeu o ressentimento pelo que considera uma manobra do partido para forçar uma renúncia e assim evitar uma derrota em uma votação de não-confiança. Mas logo emendou em uma declaração de apoio à nova primeira- ministra, Liz Truss.

E fez uma comparação com o mundo animal de Downing Street para pedir união no partido desgastado pela briga pública entre os dois concorrentes ao cargo, Truss e Rishi Sunak, durante os debates eleitorais. Johnson disse que todos devem se entender como se entenderam seu cão Dylan e o lendário gato da sede do governo, Larry.

Muitos indagam agora sobre o futuro de Boris Johnson. Poderia ser desastroso, caso ele tivesse saído do governo logo após a renúncia.

Boris Johnson (Crédito: Ben Shread / Cabinet Office, OGL 3)

Mas em seu estilo ousado, ele desafiou o padrão e ficou até a passagem do bastão para Liz Truss, aproveitando o tempo para reparar sua imagem com visitas à Ucrânia e eventos midiáticos para consolidar sua reputação de líder “fazedor”.

Há rumores sobre sua possível volta como primeiro-ministro eleito, por ser o nome mais forte do partido Conservador para disputar eleições gerais e evitar a perda do governo para o Partido Trabalhista.

Antes disso, o midiático Johnson deve aproveitar a visibilidade para voltar ao jornalismo, escrevendo colunas − como as que publicava no jornal Daily Telegraph antes de assumir o comando do governo − e ingressar no milionário mundo das palestras.

Embora cultive um estilo exótico, com os cabelos despenteados fazendo a alegria dos cartunistas, Boris Johnson inscreveu seu nome na política global. E defende teses caras ao empresariado, como deixou claro seu discurso de despedida, em que enalteceu a iniciativa privada.

Parece um recado para possíveis contratantes, que podem ajudá-lo a cumprir suas novas metas.

Segundo fofocas da imprensa britânica, ele gostaria de arrecadar 3 milhões de libras em um ano, dinheiro suficiente para comprar uma casa nova, sustentar seu alto padrão de vida e cumprir obrigações com uma penca de filhos de casamentos e relacionamentos anteriores.

Pela aula de RP que deu na despedida, não vai ser difícil.


Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments