A Associação de Jornalismo Digital (Ajor) será anfitriã de uma mesa sobre novos produtos jornalísticos no 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A mesa será realizada na versão presencial do evento, em 6 de agosto, às 11h30, na Faap (SP).

No encontro Pensando e lançando um produto jornalístico: 5 casos de sucesso, integrantes de veículos membros da associação falarão sobre como idealizaram novos produtos jornalísticos. Com moderação de Natalia Viana, presidente da Ajor e cofundadora da Agência Pública, a mesa será composta por Elaine Silva, cofundadora e CEO do Alma Preta; Carol Monteiro, cofundadora do Marco Zero Conteúdo; Rogerio Galindo, fundador do Plural; Vitor Conceição, CEO do Meio; e Paty Gomes, diretora de produto do Jota.

Sobre os projetos:

O Alma Preta lançou, em 2020, a Black Adnetwork, projeto que conecta marcas a influenciadores negros.

O Marco Zero Conteúdo lançou em 2021 dois produtos: o Mapa da Mídia Independente e Popular de Pernambuco e o aplicativo Lume, ferramenta que traz uma curadoria de conteúdos adaptados para pessoas cegas e com baixa visão.

O Plural (Curitiba) criou uma loja virtual, que tem parcerias com o comércio local, para diversificar suas fontes de receitas.

O Meio investiu em seu canal no YouTube, que já alcançou 130 mil inscritos. Nesta semana, estreou o programa Mesa do Meio, que traz entrevistas com nomes relevantes da política nacional.

E o Jota está criando ferramentas de análise política e jurídica, como o Aprovômetro, que estima chances de aprovação de propostas em tramitação no Congresso com base em dados e inteligência artificial.

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