A Abraji, em parceria com o Facebook Journalism Project, anunciou nesta quarta-feira (11/8) nova edição do curso online gratuito Jornalismo Local 2021: práticas, técnicas e sustentabilidade. Com o intuito de se aprofundar em temas como princípios editoriais, relacionamento com as audiências, novas linguagens, ferramentas digitais e sustentabilidade, as inscrições podem ser feitas através do formulário até 31 de agosto.

Com duração de 12 semanas e início das aulas em 6/9, o projeto buscará treinar 2,5 mil jornalistas e estudantes de comunicação através de uma abordagem que trate de modo integrado os princípios editoriais e o modelo de negócio para garantir a independência e a sustentabilidade das iniciativas jornalísticas.

Por meio de aulas gravadas e legendadas, o curso ofertará material de apoio e sessões ao vivo, além de dispor da partilha de conhecimento de 40 instrutores profissionais reconhecidos e experientes nos temas do programa.

O conteúdo está agrupado em seis eixos temáticos: princípios editoriais, diversidade e acessibilidade, checagem e investigação, relacionamento com audiências, linguagens, e sustentabilidade e modelos de negócios.

Marcelo Träsel, presidente da Abraji, afirma que o jornalismo local é uma peça-chave para a manutenção das democracias, e que espera com esse curso “ajudar os comunicadores a melhor atenderem às demandas de seus públicos, ao mesmo tempo em que encontram formas de financiamento para suas atividades, de modo a reduzir a quantidade de desertos de notícias no Brasil”.

Maíra Carvalho, líder de parcerias com veículos de notícias do Facebook no Brasil disse: “Trabalhamos de forma constante para apoiar o ecossistema de notícias e investimos em parcerias e treinamentos que ajudam a desenvolver o jornalismo local. Ao lado da Abraji, temos reforçado, cada vez mais, o nosso compromisso com a indústria, com as redações e os jornalistas, apoiando o jornalismo em todo o País”.

A exemplo das edições anteriores, a coordenação do curso será de Sérgio Lüdtke.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments