Octávio Costa e Regina Pimenta, respectivamente presidente e vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), reuniram-se com Pedro Vaca, relator especial sobre Liberdade de Expressão da Organização dos Estados Americanos (OEA) para apresentar a situação de violência contra jornalistas no Brasil.

Os representantes da ABI preocupam-se com o possível agravamento do quadro de ataques a jornalistas durante as eleições de 2022. Com isso em mente, apresentaram na reunião o Projeto de Proteção e Garantia dos Jornalistas no Direito à Liberdade de Expressão e Exercício do Jornalismo nas Eleições 2022 e a ideia de criação de um observatório para apurar novos casos de violência e planejar ações de atendimento a vítimas.

Eles se comprometeram a encaminhar um relatório sobre os casos de violência contra jornalistas no Brasil e a manter o relator especial atualizado sobre novos casos de ataques. A entidade comunicará também sobre a atuação de empresas de comunicação na proteção de direitos de seus funcionários, represálias econômicas e judiciais a jornalistas e outros riscos durante o período eleitoral.

Confira mais detalhes da reunião no site da ABI.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments