20.1 C
Nova Iorque
segunda-feira, abril 29, 2024

Buy now

IFJ lança campanha contra impunidade de crimes contra a imprensa

A Federação Internacional de Jornalistas (IFJ, em inglês) lançou em 10/12, Dia Internacional os Direitos Humanos, sua campanha anual contra a impunidade a crimes contra profissionais de imprensa.

A entidade lançou também o Livro Branco sobre Jornalismo Global, que mostra que quase 2.700 jornalistas foram mortos desde 1990, destacando também a impunidade aos crimes. Em 2020, 42 profissionais foram assassinados. O Iraque é o país com maior número de mortes, com 339 assassinatos, seguido por México, com 175, e Filipinas, com 159.

Em seu site, a IFJ declarou que “a impunidade acontece quando os estados não buscam reparação por crimes contra os trabalhadores da mídia, incluindo assédio físico e online, ameaças, ataques, prisão arbitrária e assassinato. (…) Esses movimentos encorajadores contra a impunidade são uma evidência de que os governos podem reduzir os níveis de impunidade em seus países se tiverem a vontade política necessária para fazê-lo. No entanto, os casos positivos permanecem raros e ainda há muito trabalho a ser feito”.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,700InscritosInscrever

 

Últimas notícias

pt_BRPortuguese